-
Apresentação
Apresentação
Os profissionais de bioquímica são cada vez mais solicitados para participar na gestão de empresas do tipo «startup» ou «spin-off», as quais derivam da inovação que se produz nos laboratórios de investigação. Pretende-se expor os alunos do curso à realidade neste mundo de investigação aplicada, bem como prepará-los para a gestão da inovação, sempre que esta completa o percurso desde o laboratório até ao mercado. Os alunos deverão adquir competências em conceitos fundamentais das empresas de inovação, como sejam: «Technological Readiness Level» (TRL); licenciamento industrial; «Freedom to Operate» (FTO); ensaios clínicos e propriedade intelectual.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2532-16917
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Segue-se a lista de tópicos a serem abordados no âmbito da disciplina:
- Empresas de Base Tecnológica;
- Exemplos de Responsabilidade Social das empresas: COVID-19;
- Conceito de Investigação;
- Conceito de Inovação;
- Modelo de inovação Tripla-Hélice: introdução e análise detalhada;
- Parques de Ciência e Tecnologia;
- Terceira missão das Universidades;
- Estudo de Caso: Programas de Empreendedorismo nas Universidades;
- Metodologia «Design Thinking»;
- Análise de ideias de negócio BIO;
- O Plano de Negócios;
- O «Elevator Pitch»;
- Plano Financeiro (do Plano de Negócios);
- Introdução à Propriedade Industrial;
- Propriedade Industrial: patentes;
- Exploração das patentes;
- Introdução ao «Business Model Canvas»;
- Introdução à medida «StartUP Voucher»;
- O Programa Europeu «Erasmus for Young Entrepreneurs»;
- O Conceito «Freedom To Operate»;
- O Conceito de «TRL»;
- Tipologias de financiamento por «TRL»;
- Principais funções em uma empresa tecnológica.
-
Objetivos
Objetivos
Os alunos deverão ter adquirido os seguintes conhecimentos e competências:
A - Identificar especificidades das "Empresas de Base Tecnológica" (EBT);
B - Identificar as diferenças entre «startup» tecnológica e «spin-off»;
C - Enumerar os diferentes tipos de investigação (fundamental, aplicada, etc.);
D - Discutir os diferentes tipos de inovação (incremental, disruptiva, etc.);
E - Modelos de inovação: «triple helix»;
F - Definição de «TRL» e interpretação da escala;
G - Identificar principais funções nas EBT;
H - Explicar o Plano de Negócios (PN) e enumerar secções importantes;
I - Identificar secções críticas no PN;
J - Explicar o conceito de «elevator pitch»;
K - Informação-base sobre instrumentos financeiros para apoio à investigação aplicada (PT e UE);
L - Principais actores para financiar EBT («business angels», Capital de Risco, etc.);
M - Metodologia «Design Thinking» e «Business Model Canvas»;
N - Escrutinar ideias de negócio, mediante análise de «pitch decks».
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas que compõem esta disciplina são todas teróricas e, como tal, requerem a utilização de estratégias diferenciadas que suscitem e mantenham o interesse dos alunos. Perante o exposto, o docente procurou sempre estimular a discussão sobre os tópicos abordadas nas aulas. Recorreu muitas das vezes a vídeos para melhor ilustrar os conteúdos programáticos e a algumas ferramentas «online», às quais acrescentou a apresentação de exemplos do dia-a-dia e de empresas/produtos/serviços concretos que, em conjunto, permitiram aos alunos fazer um nexo entre os conteúdos apresentados e o mundo real.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Pascoal, A, Cabrita, M-R, Innovation Ecosystems Centred in EU-Based Science Parks: Recent Past and new Trends, Academia. March 8, 2022. https://www.academia.edu/25049521/Innovation_ecosystems_centred_in_EU_based_science_parks_recent_past_and_new_trends
Osterwalder A, Pigneur Y (2010). Business Model Generation – A Handbook for Visionaries, Game Changers and Challengers. John Wiley and Sons, Inc., Hoboken, New Jersey.
A) O docente disponibiliza ainda uma apresentação "MS PowerPoint" em cada aula, sendo que o conjunto das mesmas constitui a sebenta-resumo da disciplina.
B) Acresce uma biblioteca de «pitch decks» em vários formatos: videos com som e imagem e/ou apresentação "MS PowerPoint".
C) Ocasionalmente, são partilhados «links» para recursos na «web», mediante os quais os alunos poderão aprofundar alguns dos conteúdos leccionados.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não