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Disciplina Bases de Gestão de Empresa

  • Apresentação

    Apresentação

    Os profissionais de bioquímica são cada vez mais solicitados para participar na gestão de empresas do tipo «startup» ou «spin-off», as quais derivam da inovação que se produz nos laboratórios de investigação. Pretende-se expor os alunos do curso à realidade neste mundo de investigação aplicada, bem como prepará-los para a gestão da inovação, sempre que esta completa o percurso desde o laboratório até ao mercado. Os alunos deverão adquir competências em conceitos fundamentais das empresas de inovação, como sejam: «Technological Readiness Level» (TRL); licenciamento industrial; «Freedom to Operate» (FTO); ensaios clínicos e propriedade intelectual.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Segue-se a lista de tópicos a serem abordados no âmbito da disciplina:

    • Empresas de Base Tecnológica;
    • Exemplos de Responsabilidade Social das empresas: COVID-19;
    • Conceito de Investigação;
    • Conceito de Inovação;
    • Modelo de inovação Tripla-Hélice: introdução e análise detalhada;
    • Parques de Ciência e Tecnologia;
    • Terceira missão das Universidades;
    • Estudo de Caso: Programas de Empreendedorismo nas Universidades;
    • Metodologia «Design Thinking»;
    • Análise de ideias de negócio BIO;
    • O Plano de Negócios;
    • O «Elevator Pitch»;
    • Plano Financeiro (do Plano de Negócios);
    • Introdução à Propriedade Industrial;
    • Propriedade Industrial: patentes;
    • Exploração das patentes;
    • Introdução ao «Business Model Canvas»;
    • Introdução à medida «StartUP Voucher»;
    • O Programa Europeu «Erasmus for Young Entrepreneurs»;
    • O Conceito «Freedom To Operate»;
    • O Conceito de «TRL»;
    • Tipologias de financiamento por «TRL»;
    • Principais funções em uma empresa tecnológica.

       

  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos deverão ter adquirido os seguintes conhecimentos e competências:

    A - Identificar especificidades das "Empresas de Base Tecnológica" (EBT);
    B - Identificar as diferenças entre «startup» tecnológica e «spin-off»;
    C - Enumerar os diferentes tipos de investigação (fundamental, aplicada, etc.);
    D - Discutir os diferentes tipos de inovação (incremental, disruptiva, etc.);
    E - Modelos de inovação: «triple helix»;
    F - Definição de «TRL» e interpretação da escala;
    G - Identificar principais funções nas EBT;
    H - Explicar o Plano de Negócios (PN) e enumerar secções importantes;
    I - Identificar secções críticas no PN;
    J - Explicar o conceito de «elevator pitch»;
    K - Informação-base sobre instrumentos financeiros para apoio à investigação aplicada (PT e UE);
    L - Principais actores para financiar EBT («business angels», Capital de Risco, etc.);
    M - Metodologia «Design Thinking» e «Business Model Canvas»;
    N - Escrutinar ideias de negócio, mediante análise de «pitch decks».

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas que compõem esta disciplina são todas teróricas e, como tal, requerem a utilização de estratégias diferenciadas que suscitem e mantenham o interesse dos alunos. Perante o exposto, o docente procurou sempre estimular a discussão sobre os tópicos abordadas nas aulas. Recorreu muitas das vezes a vídeos para melhor ilustrar os conteúdos programáticos e a algumas ferramentas «online», às quais acrescentou a apresentação de exemplos do dia-a-dia e de empresas/produtos/serviços concretos que, em conjunto, permitiram aos alunos fazer um nexo entre os conteúdos apresentados e o mundo real.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Pascoal, A, Cabrita, M-R, Innovation Ecosystems Centred in EU-Based Science Parks: Recent Past and new Trends, Academia. March 8, 2022. https://www.academia.edu/25049521/Innovation_ecosystems_centred_in_EU_based_science_parks_recent_past_and_new_trends

     

    Osterwalder A, Pigneur Y (2010). Business Model Generation – A Handbook for Visionaries, Game Changers and Challengers. John Wiley and Sons, Inc., Hoboken, New Jersey.

     

    A) O docente disponibiliza ainda uma apresentação "MS PowerPoint" em cada aula, sendo que o conjunto das mesmas constitui a sebenta-resumo da disciplina.

    B) Acresce uma biblioteca de «pitch decks» em vários formatos: videos com som e imagem e/ou apresentação "MS PowerPoint".

    C) Ocasionalmente, são partilhados «links» para recursos na «web», mediante os quais os alunos poderão aprofundar alguns dos conteúdos leccionados.

INSCRIÇÃO AVULSO
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