-
Apresentação
Apresentação
Capacitar os alunos para distinguir diferentes modelos de negócios do setor, nomeadamente startups, spin-offs, joint ventures compreendendo as vantagens, limitações e contextos de aplicação de cada modelo. Deverão ser capazes de identificar os fatores estratégicos envolvidos, como escalabilidade, necessidade de financiamento, tempo até ao mercado e riscos operacionais. Proporcionar uma visão integrada das interações e sinergias entre empresas de biotecnologia, big pharma, universidades e centros de investigação, destacando como as colaborações estratégicas, parcerias e redes de inovação permitem capacidade competitiva e promovem avanços científicos. Ensinar a aplicar estratégias de inovação recorrendo a tecnologias emergentes com enfoque nos processos que permitem transformar investigação em produtos/serviços comercializáveis. Preparar os alunos para gerir os desafios regulatórios e éticos próprios da biotecnologia. Fomentar uma mentalidade empreendedora, crítica e inovadora.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 1.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2532-16922
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Modelos de empresas tecnológicas e estruturas organizacionais Startups e Spin-offs Incubadoras e aceleradoras Joint ventures e parcerias estratégicas Ecossistema biotecnológico / Farma Relação entre empresas biotech e a indústria farmacêutica Complementaridades e sinergias entre biotech e big pharma/bio-pharma Cadeias de valor e redes de colaboração no setor Papel das universidades e centros de investigação Inovação em ciências da vida Processos de desenvolvimento de produtos Gestão de propriedade intelectual Tecnologias emergentes e seu impacto no setor Estratégias de inovação: incremental vs. disruptiva Financiamento e investimento: Fontes de capital Marketing e comercialização Estratégias de entrada no mercado Desenvolvimento de modelos de negócio inovadores Regulamentação Ambiente regulatório em biotecnologia e farma
-
Objetivos
Objetivos
Capacitar os alunos para distinguir entre diferentes modelos de negócios, como startups, spin-offs, joint ventures e CROs, e entender as vantagens e desafios associados a cada um. Proporcionar uma visão abrangente das interações entre empresas biotech, big pharma, universidades, e centros de investigação, destacando as sinergias e complementaridades no setor. Ensinar os alunos a aplicar estratégias de inovação, tanto incremental quanto disruptiva, utilizando tecnologias emergentes Preparar os alunos para lidar com os desafios regulatórios e éticos específicos. Capacitar os alunos para desenvolver estratégias eficazes de entrada no mercado, Incentivar uma mentalidade empreendedora, crítica e inovadora, preparando os alunos para identificar oportunidades, e criar valor no setor biotecnológico e farmacêutico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ao longo da unidade curricular, os estudantes serão envolvidos ativamente na elaboração progressiva de um plano de negócios, trabalhado em equipa e de forma incremental, integrando conteúdos discutidos em aula e as melhores práticas do setor. Esta abordagem procura simular o ciclo real de desenvolvimento de negócios tecnológicos, promover o pensamento crítico e aplicar ferramentas inovadoras de modelação empresarial. Adicionalmente, será preparado um pitch de apresentação do projeto, seguindo os padrões atuais usados em competições de startups e rondas de captação de investimento. O pitch deverá evidenciar a proposta de valor, diferenciação tecnológica, estratégia de entrada no mercado, modelo de receita, e plano de crescimento, num formato dinâmico, claro e persuasivo, adequado à comunicação com potenciais investidores. O trabalho será apresentado e discutido perante a turma.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Scientific papers related to the subject
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não