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Disciplina Genética

  • Apresentação

    Apresentação

    A genética estuda os genes e a forma como as caracteristicas são transmitidas de geração em geração. A bioquimica estuda as reações quimicas celulares. Nesta perspectiva esta Unidade Curricular é fundamental para este ciclo de estudos, fornecendo as bases para uma melhor compreensão dos processos quimicos celulares. Na componente teórica os alunos serão introduzidos aos conceitos básicos da expressão génica, os quais poderão aplicar na componente prática, em laboratório, utilizando diversas metodologias de análise de DNA.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I Estrutura e organização do material genético: DNA e cromatina Processo de transmissão da informação: replicação do DNA e estrutura dos cromossomas como veículo físico de informação géntica, estrutura e função das origens de replicação, centrómeros e telómeros II Processos de expressão génica transcrição e tradução. Regulação de transcrição mediada por proteínas reguladoras e pela conformação da cromatina. III Constituição do genoma de eucariotas IV Processos de inovação de informação genética: mutação e mecanismos de reparação do DNA recombinação meiotica e elementos transponiveis V Análise genética clássica e interligação com o processo de divisão meiótica: genes de segregação independente (alelos múltiplos, alelos letais, interação entre genes ligados ao sexo) VI Técnicas básicas de genética molecular: extração de DNA de células eucariotas, espectrofotometria e electroforese na análise de ácidos nucleicos.
  • Objetivos

    Objetivos

    O obejtivo principal desta unidade curricular é a aquisição de conhecimentos básicos no domínio cientifico da Genética permitindo: compreender a base molecular de genética (incluindo processos de replicação, transcrição, tradução e mutação); entender os preocessos básicos de expressão génica (incluindo transcrição, tradução e regulação diferencial da transcrição); compreender os mecanismos de hereditariedade. Pretende-se a aquisição por parte do estudante de um quadro conceptual na área da Genética que permita e promova a sua utilização em diferentes campos da Bioquimica.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Os métodos de ensino serão predominantemente expositórios nas aulas teóricas promovendo-se o desenvolvimento da capacidade de análise crítica que permita a aplicação dos conhecimentos em diferentes contextos, através da discussão de artigos cientificos. As aulas práticas serão destinadas à aprendizagem de técnicas laboratoriais básicas da obtenção e análise de DNA e à resolução de problemas sob orientação do professor. Ambas as componentes poderão ser leccionadas de forma presencial, podendo o e-learning ser utilizado nas aulas teóricas em casos excepcionais.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Griffiths, Anthony J.F.; Wessler, Susan R.; Carroll, Sean B.; Doebley, John. Introduction to Genetic Analysis 11ª ed. W.H. Freeman. 2015 ISBN-13: 978-1464109485  
  • Avaliação

    Avaliação

    A aprovação nesta unidade curricular exige classificação de pelo menos 10 valores (em 20). Os
    alunos podem optar por avaliação continua:

    • aulas teóricas (50%): duas provas escritas (50%+50%)
    • aulas práticas (50%): participação (5%), teste escrito (45%), apresentação de poster (grupo -30%) e ficha avaliação (individual - 20%)

    A classificação final da avaliação contínua será obtida através da média ponderada dos diferentes elementos de avaliação. Contudo, a nota miníma a cada avaliação escrita é de 8 valores. Os alunos que não obtenham aproveitamento através de avaliação contínua poderão realizar exame final com a totalidade da matéria lecionada.

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Frequência 1

    a detfenir

    25%

    Frequência 2

    a definir

    25%

    Ficha prática - análise resultados

    a definir

    10%

    Apresentação oral a definir 15%
    Teste escrito a definir 22,5%

    For approval in this curricular unit the student must have at least 10 values (out of 20). Students
    may either do continuous evaluation:

    • theorical (50%): two written tests (50%+50%)
    • laboratory (50%): participation (5%),written test (45%), oral presentation - poster format (group-30%), and quiz (individual - 20%)

    Final classification through continuous evaluation is obtain by averaging the different evaluation
    elements. However the minimum grade to each written evaluation is 8 values. Or do a final exam,
    which is also the possibility for those students that did not reach the minimum required (10).

INSCRIÇÃO AVULSO
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