filmeu

Disciplina Espectroscopia de Biomoléculas

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Espectroscopia de biomoléculas pretende que os alunos adquiram conhecimento em diferentes diferentes áreas da espectroscopia, fundamentais para o estudo e compreensão das biomoléculas. É uma apresentação de diferentes espectroscopias como espectroscopia de absorção no ultra-violeta visível, fluorescência, infravermelho, Raman, ressonância raman, dicroismo circular e EPR. É uma UC fundamental neste ciclo de estudo uma vez que fornece as bases nestas espectroscopias que os alunos mais tarde, num segundo ciclo podem desenvolver conforme a sua área de especialização. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Espectroscopia de absorção no ultra-violeta visível

    2.Fluorescência

    3.Espectroscopia vibracional (infravermelho, Raman e Ressonância Raman)

    4.Dicroísmo circular

    5.Espectroscopia de ressonância paramagnética electrónica  (EPR)

  • Objetivos

    Objetivos

    A espectroscopia de biomoléculas irá centra-se nas principais técnicas espectroscópicas que são usadas na caracterização de biomoléculas. O objetivo será que os alunos no fim da UC tenham adquirido a compreensão dos principais fundamentos teóricos e experimentais (análise e interpretação de dados) das espectroscopias de absorção no ultra-violeta visível, fluorescência, infravermelho, ressonância Raman, dicroísmo circular e ressonância paramagnética nuclear (EPR).  Pretende-se que o aluno compreenda os fundamentos destas técnicas, suas aplicações ao estudo de biomoléculas e como estabelecer relações entre propriedades estruturais, dinâmicas macromoleculares, e função.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na componente prática os alunos vão de realizar um video curto (max 2 min) onde vão apresentar um conceito tratados nas teóricas a diferentes audiências. 

    Implementação de aulas à distância para apoio extra do estudante com exercícios adicionais para trabalho de casa e proporcionar um espaço flexivel para os alunos tirarem dúvidas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bandwell, Fundamentals of molecular spectroscopy, 4th edition. MacGraw-Hill Education 2016.
    • Hames, G.G.  Spectroscopy for the biological sciences,  Willey Interscience 2005
    • Que, L. Physical methods in bioinorganic chemistry:Spectroscopy and magnetism. University Science Books
    • Review papers related with the spectroscopic techniques studied will be available in moodle.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios