-
Apresentação
Apresentação
A Quimica Bioinorgânica estuda como é que os iões metálicos interagem com as biomoléculas e como é que essa interação influência as propriedades dos centros metálicos, aplicando os princípios da química de coordenação aprendidos anteriormente. Isto irá permitir compreender o papel fundamental que os iões metálicos têm em sistemas biológicos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2532-16916
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Química Bioinorgânica. Ciclos Biogeoquímicos dos elementos. 2. Iões metálicos e proteínas. 2.1 ligação, estabilidade e "Folding". 2.2 Tipos de Metal Cofatores: centros de Ferro hémicos e não hémico, centros de cobre. 3. Funções dos iões metálicos. 3.1 Transporte e armazenamento de metais. 3.2 Transferência eletrónica (respiração e fotossíntese). 3.3 Transporte de gases. 3.4 Sinalização e regulação génica. 3.5 Catálise. 4. Metais na medicina.
-
Objetivos
Objetivos
A UC de Química Bioinorgânica tem como objetivo dar ao aluno uma visão geral sobre os vários aspetos da bioquímica em que os elementos inorgânicos têm um papel fundamental, com enfase nas conversões enzimáticas, transferência eletrónica, e armazenamento ou transporte.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Recursos a metodologias que envolvam a interpretação de artigos cientificos relativo às áreas em estudo
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bertini, 1., Gray, H. B., Stiefel, E. 1. & Valentine, J. S. (2006). Biological Inorganic Chemistry Structure and Reactivity. University Science Books. ¿ Crichton, R. (2012). Biological Inorganic Chemistry. Elsevier. - Lippard, S. J. M., Berg. J. (1994). Principles of Bioinorganic Chemistry. University Science Books, USA. Kaim, W., Schwederski, B., Klein, A. (2013). Bioinorganic Chemistry: Inorganic elements in the chemistry of Life. Wiley. Fraústo da Silva, J. J. R.e Armando L. da Silva, J. (2011). Elementos Químicos e a Vida, IST Press.
-
Avaliação
Avaliação
Ensino presencial com aulas teóricas e laboratoriais:
1) Avaliação contínua Classificação Laboratorial : 30 % da classificação final que contempla (20% da discussão dos cadernos e/ou apresentação trabalhos e 10% da assiduidade e desempenho). É obrigatória a frequência de 2/3 das aulas laboratoriais.
Classificação Teórica: 70 % da classificação final que contempla duas frequências, com ponderação de 35% cada.
A classificação de cada uma das componentes deve ser igual ou superior a 9,5 valores).
O trabalhador-estudante que opte pela avaliação contínua deverá cumprir com os requisitos acima definidos..
2) Exame final incide sobre a totalidade dos conteúdos programáticos, engloba provas escrita e laboratorial.
3) Melhoria : Prova de avaliação oral, englobando a totalidade dos conteúdos programáticos lecionados nas aulas
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




