filmeu

Disciplina Evolução Molecular

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Evolução Molecular tem como objetivo auxiliar os alunos a compreender como ocorre a evolução de genes e proteínas. Quais os mecanismos evolutivos, que tipo de alterações químicas podem ocorrer aprofundando o conceito de mutação, fatores que influenciam essas mutações e taxas de ocorrência.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Estrutura e função dos ácidos nucleicos.

    2. Evolução das sequências nucleotídicas. Características das sequências nucleotídicas. Mutações. Modelos de evolução de sequências nucleotídicas.

    3. Rearranjo do material genético e evolução das proteínas.

    4. Organização e tamanho do genoma.

    5. Transferência horizontal de genes (HGT). Mecanismos de HGT: conjugação, transformação, transdução, agentes de transferência de genes e fusão celular. HGT em procariotas versus eucariotas.

    6. Filogenia molecular. Árvores. Relógio molecular. Árvores filogenéticas.

    7. Mecanismos epigenéticos. Mecanismos principais de alterações epigenéticas: metilação do DNA, modificações de histonas e ação de RNAs não codificadores. Epigenética e doenças humanas.

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender como se podem relacionar diferentes organismos com base em sequências de DNA e qual o conceito de relógio evolutivo. Como ocorre a transferência de material genético. Os alunos vão também ser capazes de compreender a forma como os genomas se organizam e a importância dessa organização nos processos evolutivos. Que porções do genoma constituem os genes e as sequências não génicas, quais as suas funcionalidades.Os alunos serão capazes de alinhar sequências de nucleotideos e construir árvores filogenéticas moleculares. Estarão aptos também a reconhecer mecanismos epigenéticos e a sua importância em doenças.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A formação laboratorial e prática constitui uma componente muito importante do Ciclo de estudos, essencial para garantir a qualidade da formação dos alunos. As competências práticas e a autonomia laboratorial dos estudantes graduados são reconhecidas pelas outras instituições onde estes prosseguem os estudos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Graur D. & Li W.-H. (2000). Fundamentals of molecular evolution. Sinauer, Sunderland.

    - Soucy, S.M., Huang, J. and Gogarten, J.P. (2015). Horizontal gene transfer: building the web of life. Nature Reviews, 16, p472.

    - Pál, C., Papp, B. and Lercher, M.J. (2008). An integrated view of protein evolution. Nature Reviews, 7, p337.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios