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Disciplina Evolução Molecular

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Evolução Molecular tem como objetivo auxiliar os alunos a compreender como ocorre a evolução de genes e proteínas. Quais os mecanismos evolutivos, que tipo de alterações químicas podem ocorrer aprofundando o conceito de mutação, fatores que influenciam essas mutações e taxas de ocorrência.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Estrutura e função dos ácidos nucleicos. 2. Evolução das sequências nucleotídicas. Características das sequências nucleotídicas. Mutações. Modelos de evolução de sequências nucleotídicas. 3. Rearranjo do material genético e evolução das proteínas. 4. Organização e tamanho do genoma. 5. Transferência horizontal de genes (HGT). Mecanismos de HGT: conjugação, transformação, transdução, agentes de transferência de genes e fusão celular. HGT em procariotas versus eucariotas. 6. Filogenia molecular. Árvores. Relógio molecular. Árvores filogenéticas. 7. Mecanismos epigenéticos. Mecanismos principais de alterações epigenéticas: metilação do DNA, modificações de histonas e ação de RNAs não codificadores. Epigenética e doenças humanas.
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender como se podem relacionar diferentes organismos com base em sequências de DNA e qual o conceito de relógio evolutivo. Como ocorre a transferência de material genético. Os alunos vão também ser capazes de compreender a forma como os genomas se organizam e a importância dessa organização nos processos evolutivos. Que porções do genoma constituem os genes e as sequências não génicas, quais as suas funcionalidades.Os alunos serão capazes de alinhar sequências de nucleotideos e construir árvores filogenéticas moleculares. Estarão aptos também a reconhecer mecanismos epigenéticos e a sua importância em doenças.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A formação laboratorial e prática constitui uma componente muito importante do Ciclo de estudos, essencial para garantir a qualidade da formação dos alunos. As competências práticas e a autonomia laboratorial dos estudantes graduados são reconhecidas pelas outras instituições onde estes prosseguem os estudos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Graur D. & Li W.-H. (2000). Fundamentals of molecular evolution. Sinauer, Sunderland. - Soucy, S.M., Huang, J. and Gogarten, J.P. (2015). Horizontal gene transfer: building the web of life. Nature Reviews, 16, p472. - Pál, C., Papp, B. and Lercher, M.J. (2008). An integrated view of protein evolution. Nature Reviews, 7, p337.  
  • Avaliação

    Avaliação

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Avaliação prática

    dd-mm-yyyy

    40%

    Avaliação teórica (2 frequências + recuperação facultativa)

    dd-mm-yyyy

    60%

    (...)

     

     

     

    Ensino presencial: Aulas teóricas com frequência voluntária seguindo o
    programa definido. Aulas laboratoriais presenciais orientadas por um docente, de frequência obrigatória
    destinadas a aplicar ferramentas de bioinformática à evolução molecular bem como resolver problemas
    para consolidar os conceitos.
    Requisitos para aproveitamento:
    1) Avaliação contínua:
    - Frequência obrigatória de 2/3 das aulas laboratoriais.
    - Classificação prática igual ou superior a 9,5 valores (avaliação contínua do desempenho dos alunos e
    discussão de artigos, 40 % na classificação final).
    - 2 frequências teóricas, média com peso 60% (classificação igual ou superior a 9,5 valores).
    2) Exame:
    - Exame com 2 componentes: prática (40%) e teórica (60%).
    - Nota igual ou superior a 9,5 valores à cada componente.
    - Isenção de repetir um elemento da avaliação em caso de nota igual ou superior a 9,5 valores obtida
    para este em avaliação contínua ou exame final anterior.

    Presential teaching: Theoretical lectures of facultative attendance that follow the
    defined syllabus. Laboratory classes are presential mandatory classes under the guidance and
    orientation of a teacher and are intended to solve problems and use bioinformatics tools applied to
    molecular evolution.
    Requirements to pass:
    1) Continuous evaluation:
    -Attendance at 2/3 of laboratory classes.
    -Laboratory classification > or = 9,5 (continuous evaluation of student's work and article discussion, 40%
    final classification).
    -2 mid-term examinations, average with a 60% weight (classification > or = 9,5).
    2) Final examination:
    - Examination with 2 components: practical (40%) and theoretical (60%).
    - Classification > or = 9,5 for each component.
    - Students with a classification > or = 9,5 obtained for any element of a previous evaluation (continuous
    evaluation or previous examination) are exempted from repeating it.

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