filmeu

Disciplina Química Medicinal Inorgânica

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Química Farmacêutica Inorgânica tem como âmbito os conhecimentos relacionados com as propriedades físico-químicas dos elementos da Tabela Periódica em particular dos elementos do grupo principal da Tabela Periódica. Serão referidos aspetos da aplicação terapêutica de compostos em que intervêm alguns destes elementos. Os estudos de complexos metálicos na ação dos fármacos e nos sistemas biológicos bem como a quimioterapia com compostos de alguns elementos não essenciais (como por exemplo a platina) serão igualmente abordados. O programa apresenta também uma introdução ao estudo de radiofármacos.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Introdução: objectivos e aplicações de Química Farmacêutica Inorgânica. 2. Estrutura atómica e Tabela Periódica: Ligação química. 3. Os elementos químicos constituintes dos materiais biológicos. 4. Química dos elementos dos blocos s e p: Hidrogénio e os seus compostos. Estudo dos elementos dos grupos 1 e 2 da T.P. 5. Estudo dos elementos dos grupos 13, 14, 15, 16 e 17 da T.P.: propriedades, fontes naturais, obtenção, aplicações e aspetos biológicos. Compostos importantes e derivados dos grupos: preparação e reatividade. 6.Metais de Transição e Química de Coordenação 7.Química Bioinorgânica. Complexos metálicos na acção dos fármacos e nos sistemas biológicos 8.Quimioterapia com compostos de alguns elementos não essenciais. 9.Noções de Química Nuclear: introdução e aplicações da química nuclear. 10.Radiofármacos: Introdução. Aplicações clínicas.
  • Objetivos

    Objetivos

    Na unidade curricular de Química Farmacêutica Inorgânica pretende-se que o aluno adquira conhecimentos relacionados com as propriedades físico-químicas dos elementos da Tabela Periódica em particular dos elementos do grupo principal da Tabela Periódica. Sempre que possível serão referidos aspetos da aplicação terapêutica de compostos em que intervêm alguns destes elementos. Estudos de complexos metálicos na ação dos fármacos e nos sistemas biológicos bem como a quimioterapia com compostos de alguns elementos não essenciais (como por exemplo a platina) serão igualmente abordados. Na fase final do programa será feita a introdução ao estudo de radiofármacos
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A unidade curricular de Química Medicinal Inorgânica compreende aulas teóricas e laboratoriais, com o objetivo de transmitir conhecimentos fundamentais sobre as propriedades físico-químicas dos elementos da Tabela Periódica e suas aplicações terapêuticas. As aulas teóricas, valorizando os conceitos básicos, incentivam a participação ativa dos alunos, estimulando o pensamento crítico e independente. O material didático será disponibilizado na plataforma Moodle. Os trabalhos laboratoriais permitem a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, envolvendo a identificação e preparação de compostos farmacêuticos simples e do seu controlo de qualidade. A unidade inclui um trabalho de campo na semana de contacto com a profissão, com uma visita de estudo que oferece uma visão prática das aplicações reais destes compostos. O ensino tutorial desenvolve habilidades de pesquisa e análise crítica.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1.         Shriver, D.F., Atkins, P.W. (2010). Inorganic chemistry. Oxford: Oxford University Press. 2.         Cavaleiro, A. M. V. (1999). Química Inorgânica Básica. Aveiro: Universidade de Aveiro. 3.         Cotton, F. A., Wilkinson, G., Gaus, P. L., Atwood, D. A. (1995). Basic inorganic chemistry. New York: John Wiley & Sons. 4.         LIMA, J. J. Pedroso de (2008). Física em medicina nuclear: temas e aplicações. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
  • Avaliação

    Avaliação

    A unidade curricular compreende aulas teóricas e laboratoriais. Os conteúdos programáticos são abordados nas aulas teóricas, valorizando os conceitos básicos da química farmacêutica inorgânica. O material didático de apoio será disponibilizado na plataforma on-line Moodle.

    Nesta UC inclui-se ainda um trabalho de campo que está integrado na semana de contacto com a profissão na forma de uma visita de estudo.

    A avaliação contínua engloba: Assiduidade e desempenho 10% (A); um teste escrito * (aulas teóricas e aulas laboratoriais) de 35% (B); a apresentação e discussão de trabalhos laboratoriais que inclui mini-projecto, 20% (C); a apresentação e discussão de um trabalho escrito (apresentação (40%) + discussão (30%) + trabalho escrito (30%)), 35% (D)

    (final = A (10%) + B (35%) + C (20%) + D (35%)).

    Para obter aproveitamento, é obrigatória uma nota média mínima de 7,0 valores no teste escrito que inclui teste laboratorial.

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    A- Desempenho    10%

    B - Teste de avaliação (aulas teóricas e aulas laboratoriais)

     

    35%

    C - Trabalho Laboratorial (inclui mini-projecto)

     

    20%

    D - Trabalho escrito (apresentação e discussão)   35%

    O aluno trabalhador-estudante que optar pela avaliação contínua deverá cumprir com os requisitos acima definidos.

    A avaliação por exame final aplica-se aos alunos que por ele optem abrangendo a totalidade dos conteúdos programáticos (exame escrito e exame laboratorial).

    A melhoria de nota é realizada sob a forma de prova de avaliação oral, englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios