filmeu

Disciplina Biomoléculas

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Biomoléculas tem como objetivo definir o conceito de reação bioquímica, apresentar aos alunos os diferentes atores da Bioquímica, água e biomoléculas, e introduzir as grandes funções bioquímicas como o funcionamento das enzimas, a bioenergética, a informação biológica. Ao concluir a UC, os alunos deverão dominar perfeitamente estas bases que permitirão a abordagem da UC de Metabolismo e Bioenergética.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Bioquímica (1.1. A Bioquímica e os seus objectivos. 1.2. Origem da vida. 1.3. A célula ¿ Unidade fundamental dos processos bioquímicos.).

    2. A água (2.1. Propriedades da água. 2.2. Ácidos, bases e tampões.).

    3. Aminoácidos e proteínas (3.1. Os aminoácidos. 3.2. A ligação peptídica. 3.3. Niveis estruturais das proteínas. 3.4. Centros activos e de regulação. 3.5. Mioglobina e hemoglobina. 3.6. As enzimas.).

    4. Lípidos (4.1. Definição e classificação dos lípidos. 4.2. As membranas biológicas.).

    5. Glícidos (5.1. Definição e vocabulário. 5.2. Classificação.).

    6. Introdução à bioenergética (6.1. Os princípios da termodinámica. 6.2. A energia livre de Gibbs. 6.3. O ATP ¿ produção e hidrólise.).

    7. A informação biológica (7.1. Composição e estrutura primária dos ácidos nucleicos. 7.2. Estrutura tridimensional do DNA. 7.3. Estrutura tridimensional dos vários RNAs.).

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimento e compreensão da estrutura e das propriedades das principais classes de biomoléculas (glúcidos, lípidos , aminoácidos e proteínas e ácidos nucleicos) e das interações destas com o solvente água. Capacidade em metodologia básica no âmbito da Bioquímica (realização de soluções de reagentes, colorimetria, cromatografia líquida, cromatografia em suporte sólido, calibrações, espectrofotometria, extração e purificação de biomoléculas, electroforese, cinéticas enzimáticas, consulta de bases de dados).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A formação laboratorial e prática constitui uma componente muito importante do Ciclo de estudos, essencial para garantir a qualidade da formação dos alunos. As competências práticas e a autonomia laboratorial dos estudantes graduados são reconhecidas pelas outras instituições onde estes prosseguem os estudos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Voet, D. & Voet, J.G. (2010). Biochemistry. 4th Ed. John Wiley & Sons, New York.

    Stryer, L. (1995). Biochemistry. 4th Ed. Freeman and Company, New York.

    Weil, J.H. (2000). Bioquímica Geral. 2ª Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios