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Disciplina Biomoléculas

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Biomoléculas tem como objetivo definir o conceito de reação bioquímica, apresentar aos alunos os diferentes atores da Bioquímica, água e biomoléculas, e introduzir as grandes funções bioquímicas como o funcionamento das enzimas, a bioenergética, a informação biológica. Ao concluir a UC, os alunos deverão dominar perfeitamente estas bases que permitirão a abordagem da UC de Metabolismo e Bioenergética.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Bioquímica (1.1. A Bioquímica e os seus objectivos. 1.2. Origem da vida. 1.3. A célula ¿ Unidade fundamental dos processos bioquímicos.). 2. A água (2.1. Propriedades da água. 2.2. Ácidos, bases e tampões.). 3. Aminoácidos e proteínas (3.1. Os aminoácidos. 3.2. A ligação peptídica. 3.3. Niveis estruturais das proteínas. 3.4. Centros activos e de regulação. 3.5. Mioglobina e hemoglobina. 3.6. As enzimas.). 4. Lípidos (4.1. Definição e classificação dos lípidos. 4.2. As membranas biológicas.). 5. Glícidos (5.1. Definição e vocabulário. 5.2. Classificação.). 6. Introdução à bioenergética (6.1. Os princípios da termodinámica. 6.2. A energia livre de Gibbs. 6.3. O ATP ¿ produção e hidrólise.). 7. A informação biológica (7.1. Composição e estrutura primária dos ácidos nucleicos. 7.2. Estrutura tridimensional do DNA. 7.3. Estrutura tridimensional dos vários RNAs.).
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimento e compreensão da estrutura e das propriedades das principais classes de biomoléculas (glúcidos, lípidos , aminoácidos e proteínas e ácidos nucleicos) e das interações destas com o solvente água. Capacidade em metodologia básica no âmbito da Bioquímica (realização de soluções de reagentes, colorimetria, cromatografia líquida, cromatografia em suporte sólido, calibrações, espectrofotometria, extração e purificação de biomoléculas, electroforese, cinéticas enzimáticas, consulta de bases de dados).
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A formação laboratorial e prática constitui uma componente muito importante do Ciclo de estudos, essencial para garantir a qualidade da formação dos alunos. As competências práticas e a autonomia laboratorial dos estudantes graduados são reconhecidas pelas outras instituições onde estes prosseguem os estudos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Voet, D. & Voet, J.G. (2010). Biochemistry. 4th Ed. John Wiley & Sons, New York. Stryer, L. (1995). Biochemistry. 4th Ed. Freeman and Company, New York. Weil, J.H. (2000). Bioquímica Geral. 2ª Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
  • Avaliação

    Avaliação

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Avaliação prática (preparação das aulas, desempenho, caderno)

    dd-mm-yyyy

    50%

    Avaliação teórica (2 frequências + recuperação facultativa)

    dd-mm-yyyy

    50%

    (...)

     

     

     

    Ensino presencial com aulas teóricas e laboratoriais: As aulas teóricas são aulas
    com frequência voluntária seguindo o programa definido e de acordo com os objectivos da UC. As aulas
    laboratoriais presenciais são aulas tutoradas, orientadas por um docente, destinadas a aplicar as
    técnicas mais comuns em Bioquímica.
    Requisitos para aproveitamento final:
    1) Avaliação contínua:
    - Frequência obrigatória de 2/3 das aulas laboratoriais.
    - Classificação prática igual ou superior a 9,5 valores (avaliação contínua do desempenho dos alunos, 50
    % na classificação final).
    - Duas frequências ao longo do semestre 50% (média igual ou superior a 9,5 valores).
    2) Exame final:
    - Exame com 2 componentes: prática (50%) e teórica (50%).
    - Nota igual ou superior a 9,5 valores à cada componente.
    - Isenção de repetir um dos elementos da avaliação em caso de nota igual ou superior a 9,5 valores
    obtida para este em avaliação contínua ou exame final anterior.

    Contact teaching with theoretical and laboratory classes: Theoretical classes are
    lectures of facultative attendance that follow the defined syllabus and respect the objectives of the CU.
    Presential laboratory classes are under the guidance and orientation of a teacher and are intended to
    practice the most frequent techniques in Biochemistry.
    Requirements to pass the discipline:
    1) Continuous evaluation:
    -Attendance at 2/3 of laboratory classes.
    -Laboratory classification > or = 9,5 (continuous evaluation of student's work, 50% final classification).
    -Two midterm exams during the semester with a 50% weight (average > or = 9,5).
    2) Final examination:
    - Examination with 2 components: practical (50%) and theoretical (50%).
    - Classification > or = 9,5 for each component.
    - Students with a classification > or = 9,5 obtained for an element of a previous evaluation (continuous
    evaluation or previous examination) are exempted from repeating it.

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