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Apresentação
Apresentação
A Enzimologia dedica-se ao estudo de enzimas, da sua cinética, estrutura e função, bem como a sua relação com outros enzimas. Enzimas são proteínas globulares biológicas responsáveis por milhares de reações metabólicas que sustentam a vida e funcionam como catalisadores para facilitar reações dentro da célula. O estudo das enzimas é de grande importância prática, seja na área da saúde, quando algumas deficiências genéticas podem levar a alterações enzimáticas, comprometendo funções vitais, os enzimas têm sido usados como drogas para o tratamento de doenças genéticas; na engenharia genética, diversas enzimas isoladas de diferentes fontes são usadas como uma ferramenta biológica; na indústria (farmacêutica , onde algumas enzimas são utilizadas na produção de antibióticos em larga escala ; alimentícia: laticínios, amido, cerveja, vinho ; produtos de limpeza: detergentes para a roupa, detergentes para a loiça).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2532-7716
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução e aspectos históricos. Porquê o uso de enzimas e sua aplicabilidade. 2. Enzimas como biocatalisadores.Tipos de cofactores. Interacção com o substrato. 3. Energia de ativação. Teoria do estado de transição. 4. Classificação dos Enzimas. 5. Aspecto práticos: Ensaios contínuos e descontínuos. Ensaios stopped, diretos, indiretos e acoplados. Unidades enzimáticas. 6. Cinética de Michaelis-Menten. Modelo de aproximação rápida de Equilíbrio. Modelo de aproximação do estado estacionário. Propriedades da lei de velocidade de Michaelis-Menten. 7. Modelos de análise: Lineweaver-Burk, Hanes-Woolf , Eadie-Hofstee e Eisenthal, Cornish-Bowden.Determinação de Vmax KM. 8. Estudo do efeito do pH e da temperatura na atividade enzimática. 9. Tipos de inibição: competitiva, naõ competitiva, mista (anti-competitiva). 10. Mecanismos enzimáticos : aleatório, ordenado e ping-pong. 11. Cooperatividade. Modelo de Monod Wyman e Changeux (MWC) e Modelo de Koshland - Encaixe induzido.
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Objetivos
Objetivos
A UC de Enzimologia tem como objectivo dar ao aluno uma visão geral sobre os principios de cinética enzimática, focando-se na enzima como biocatalizador, que diminui a energia de activação de uma reacção química, constituição do centro activo e o tipo de cofactores que podem estar presentes numa enzima. Esta UC tem também como objectivo ensinar as várias metodologias experimentais usadas no estudo da cinética enzimática e os vários modelos e mecanismos catalíticos, recorrendo a exemplos da literatura. O aluno para além de aprender estes conceitos na aulas teóricas terá a possibilidade de realizar um estudo cinético de uma enzima, tendo que analisar de forma critica os dados experimentais obtidos, o que lhe irá permitir desenvolver a componente de tratamento de dados e o espírito critico, essencial em qualquer profissão.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Os conteúdos programáticos da UC são lecionados através de apresentações em powerpoint com imagens ilustrativas para captação e motivação dos alunos e para melhor compreensão e organização das matérias de aprendizagem. Engloba ainda exercícios práticos para aplicação dos conceitos teóricos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Athel Cornish-Bowden. Fundamentals of Enzyme Kinetics.Portland Press. 2012 (4rd Edition) Nicholas C. Price and Lewis Stevens. Fundamentals of Enzymology. Oxford University Press.1999 (3rd Edition) Trevor Palmer, Philip Bonner. Enzymes. Woodhead publishing. 2007 (2nd edition) Voet, Judith G. Voet. Biochemistry. John Wiley & Sons. 2010 (4th edition) Jeremy M. Berg, John L. Tymoczko, L. Stryer, Ed. W.H. Biochemistry. Freeman & Company.2010 (7th edition)
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Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
dd-mm-yyyy
60%
Relatório + Apresentação Oral
dd-mm-yyyy
40%
(...)
Ensino de aulas teóricas e laboratoriais: As aulas teóricas são aulas magistrais de frequência voluntária
seguindo o programa definido. As aulas laboratoriais são aulas tutoradas, orientadas por um docente, e
frequência obrigatória, destinadas a aplicar as técnicas e os princípios teóricos.
Os requisitos para aproveitamento são os seguintes:
1) Avaliação contínua
- Classificação prática igual ou superior a 9,5 valores (avaliação contínua do desempenho dos alunos,
40% na classificação final).
- 2 frequências teóricas, média com ponderação de 60 % (classificação final igual ou superior a 9,5
valores).
2) Exame
- Exame teórico (60%) ou prático (40%) . Nota igual ou superior a 9,5 valores em cada componente.
- Isenção de repetir uma das 2 componentes em caso de nota igual ou superior a 9,5 valores obtida para
essa componente em avaliação contínua.
Teaching includes lectures and practical classes. The lectures (explaining the main concepts) are of
facultative attendance, following the defined syllabus. Practical laboratory classes are mandatory and are
carried out under the guidance and orientation of a Professor, in order for students to practice the
techniques and its principles taught in the lectures.
Minimum requirement to pass:
1) Continuous evaluation
- Laboratory minimum classification of 9.5 (continuous evaluation of student's work, corresponding to
40% of final classification).
- 2 mid-term written exams, average with 60% weight (minimum final classification of 9.5).
2) Final examination
- theoritical exam (60%) or practical exam (40%) . Minimum classification of 9.5 value in each
component.
-Students with a minimum classification of 9.5 values in one of the components in a previous evaluation
(continuous or written evaluation) are exempted from repeating that part of the exam.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




