filmeu

Disciplina Bioquímica Física

  • Apresentação

    Apresentação

    Bioquímica Física é uma cadeira que aplica a matemática e princípios físicos da química para problemas importantes em bioquímica, biologia e medicina. Lida com a teoria, técnicas e metodologia usadas para estudar a química física das biomoléculas.Também trata das abordagens matemáticas para a análise de reações bioquímicas e modelagem de sistemas biológicos. Fornece uma visão sobre a estrutura das macromoléculas e como a estrutura química influencia as propriedades físicas de uma substância biológica.Tópicos incluem separação e caracterização de macromoléculas  (cromatografia,eletroforese, equilíbrio de sedimentação), métodos de identificação de macromoléculas (espectrometria de massa), métodos de determinação estrutural de macromoléculas (dicroísmo circular, difração de raios X,NMR) e métodos de estabilidade de macromoléculas (calorimetria e espetroscopia de fluorescência).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Revisão sobre os níveis de estrutura numa proteína (estrutura primária, secundária, terciária e quaternária)
    2. Separação de proteínas. 2.1 Princípios básicos sobre cromatografia. 2.2 Técnicas cromatográficas. 2.3 Fraccionamento celular. 2.4 Monotorização.
    3. Determinação da massa molecular. 3.1 Espectrometria de massa. 3.2 Sedimentação.
    4. Métodos usadas na determinação de estrutura secundária, terciária e quaternária (dicroísmo circular, NMR, Raios-X)
    5. Estabilidade da proteína. 5.1 Calorimetria. 5.2 Fluorescência.

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC de Bioquímica Física tem como objetivo transmitir conhecimento sobre as técnicas mais usadas na caracterização de macromoléculas, em particular as proteínas. Nomeadamente, as técnicas usadas na purificação de proteínas, e na sua caracterização, tais como sedimentação,  espectrometria de massa, calorimetria de titulação e de varrimento, noções sobre folding de proteínas e técnicas que podem ser  usadas para inferir sobre a estrutura da proteína. Ao terminar a UC, os alunos deverão dominar os princípios básicos subjacentes a estas técnicas. Com maior ênfase, os alunos devem conseguir desenvolver um protocolo eficiente para separar a proteína de interesse de uma mistura de proteínas, e identificar que técnicas experimentais podem ser usadas na sua caracterização bioquímica básica, como obter informação sobre a estabilidade da proteína, e sua função e estrutura.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos programáticos da UC são lecionados através de apresentações em powerpoint com imagens ilustrativas para captação e motivação dos alunos, e para melhor compreensão e organização das matérias de aprendizagem. Engloba ainda exercícios práticos para aplicação dos conceitos teóricos e visita de estudo a centros de investigação de forma a que os alunos possam visualizar os intrumentos e entender as suas aplicações nas diferentes áreas científicas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Sun, S.F. Physical Chemistry of Macromolecules: Basic Principles and Issues. John Wiley & Sons. 2004, 2th edition
    • Kensal Edward Van Holde, Curtis Johnson, W. Curtis Johnson, Pui Shing Ho. Principles of Physical Biochemistry. Pearson/Prentice Hall, 2006
    • James P. Allen. Biophysical chemistry. John Wiley & Sons. 2009, 1st edition
    • David Sheehan. Physical Biochemistry: Principles and Applications. John Wiley & Sons. 2009, 2nd Edition

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios