-
Apresentação
Apresentação
Bioquímica Física é uma cadeira que aplica a matemática e princípios físicos da química para problemas importantes em bioquímica, biologia e medicina. Lida com a teoria, técnicas e metodologia usadas para estudar a química física das biomoléculas.Também trata das abordagens matemáticas para a análise de reações bioquímicas e modelagem de sistemas biológicos. Fornece uma visão sobre a estrutura das macromoléculas e como a estrutura química influencia as propriedades físicas de uma substância biológica.Tópicos incluem separação e caracterização de macromoléculas (cromatografia,eletroforese, equilíbrio de sedimentação), métodos de identificação de macromoléculas (espectrometria de massa), métodos de determinação estrutural de macromoléculas (dicroísmo circular, difração de raios X,NMR) e métodos de estabilidade de macromoléculas (calorimetria e espetroscopia de fluorescência).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2532-16915
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Revisão sobre os níveis de estrutura numa proteína (estrutura primária, secundária, terciária e quaternária) 2. Separação de proteínas. 2.1 Princípios básicos sobre cromatografia. 2.2 Técnicas cromatográficas. 2.3 Fraccionamento celular. 2.4 Monotorização. 3. Determinação da massa molecular. 3.1 Espectrometria de massa. 3.2 Sedimentação. 4. Métodos usadas na determinação de estrutura secundária, terciária e quaternária (dicroísmo circular, NMR, Raios-X) 5. Estabilidade da proteína. 5.1 Calorimetria. 5.2 Fluorescência.
-
Objetivos
Objetivos
A UC de Bioquímica Física tem como objetivo transmitir conhecimento sobre as técnicas mais usadas na caracterização de macromoléculas, em particular as proteínas. Nomeadamente, as técnicas usadas na purificação de proteínas, e na sua caracterização, tais como sedimentação, espectrometria de massa, calorimetria de titulação e de varrimento, noções sobre folding de proteínas e técnicas que podem ser usadas para inferir sobre a estrutura da proteína. Ao terminar a UC, os alunos deverão dominar os princípios básicos subjacentes a estas técnicas. Com maior ênfase, os alunos devem conseguir desenvolver um protocolo eficiente para separar a proteína de interesse de uma mistura de proteínas, e identificar que técnicas experimentais podem ser usadas na sua caracterização bioquímica básica, como obter informação sobre a estabilidade da proteína, e sua função e estrutura.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Os conteúdos programáticos da UC são lecionados através de apresentações em powerpoint com imagens ilustrativas para captação e motivação dos alunos, e para melhor compreensão e organização das matérias de aprendizagem. Engloba ainda exercícios práticos para aplicação dos conceitos teóricos e visita de estudo a centros de investigação de forma a que os alunos possam visualizar os intrumentos e entender as suas aplicações nas diferentes áreas científicas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Sun, S.F. Physical Chemistry of Macromolecules: Basic Principles and Issues. John Wiley & Sons. 2004, 2th edition Kensal Edward Van Holde, Curtis Johnson, W. Curtis Johnson, Pui Shing Ho. Principles of Physical Biochemistry. Pearson/Prentice Hall, 2006 James P. Allen. Biophysical chemistry. John Wiley & Sons. 2009, 1st edition David Sheehan. Physical Biochemistry: Principles and Applications. John Wiley & Sons. 2009,2nd Edition
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
dd-mm-yyyy
70%
Relatório + Apresentação Oral
dd-mm-yyyy
30%
(...)
Ensino presencial com aulas teóricas e laboratoriais: As aulas teóricas são aulas magistrais de frequência voluntária seguindo o programa definido. As aulas laboratoriais são aulas tutoradas, orientadas por um docente, e de frequência obrigatória, destinadas a aplicar as técnicas e os princípios teóricos.
Os requisitos para aproveitamento são os seguintes:
A. Avaliação contínua
Frequência obrigatória das aulas laboratoriais.
Classificação prática igual ou superior a 9,5 valores (avaliação contínua do desempenho dos alunos, 30% na classificação final).
2 frequências teóricas, média com ponderação de 70 % (classificação final igual ou superior a 9,5valores).
B. Exame final
Exame com 2 componentes prática (30%) e teórica (70%). Nota igual ou superior a 9,5 valores em cada componente.
Isenção de repetir uma das 2 componentes em caso de nota igual ou superior a 9,5 valores obtida para essa componente em avaliação contínua ou exame final anterior.Teaching includes lectures and practical classes. The lectures (explaining the main concepts) are of facultative attendance, following the defined syllabus. Practical laboratory classes are mandatory and are carried out under the guidance and orientation of a Professor, in order for students to practice the techniques and its principles taught in the lectures.
Minimum requirement to pass:
A. Continuos evaluation
Attendance of practical classes.
Laboratory minimum classification of 9.5 values ( corresponding to 30% of the final classification).
2 mid-term written exams, average with 70% weight (minimum final classification of 9.5 values ).
B. Final examination
Written examination with 2 components: practical (30%) and theoretical (70%). Minimum classification of 9.5 values in each component.
Students with a minimum classification of 9.5 values in one of the components in a previous evaluation (continuous or written evaluation) are exempted from repeating that part of the exam
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




