filmeu

Disciplina Bioquímica Estrutural

  • Apresentação

    Apresentação

    Bioquímica Estrutural  permite a aquisição de conhecimentos teóricos e competências práticas para a identificação estrutural de espécies químicas de amostras a partir da variação de uma determinada propriedade. Esta unidade curricular foca as metodologias de análise instrumentais tais como a difração de raios-x, ressonância magnética nuclear e microscopia eletrónica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos sobre a estrutura de proteínas, ácidos nucleicos e complexos biológicos supramoleculares, tais como proteina-ligando, proteína-proteina, proteina-acido nucleico;
    2. Interpretação da relação estrutura-função de proteínas.
    3. Principais técnicas de determinação de estruturas biológicas como difração de raios X, espectroscopia RMN multidimensional, microscopia eletrónica, técnicas de interpretação e validação dos resultados experimentais
    4. Compreensão conceptual e analítico da relação estrutura-função de macromoléculas biológicas.
  • Objetivos

    Objetivos

    Introduzir e desenvolver conceitos básicos, abordando as principais metodologias instrumentais de análise estrutural de interesse no âmbito da Bioquímica. Evidenciar os princípios básicos da análise iestrutural instrumental, bem como a sua aplicabilidade e critérios de seleção. Abordar os fundamentos teóricos dos métodos, dos equipamentos e as características de utilização e análise através das técnicas e métodos de difração de raios x, ressonância magnética nuclear e microscopia eletrónica. Estes fundamentos permitem a aquisição de competências para a execução de análises químicas, tornando possível a identificação de semelhanças e diferenças entre as metodologias, bem como a definição de estratégias para a minimização de potenciais interferentes na análise. As práticas permitem o desenvolvimento de competências técnicas fundamentais à execução dos métodos analíticos em questão.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas são essencialmente a: Aprendizagem Baseada em Projetos; Aula Invertida; Design Thinking.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)]
    • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios