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Apresentação
Apresentação
Bioquímica Estrutural permite a aquisição de conhecimentos teóricos e competências práticas para a identificação estrutural de espécies químicas de amostras a partir da variação de uma determinada propriedade. Esta unidade curricular foca as metodologias de análise instrumentais tais como a difração de raios-x, ressonância magnética nuclear e microscopia eletrónica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2532-16918
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Conceitos sobre a estrutura de proteínas, ácidos nucleicos e complexos biológicos supramoleculares, tais como proteina-ligando, proteína-proteina, proteina-acido nucleico;
- Interpretação da relação estrutura-função de proteínas.
- Principais técnicas de determinação de estruturas biológicas como difração de raios X, espectroscopia RMN multidimensional, microscopia eletrónica, técnicas de interpretação e validação dos resultados experimentais
- Compreensão conceptual e analítico da relação estrutura-função de macromoléculas biológicas.
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Objetivos
Objetivos
Introduzir e desenvolver conceitos básicos, abordando as principais metodologias instrumentais de análise estrutural de interesse no âmbito da Bioquímica. Evidenciar os princípios básicos da análise iestrutural instrumental, bem como a sua aplicabilidade e critérios de seleção. Abordar os fundamentos teóricos dos métodos, dos equipamentos e as características de utilização e análise através das técnicas e métodos de difração de raios x, ressonância magnética nuclear e microscopia eletrónica. Estes fundamentos permitem a aquisição de competências para a execução de análises químicas, tornando possível a identificação de semelhanças e diferenças entre as metodologias, bem como a definição de estratégias para a minimização de potenciais interferentes na análise. As práticas permitem o desenvolvimento de competências técnicas fundamentais à execução dos métodos analíticos em questão.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas são essencialmente a: Aprendizagem Baseada em Projetos; Aula Invertida; Design Thinking.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)]
- [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não