filmeu

Disciplina Matemática para a Bioquímica

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende municiar o Aluno com ferramentas centenárias do Cálculo Diferencial e Integral e propiciar a sua aplicação.  Tal aplicabilidade deverá ser encarada no sentido mais estrito do termo: São modelos de esquemas mentais que carecem de abordagens técnicas claras durante o curso académico.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.      Apresentação dos números Naturais, Inteiros, Racionais e  Reais. Principais propriedades. 2.      Sucessões de números reais: Sucessões monótonas e sucessões limitadas. Sucessões   convergentes. O número e.  3.      Funções Reais de Variável Real: Domínio, contradomínio e gráfico de uma função real de variável real. Soma. Produto e composição de Funções. Função Inversa e sua representação gráfica. 4.      Funções exponencial e sua inversa.   5      Limites, Continuidade e Diferenciablidade   6     Extremos Locais e  Pontos de inflexão.   7..      Funções reais de Variável Vectorial. Domínios, planos tangentes e Extremos Locais.   8.     Integração de funções reais de variável real. Teorema Fundamental do Cálculo Integral. Cálculo de áreas.  9. Definição, classificação e interpretação de Integrais impróprios.   10. Integração de funções de variável vectorial. Cálculo de Volumes.
  • Objetivos

    Objetivos

    Domínio das principais técnicas de cálculo no âmbito da Análise Real. Permitir um maior conhecimento sobre a estrutura do corpo dos reais, designadamente quanto à modelação gráfica. Utilização das técnicas de cálculo na resolução de problemas de diversas áreas.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Se o tempo permitir, serão abordados fenómenos ligados ao ciclo de estudos (Bioquímica) cuja modelação e posterior resolução dependem de ferramentas (nomadamente, equações diferenciais) que , não estando incluídas no programa, lhe são afins e podem motivar o aluno na procura da sofisticação matemática.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      - Apostol, T. (1994). Cálculo (Volume I). Editora Reverte.  - Sárrico, C. (1999). Análise Matemática ¿ Leitura e exercícios. Col. Trajectos Ciência 4, Gradiva,  Lisboa.   
  • Avaliação

    Avaliação

    Os alunos terão aprovação à disciplina se, tendo comparecido a 75% das aulas, tiverem como média dos 3 testes intermédios uma nota superior ou igual a 9.5 valores nunca sendo inferior a 5 em qualquer dos testes. Essa nota será a nota final, apenas suscetível de melhoria caso o(a) aluno(a) compareça na frequência final.

    Tal frequência final,destina-se também a dar uma oportunidade aos alunos que não tenham obtido aprovação na avaliação contínua descrita no parágrafo anterior.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação 1

    15-10-2025

    33%

    Teste de avaliação 2

    15-11-2025

    33%

    Teste de avaliação 3

    15/12/2025

    33%

    Frequência Final                 15/1/2025             100%

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios