-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende municiar o Aluno com ferramentas centenárias do Cálculo Diferencial e Integral e propiciar a sua aplicação. Tal aplicabilidade deverá ser encarada no sentido mais estrito do termo: São modelos de esquemas mentais que carecem de abordagens técnicas claras durante o curso académico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2532-16913
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Apresentação dos números Naturais, Inteiros, Racionais e Reais. Principais propriedades. 2. Sucessões de números reais: Sucessões monótonas e sucessões limitadas. Sucessões convergentes. O número e. 3. Funções Reais de Variável Real: Domínio, contradomínio e gráfico de uma função real de variável real. Soma. Produto e composição de Funções. Função Inversa e sua representação gráfica. 4. Funções exponencial e sua inversa. 5 Limites, Continuidade e Diferenciablidade 6 Extremos Locais e Pontos de inflexão. 7.. Funções reais de Variável Vectorial. Domínios, planos tangentes e Extremos Locais. 8. Integração de funções reais de variável real. Teorema Fundamental do Cálculo Integral. Cálculo de áreas. 9. Definição, classificação e interpretação de Integrais impróprios. 10. Integração de funções de variável vectorial. Cálculo de Volumes.
-
Objetivos
Objetivos
Domínio das principais técnicas de cálculo no âmbito da Análise Real. Permitir um maior conhecimento sobre a estrutura do corpo dos reais, designadamente quanto à modelação gráfica. Utilização das técnicas de cálculo na resolução de problemas de diversas áreas.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Se o tempo permitir, serão abordados fenómenos ligados ao ciclo de estudos (Bioquímica) cuja modelação e posterior resolução dependem de ferramentas (nomadamente, equações diferenciais) que , não estando incluídas no programa, lhe são afins e podem motivar o aluno na procura da sofisticação matemática.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Apostol, T. (1994). Cálculo (Volume I). Editora Reverte. - Sárrico, C. (1999). Análise Matemática ¿ Leitura e exercícios. Col. Trajectos Ciência 4, Gradiva, Lisboa.
-
Avaliação
Avaliação
Os alunos terão aprovação à disciplina se, tendo comparecido a 75% das aulas, tiverem como média dos 3 testes intermédios uma nota superior ou igual a 9.5 valores nunca sendo inferior a 5 em qualquer dos testes. Essa nota será a nota final, apenas suscetível de melhoria caso o(a) aluno(a) compareça na frequência final.
Tal frequência final,destina-se também a dar uma oportunidade aos alunos que não tenham obtido aprovação na avaliação contínua descrita no parágrafo anterior.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação 1
15-10-2025
33%
Teste de avaliação 2
15-11-2025
33%
Teste de avaliação 3
15/12/2025
33%
Frequência Final 15/1/2025 100%
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




