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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende municiar o Aluno com ferramentas centenárias do Cálculo Diferencial e Integral e propiciar a sua aplicação.
Tal aplicabilidade deverá ser encarada no sentido mais estrito do termo: São modelos de esquemas mentais que carecem de abordagens técnicas claras durante o curso académico.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2532-16913
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Apresentação dos números Naturais, Inteiros, Racionais e Reais. Principais propriedades. 2. Sucessões de números reais: Sucessões monótonas e sucessões limitadas. Sucessões
convergentes. O número e.
3. Funções Reais de Variável Real: Domínio, contradomínio e gráfico de uma função real de variável real. Soma. Produto e composição de Funções. Função Inversa e sua representação gráfica.
4. Funções exponencial e sua inversa.
5 Limites, Continuidade e Diferenciablidade
6 Extremos Locais e Pontos de inflexão.
7.. Funções reais de Variável Vectorial. Domínios, planos tangentes e Extremos Locais.
8. Integração de funções reais de variável real. Teorema Fundamental do Cálculo Integral. Cálculo de áreas.
9. Definição, classificação e interpretação de Integrais impróprios.
10. Integração de funções de variável vectorial. Cálculo de Volumes.
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Objetivos
Objetivos
Domínio das principais técnicas de cálculo no âmbito da Análise Real. Permitir um maior conhecimento sobre a estrutura do corpo dos reais, designadamente quanto à modelação gráfica. Utilização das técnicas de cálculo na resolução de problemas de diversas áreas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Se o tempo permitir, serão abordados fenómenos ligados ao ciclo de estudos (Bioquímica) cuja modelação e posterior resolução dependem de ferramentas (nomadamente, equações diferenciais) que , não estando incluídas no programa, lhe são afins e podem motivar o aluno na procura da sofisticação matemática.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Apostol, T. (1994). Cálculo (Volume I). Editora Reverte.
- Sárrico, C. (1999). Análise Matemática ¿ Leitura e exercícios. Col. Trajectos Ciência 4, Gradiva,
Lisboa.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não