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Disciplina Virologia

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Virologia pretende essencialmente introduzir conceitos e conhecimentos básicos sobre Vírus, a nível teórico e prático, não só de um ponto de vista do conhecimento fundamental, mas também do ponto de vista das inúmeras aplicações e investigação destas entidades biológicas em várias áreas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao Estudo da Virologia: objectivos, importância e áreas de aplicação; Perspectiva histórica 2.Características gerais dos vírus 2.1.Estrutura e morfologia 2.2.Biologia molecular 2.3. Propagação viral; 2.4. Interacção Vírus/vírus e vírus/célula; Tipos e efeitos da infecção viral 3.Vírus de bactérias: 3.1. Estrutura e morfologia 3.2. Classificação 3.3. Replicação viral: ciclos lítico e lisogénico 3.4. Defesas da célula bacteriana 3.5. Utilização experimental de vírus de bactérias 4.Vírus de eucariotas 4.1. Estrutura e morfologia 4.2.Principals grupos: 4.2.1. Vírus de RNA (ssRNA e dsRNA) 4.2.2. Vírus de DNA (ssDNA e dsDNA) 4.2.3. Retrovirus 4.2.4. Vírus da hepatite B 4.3. Vírus "Gigantes" e outros agentes virais 5. Métodos de controlo viral. 6. Metodologia em virologia: detecção, isolamento, manutenção e propagação viral
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Identificar áreas de estudo da Virologia, de modo a perceber a sua relevância na prevenção e monitorização da saúde individual e pública e nas suas várias áreas de aplicação. 2. Estudar as características gerais dos vírus, relacionando-as com os diferentes grupos e compreendendo a sua versatilidade biológica e as suas funções na biosfera. 3. Estudar a biologia molecular viral, de modo a identificar e caracterizar os principais grupos de vírus com base no genoma, estratégias de replicação e propagação. 4. Estabelecer relações entre o genoma viral e a virulência como método de previsão do tipo de infeção. 5. Introduzir os principais métodos na manipulação de vírus. A resolução de problemas práticos, a preparação dos trabalhos e a atitude em laboratório darão ao aluno a autonomia necessária a um bom desempenho laboratorial em Virologia.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Recurso a metodologia IBL com atividades exploratórias e de investigação nas componentes teórica e prática  O recurso a metodologias ativas, como por ex. o trabalho exploratório e de grupo e a metodologia IBL desenvolvem competências de pesquisa, selecção e interpretação de informação e metodologia científica, bem como o interesse pelos temas abordados  Desta forma, a avaliação consistirá numa componente teórica (50% da nota final) e numa componente Prática (50% da nota final), cada com média igual ou superior a 9,5.  Avaliação teórica -teste (60%) e apresentação e discussão de um trabalho de investigação (metodologia IBL) (40%). Avaliação Prática: Aulas laboratoriais, com 2/3 de frequência obrigatória. Realização, apresentação e discussão em aula de relatórios/registos/atividades investigativas (igual ponderação). A avaliação considera o desempenho durante as actividades práticas. Todo o material de apoio referente às aulas será disponibilizado através da plataforma Moodle
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Cann A.J. (2016). Principles of Molecular Virology (6th ed). Elsevier Academic Press. (ISBN: 978-0-12-801946-7)  Flint, J., Racaniello, R.., Rall, G.F., Hatziioannou, T., & Skalka, A.M. (2020) Principles of Virology (Multivolume). (5th ed). ASM Press. (ISBN: 978-1-683-67358-3) Lostroh, P. (2024). Molecular and Cellular Biology of Viruses. CRC Press: Taylor and Francis Group. (ISBN 9781032732107).  Shors, T. (2016). Understanding viruses (3rd ed). Jones & Bartlett Learning. (ISBN 9781284057447)
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação componente teórica

    19-12-2025

    30%

    Trabalho de investigação (componente teórica) + apresentação e discussão

    19-12-2025

    20%

    Registo/relatórios e discussão componente prática

    19-12-2025

    30%

    Atividade de investigação (componente prática) + apresentação e discussão 19-12-2025 20%

     

    Para aprovação à Unidade Curricular, os estudantes terão de ter uma classificação igual ou superior a 9,5 valores em cada uma das componentes (Teórica e Prática).

    Existe obrigatoriedade de participação em todos os momentos de avaliação (Teórica e Prática).

    Existe obrigatoriedade de participação em pelo menos 2/3 das aulas da componente Prática.

    O recurso e utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) será permitido como ferramenta de pesquisa, desde que, obrigatoriamente, corretamente referenciadas.

    Quando em situação de plágio comprovada e/ou utilização indevida de ferramentas de IA, os respetivos elementos de avaliação serão anulados.

     

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