filmeu

Disciplina Física Geral

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina dá ao aluno uma visão global das diferentes áreas da Física, como base científica para o desenvolvimento das disciplinas específicas do curso.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Dimensões e unidades: Grandezas físicas; métodos de medida na Física

    Dinâmica da partícula:Leis de Newton; movimento uniformemente acelerado e movimento circular

    Energia: Trabalho-Energia; forças conservativas e não conservativas;energia potencial;conservação da energia

    Dinâmica de um sistema de partículas: Centro de massa; momento linear;Conservação da energia de um sistema de partículas

    Gases Ideais: Equação de estado; 1ªLei da Termodinâmica;calorimetria

    Corpo Rígido: Momento de inércia e energia de rotação;rolamento;conservação de energia;torque;Estática

    Fluídos: Hidrostática; impulsão; eq. da continuidade;eq. de Bernoulli;Lei de Poiseuille; escoamento turbulento;vasos elásticos

    Electricidade: Força electro-motriz. Potencial;Lei de Ohm e de Kirchoff

    Acústica: Oscilações e MHS; ondas estacionárias e progressivas; ondas sonoras;efeito de Doppler

    Óptica: Ondas electromagnéticas;velocidade da luz;princípio deHuygens; leis da reflexão e refracção; lentes e comprimento focal; sistemas de lentes

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Introdução aos princípios básicos da física clássica. O objectivo essencial consiste em fornecer uma formação introdutória sobre mecânica, energia, calorimetria, electricidade, ondas, fluídos e óptica.

    A nível teórico o aluno deve adquirir sentido crítico e espírito científico assim como uma boa compreensão dos conceitos e princípios básicos da física clássica. A nível teórico-prático deve ser capaz de aplicar os princípios teóricos a problemas concretos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas teóricas, a exposição dos conteúdos é efetuada procurando, com a participação ativa dos alunos, criar pontes entre os novos conceitos e os anteriores. São apresentadas situações problema para os quais os alunos são convidados a analisarem os conceitos neles envolvidos. Nas aulas teórico-práticas, os alunos analisam e resolvem problemas envolvendo os conceitos apresentados nas aulas. Os alunos são encorajados a experimentar várias estratégias de resolução de problemas nas áreas da Biologia e da Química.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Halliday, D. (2014). Fundamentals of physics - 10ª ed. Nova Iorque : John Wiley & Sons.  
    Tipler, P. A. (2009). Física para cientistas e engenheiros. Ed Guanabara Koogan. 
    Young, Hugh D. (2008). Física / Hugh D. Young, Roger A. Freddman - 12.ª ed.. São Paulo : Pearson. 
    Fishbane, P. M., Gasiorowicz, S. and Thornton, S. T. (2005). Physics for scientists and engineers, 3rd Edition: Prentice Hall 

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios