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Disciplina Biologia Molecular

  • Apresentação

    Apresentação

    Na área da biologia, a bioquímica e em investigação científica de forma geral, a biologia molecular ocupa cada vez mais um papel fundamental. A grande evolução do conhecimento molecular e do desenvolvimento das técnicas laboratoriais sobranceiras a esta área, tornam-se vitais em áreas tão importantes como a da medicina. O conhecimento básico em biologia molecular, permitirá aos alunos integrarem-se de forma facilitada em qualquer ambiente laboratorial.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    PROGRAMA TEÓRICO Genomas 1. Organização de genomas. Técnicas de sequenciação: Sanger versus NGS (Next generation sequencing) 2. Mecanismos moleculares de regulação da expressão génica 3. Mecanismos moleculares de recombinação genética 4. Processos de transferência génica e recombinação em Procariotas Análise Genómica 5. Fundamentos e aplicações de técnicas de análise genómica. 6. Técnicas de análise transcriptómica. Real time PCR vs. RNAseq. 7. Alteração da expressão génica - Epigenética. Metilação do DNA. Modificação das histonas e RNA não-codificante (ncRNA). 8. Tecnologia de DNA recombinante Processos celulares fundamentais 9. Sinalização celular 10. Carcinogénese Programa Prático 1. Regras de laboratório, soluções e pipetagem 2. Técnicas de manipulação de ácidos nucleicos: Extracção de DNA; PCR 3. Construção de um mapa de restrição: Digestão de DNA com enzimas de restrição. Análise de resultados 4. Técnica de PCR. Preparação de desenho experimental 5. Construção de uma molécula de DNA recombinante
  • Objetivos

    Objetivos

    Com esta UC pretende-se consolidar conceitos anteriormente adquiridos e que são fundamentais para compreender a biologia molecular da célula, e desenvolver os principais mecanismos de regulação da expressão génica. Pretende-se, ainda, com esta UC fornecer uma base sólida na área da biologia molecular, dando aos alunos a noção da diversidade de técnicas e de conceitos que envolvem o tema e a grande aplicabilidade prática que os mesmos têm na prática actual da biologia, da biomedicina e mesmo das áreas mais clínicas da medicina. Pretende-se ainda promover a aquisição de conhecimentos nas principais técnicas em biologia molecular e nos fundamentos teóricos que as suportam e, acima de tudo, promover a capacidade para desenvolverem trabalho num laboratório da especialidade.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Para além do acompanhamento semanal, os alunos terão à sua disposição na plataforma e-learning moodle, temas de discussão, artigos adicionais que possam ter interesse para a sua formação. Pretende-se desta forma criar um grande envolvimento e participação activa dos alunos na UC, e um interesse quotidiano pelos temas debatidos.As aulas teóricas serão lecionadas presencialmente ou por elearning recorrendo à plataforma Zoom sempre que necessário.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Alberts, Bray, Hopkin, Johnson, Lewis, Raff, Roberts and Walter (2013). Essential Cell Biology. 4th Ed. Garland Science. - Lodish, Berk, Kaiser, Krieger, Bretscher, Ploegh, Amon and Scott (2012). Molecular Cell Biology. 7th Ed. W. H. Freeman and Company. - Tropp, B.E. (2014). Principles of Molecular Biology. Jones & Bartlett Learning. - Weaver, R. (2011). Molecular Biology. 5th Ed. McGraw-Hill Education. - Williams, S.A., Slatko, B.E., McCarrey, J.R. (2007). Laboratory Investigation in Molecular Biology. Jones & Bartlett Learning.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Como estratégia de avaliação por frequência, os alunos serão submetidos a:

    1. Duas frequências teóricas (40%);
    2. Uma apresentação oral teórica no decurso das aulas (10%);
    3. Uma frequência prática de laboratório (50% da nota final da UC).

    Caso não concluam a UC desta forma:

    1. podem ainda ser sujeitos a um exame final teórico e outro prático, tendo cada um peso de 50% na nota final.

    A não realização de qualquer um dos componentes de avaliação, quer na parte teórica, quer na parte prática, implica a reprovação à avaliação contínua

    Nesta disciplina não é permitida a utilização de ferramentas de Inteligência artificial para elaboração dos trabalhos escritos, apresentações, frequências ou exames finais.

    No caso dos trabalhos escritos, os mesmos deverão ser apresentados oralmente e a nota obtida individualmente por cada aluno na sua apresentação, será a nota final do trabalho.

     

    As part of the continuous assessment strategy, students will be evaluated through:

    1. Two theoretical assessments (40% of the final grade);
    2. One oral theoretical presentation during class sessions (10%);
    3. One practical laboratory assessment (50% of the final course grade).

    If students do not successfully complete the course through continuous assessment:

    1. They may still be required to take a final theoretical exam and a final practical exam, each contributing 50% to the final grade.

    Failure to complete any of the assessment components, whether theoretical or practical, will result in failure of the continuous assessment process.

    The use of Artificial Intelligence tools is strictly prohibited for the preparation of written assignments, presentations, assessments, or final exams in this course.

    For written assignments, students must present their work orally. The final grade for the assignment will correspond to the individual grade each student receives for their oral presentation.

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