filmeu

Disciplina Toxicologia Aplicada

  • Apresentação

    Apresentação

    Aprendizagem dos aspetos fundamentais da Toxicologia em geral e das suas diversas aplicações nomeadamente no âmbito da alimentação, ambiente e saúde. Capacidade em compreender os mecanismos de toxicidade celular e tecidual associados a agentes tóxicos através da alimentação ou do ambiente. Saber identificar o tipo de contaminante e seus efeitos tóxicos para o ambiente. Clarificar o(s) mecanismo(s) de toxicidade. Avaliar os efeitos adversos para a saúde humana, resultantes da exposição a contaminantes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Considerações gerais sobre Toxicologia.Introdução à Toxicologia. Aplicações da Toxicologia: toxicologia ambiental e ecotoxicologia; toxicologia alimentar;toxicologia analítica e toxicologia clínica. Tipos de Toxicidade:Toxicidade aguda, subaguda, subcrónica e crónica. Factores que afectam a toxicidade no homem e ambiente.Toxicidade em órgãos e sistemas.Mecanismos de toxicidade.Toxicologia genética e cancerigénese. Os contaminantes e tóxicos presentes nos alimentos e ambiente.Toxinas presentes nos alimentos e cadeia alimentar. Contaminação por metais pesados: mercúrio, ferro e cádmio. Dioxinas : sua formação e contaminação no ambiente e nos alimentos destinados a consumo humano. Biotransformação de cancerígenos presentes em alimentos: naturais ou formados durante o processamento dos alimentos Contaminantes e tóxicos ambientais:Poluentes do ar, solo e água. A Toxicologia aplicada à Biotecnologia e Ambiente. Bioremediação.

  • Objetivos

    Objetivos

    Adquirir conhecimentos básicos sobre toxicologia, e os efeitos de substâncias tóxicas (ex. poluentes, fármacos, toxinas) no homem e nos ecossistemas. Significado de bioconcentração, biodegradação e bioamplificação no ser humano e no Ambiente. Estudo e aplicação dos procedimentos envolvidos na classificação de substâncias químicas e em avaliação de risco. O aluno terá de ser capaz de apreender os conceitos básicos acerca da toxicologia. Identificar os diversos poluentes nos compartimentos ambientais ar, solo, água. Interpretar curvas dose resposta. Relacionar o potencial tóxico das substâncias com a segurança da saúde humana. Conhecer os principais testes de toxicologia e sua aplicação a casos concretos. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No âmbito da unidade curricular são disponibilizados vídeos e documentos no moodle de apoio à cadeira.  Estes documentos e material didático permite a visualização de conteúdos programáticos e facilitam a aprendizagem dos conceitos básicos necessários a concretização dos objetivos estipulados para a cadeira.  Sempre que possível são efetuadas saídas de campo para reforço dos conteúdos programáticos e sempre que possível a recolha de amostras para serem utilizadas nos trabalhos práticos dos alunos em laboratório. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1-Casarett e Doulls (2001). Toxicologia. A ciência dos tóxicos. Tradução Portuguesa. Compêndio. McGraw Hill. Lisboa. 2-Colin Baird (1998) Environmental Chemistry. 2 Ed. W.H.Freeman & Co. nd 3-C.H.Walker, S.P. Hopkins, R.M. Sibly and D.R. Peakall (2000). Principles of Ecotoxicology. 2 Ed.T a y l o r & F r a n c i s . L o n d o n

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios