filmeu

Disciplina Introdução à Biotecnologia

  • Apresentação

    Apresentação

    A Biotecnologia é uma área do conhecimento multidisciplinar que visa estudar e apresentar soluções no campo da biomedicina, biofarmacêutica, agricultura e tratamento de resíduos. Acresce à Biotecnologia a compreensão de domínios como o desenvolvimento de novos biomateriais, biossensores, bioformulações e nanotecnologia, os quais são integrados e implementados na criação de novo conhecimento técnico e soluções novas para a sociedade. Deve ainda o aluno de Biotecnologia compreender as demais componentes das técnicas de terapia e diagnóstico de humanos e animais.

     

    Nesta Unidade Curricular são abordados os temas e conceitos relacionados com as várias vertentes da Biotecnologia, com foco no papel desempenhado pelo biotecnólogo na procura de soluções mais adequadas para o bem-estar do ser humano e desenvolvimento societal.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução

    2. Fundamentos de Análise

    3. Biomateriais

    4. Engenharia de Tecidos

    5. Reação Bioquímica e Cinética Enzimática

    6. Crescimento Celular

    7. Fluorescência

    8. Instrumentação

    9. Sensorização

    10. Patentes e Licenças

  • Objetivos

    Objetivos

    É objetivo desta Unidade Curricular a compreensão dos princípios transversais à Biotecnologia e o papel do biotecnólogo em contexto académico e profissional, nomeadamente em cenários afetos à área da biotecnologia e similares.

     

    Assim, o aluno será capaz de:

    • desenvolver competências de interpretação de informação na área da biotecnologia e similares, e contextualizar as mesmas na ótica da conceptualização técnica dos domínios transversais à Biotecnologia,

    • compreender a transversalidade da Biotecnologia segundo um contacto introdutório com os campos técnicos afetos à prática da Biotecnologia, com recurso à formulação técnica e casos de estudo, e

    • identificar as oportunidades académicas e profissionais da Biotecnologia no curto e médio prazo, bem como as boas práticas de atualização de conhecimento técnico ao longo da vida profissional.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Durante as aulas teóricas são apresentados os conteúdos do programa, com recurso a apresentações à base de dispositivos e casos de estudo, estimulando a discussão entre os alunos e docente. São ainda convidados profissionais dos setores académico e corpóreo para palestrarem em registo equivalente a seminário.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Thieman, W., & Palladino, M. (2019). Introduction to Biotechnology (4ª ed.). Nova Iorque, USA: Pearson

    • Lanza, R. P., Langer, R., & Vacanti, J. (2000). Principles of Tissue Engineering (2a ed.). London, UK: Elsevier Academic Press.

    • Moaveni, S. (2020). Engineering Fundamentals: An Introduction to Engineering (6ª ed.). London, UK: Elsevier Academic Press

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios