filmeu

Disciplina Controlo da Qualidade de Bioprodutos

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende fornecer conceitos teóricos e práticos sobre a implementação de um sistema de controlo de qualidade total numa empresa de biotecnologia.  As aulas laboratoriais pretendem aprofundar e aplicar de forma direta os temas lecionados nas aulas teóricas. Na vertente prática os alunos deverão saber, planear executar e analisar algumas metodologias aplicáveis no controlo de qualidade a uma empresa. Estarão ainda aptos a elaborar relatórios e/ou boletins analíticos das actividades desenvolvidas e a consultar e a interpretar normas referentes à legislação nacional e internacional aplicada à área.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Conceitos e definições de qualidade e controlo de qualidade.Aplicações e principais objectivos.A implementação do conceito em empresas.2.Sistemas de controlo de qualidade aplicados à biotecnologia: bioprodutos. Aplicação à indústria farmacêutica, cosmética e alimentar. Implementação das boas práticas de fabrico na empresa/indústria.Sistemas de prevenção dos riscos microbiológicos, químicos, físicos. 3.Definição dos pontos críticos. Metrologia. Planos de inspecção e ensaios. Controlo estatístico do processo produtivo. Princípios das cartas de controlo. Gráficos de controlo. Planos de amostragem. Cálculo do tamanho da amostra. 4.Auditorias da qualidade e garantia da qualidade. Referenciais para a Gestão da Qualidade: Normas sobre Sistemas de Gestão da Qualidade, campo de Aplicação das NP EN ISO 9000, 9001 e 9004, entre outras. 5. Aulas práticas.Validação de um ponto critico  através do estudo do prazo de validade de um produto farmacêutico/cosmético.Enterobacteriaceas em alimentos. 

  • Objetivos

    Objetivos

    O programa de Controlo da Qualidade de bioprodutos foi delineado de modo a que sejam transmitidos os conhecimentos gerais nomeadamente, os métodos aplicados em várias áreas da biotecnologia. Pretende que o aluno desenvolva autonomia e capacidade de abstracção e interligação entre os conhecimentos teoricos e práticos sobre qualidade. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No âmbito da unidade curricular são disponibilizados vídeos e documentos no moodle de apoio à cadeira.  Estes documentos e material didático permite a visualização de conteúdos programáticos e facilitam a aprendizagem dos conceitos básicos necessários a concretização dos objetivos estipulados para a cadeira.  Sempre que possível são efetuadas saídas de campo para reforço dos conteúdos programáticos e sempre que possível a recolha de amostras para serem utilizadas nos trabalhos práticos dos alunos em laboratório. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Juran J.M., Gryna F.M. (1991) Controle da qualidade: componentes básicos da função qualidade. Volumes I- IX.McGraw-Hill/Makron, São Paulo.

    Federici, M. M. (1994). The quality control of biotechnology products. Biologicals, 22(2), 151-159.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios