filmeu

Disciplina Microbiologia Médica

  • Apresentação

    Apresentação

    Identificar as áreas de aplicação da microbiologia médica e a sua relação com a biotecnologia. Conhecer os principais grupos de microrganismos que nos rodeiam, a sua implicação na saúde pública e relaciona-los com a epidemiologia e as doenças causadas por microrganismos e seus vetores. Serem capazes de distinguir os principais grupos de antibióticos, como atuam e os mecanismos que levam a resistência e à multirresistência. Na componente laboratorial o objetivo é a aprendizagem das técnicas laboratoriais de identificação de microrganismos geradores de doença. Os alunos deverão também conseguir observar e identificar os diversos grupos de microrganismos de importância médica ao microscópio: Manipular agentes microbianos nas condições de higiene e segurança exigidos e realizar testes bioquímicos clássicos e kits de última geração para a sua de identificação

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Programa Teórico: 1-Importância e áreas de aplicação da microbiologia médica e a sua relação com a biotecnologia. 2-Noções básicas de epidemiologia e saúde publica. 2-Microrganismos causadores de doenças do Domínio Bacteria e Archaea, Algas, Fungos, Protozoários, parasitas e vetores. Vírus, priões, propagação e doenças associadas. 3-Estudo dos mecanismos de patogenicidade, resistência e multirresistência dos microrganismos. 4-Mecanismos de defesa contra a infeção: antibióticos, antimicrobianos e vacinas. 5-Técnicas de diagnóstico laboratorial em microbiologia clínica. programa pratico: Exemplos e casos de estudo.Metodologias clássicas e avançadas de deteção e identificação de microrganismos: Comparação de eficácia entre diversos métodos bioquímicos de identificação de microrganismos de importância clínica. Realização da metodologia antibiograma. 

  • Objetivos

    Objetivos

    Um dos principais objectivos será o conhecimento sobre  a acção dos microrganismos patogénicos, a sua  interação com a saude humanaOs alunos deverão conseguir observar e identificar os diversos grupos de microrganismos ao microscópio. Manipular agentes microbianos nas condições de higiene e segurança exigidos, preparar soluções, material e meios de cultura necessários ao manuseamento de agentes microbianos e realizar testes avançados para a sua identificação. Saber interpretar e criticar os métodos analíticos executados e aprender a fazer relatórios das actividades desenvolvidas.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No âmbito da unidade curricular são disponibilizados vídeos e documentos no moodle de apoio à cadeira.  Estes documentos e material didático permite a visualização de conteúdos programáticos e facilitam a aprendizagem dos conceitos básicos necessários a concretização dos objetivos estipulados para a cadeira.  Sempre que possível são efetuadas saídas de campo para reforço dos conteúdos programáticos e sempre que possível a recolha de amostras para serem utilizadas nos trabalhos práticos dos alunos em laboratório. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Diagnostic Microbiology (12th ed.), Bailey & Scottis, Mosby.

    - Brooks, G. F., Butel, J. S., & Morse, S. A. (2006). Medical microbiology. United States, 25th.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios