filmeu

Disciplina Probabilidades e Estatística

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular dedica-se aos conceitos fundamentais da teoria da probabilidade, estatística e inferência estatística.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Estatística Descritiva

    Tipos de dados: inteiros, contínuos, categóricos, array, matriz

    Tabelas de frequências

    Medidas de centralidade e de variabilidade

    Visualização (Gráficos de barras, Histogramas, Caixas de Bigodes ... )

    2. Regressão Linear

    Variável independente vs. dependente.

    Gráficos de dispersão

    Covariância e coeficiente de Pearson

    Reta de regressão,

    Resíduo

    Método dos mínimos quadrados

    Cálculo da estimativa para a resposta, dado certo valor para a variável independente

    3. Probabilidade

    Experiência aleatória. Espaço de resultados. Evento. Operações entre eventos.

    Propriedades da função probabilidade. Probabilidade da união de eventos Lei da probabilidade total Teorema de Bayes Probabilidade condicionada. Eventos independentes

    4. Inferência Estatística

    Amostra e amostra aleatória. Estimador e estimativa para uma proporção. Intervalo de confiança para uma proporção.  Teste de hipótese para uma proporção

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta disciplina permite que o(a) aluno(a)

    OA1: seja exposto à probabilidade como uma função de medida essencial à ciência.

    OA2: entenda a estatística como uma área da ciência que permite à engenharia recolher dados, analisar dados, formular hipóteses relativas a esses dados e testar essas hipóteses. Nessa medida, a estatística e a probabilidade são essenciais ao conhecimento e à engenharia.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     

    • Nas aulas discutem-se as ideias que fundamentam o programa desta Unidade Curricular (UC), e são analisados múltiplos exemplos e exercícios de aplicação.
    • Para cada tópico desta UC é apresentado um conjunto de exercícios de aplicação. A(O)s alunas(os) são incentivados a resolver estes exercícios assim como a apresentar quaisquer dúvidas.
    • Todo o material de apoio e informação relevante será partilhada com as(os) alunas(os) através do Moodle.
    • A avaliação conta com uma componente contínua, que consiste na realização de 3 testes ou um exame (Frequência Final ou Recurso). Média dos 3 testes = A  Nota de Exame = B
    • os testes serão realizados durante a aula da correspondente semana
    • os testes serão precedidos de período de análise e debate de dúvidas das(os) alunas(os) os testes terão a duração de 20 minutos
    • os (as) alunos(as) não podem realizar Miniteste fora da semana definida
    • a nota final (NF) na UC é igual a: NF= 0,3*A+ 0,7*B    se A>B     ou     NF = B se A

     

     

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Morais, M. C. (2020): Probabilidades e Estatística: Teoria, Exemplos e Exercícios, IST Press (Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia)
    • Murteira, B., Ribeiro, C.S., Andrade e Silva, J., e Pimenta C. (2010): Introdução à Estatística, Escolar Editora
    • Murteira, B. (1993): Análise Exploratória de Dados - Estatística Descritiva, McGraw-Hill
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios