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Disciplina Laboratório de Engenharia do Som

  • Apresentação

    Apresentação

    UC que visa abordar de forma consisa os parâmetros essencias de manipulação do som numa DAW, passando por breves experiencias em capatção mono e streo a instrumentos musicais, como manuseamento do som com processamento dinâmico e temporal.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Audição de exemplos musicais e treino auditivo para áudio/Trabalhos de captação, gravação e edição de áudio digital.

    2. Laboratório de Captação

    2.1. Tipos de transdutores: Dinâmicos e condensador;

    2.2. Tipos de microfones: Free-field, shotgun, PZM.

    2.3. SPL, sensibilidade, relação sina/ruído (SNR), resposta dinâmica, resposta

    de frequência

    2.4. Captação Estéreofónica: Blumlein; XY, MS, AB, ORTF (c/s AB espaçado), Decca Tree;

    2.5. Captação multi-canal: Double MS, OCT, Hamazaki Square, IRT Cross;

    2.6.Caso prático de captação: Violino, Piano e Saxofone. 

    2.7. Caso prático em ensemble.

    3. Laboratório de Produção Áudio (Mistura e Masterização)

    3.2. Panorâmicas e Equalização;

    3.4. Processamento dinâmico (compressão, limitador, gate);

    3.5. Processamento de Efeitos;

    3.6. Masterização;

  • Objetivos

    Objetivos

    Dotar os alunos de conhecimentos teórico-práticos sobre edição digital,  hardware de áudio e mistura: manipulação de ondas sonoras e captação e gravação áudio com instrumentos reais;

    Dotar os alunos de todo o processo de captação e gravação com recurso a exemplos práticos do funcionamento de processamento de efeito temporal e dinâmico. 

    Aumentar e melhorar a capacidade crítica e criativa a nível auditivo dos alunos. 

    Conhecer hardware de áudio e o seu funcionamento

    Conhecer e diferenciar tipos de compressores e efeitos e suas aplicações

    Conhecer e diferenciar tipos de microfones e devidas técnicas de captação

    Conhecer e aplicar técnicas de edição, captação, mistura e masterização

    Incentivar trabalhos práticos a serem executados todas as semanas da matérias dada de como ao aluno assimilar do ponto de vista processual e auditivo os conhecimentos transmitidos

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Incluir cada vez mais processos pr´ºaticos de captação e gravação aúdio com alunos. Levar os alunos a laboratórios práticos de gravação e captação como seja o protocolo que se criou entre a ULHT e a EAMCN.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Huber, D.,  & Runstein, R., (2009), ¿Modern Recording Techniques¿, 7th edition, Focal Press;

      Davis, G., & Jones, R., (1990) ¿Sound Reinforcement Handbook¿, 2nd edition, Hal Leonard;

      Owsinsky, B., (1999), ¿The Mixing Engineer's Handbook¿, 3rd edition, Cengage Learning

      Katz, B., (2007), ¿Mastering Áudio¿, 2nd edition, Focal press

     

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