filmeu

Disciplina Design de Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC visa a aquisição dos princípios fundamentais de Design de Comunicação para suportes impresso e digital, com especial enfoque nas vertentes de identidade visual e design para web. A transmissão destes conhecimentos assenta no desenvolvimento de projeto prático ao longo do semestre, com recurso a pacote de software ajustado àqueles conteúdos e aplicação das bases teóricas lecionadas. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Metodologia projetual e processos criativos;
    - Tipografia — famílias, estrutura, desenho, aplicação;
    - Composição — grelhas de apoio, hierarquia de informação;
    - Formatos de imagens e sistemas de cor para impressão e ecrã;
    - Técnicas e ferramentas essenciais de desenho vetorial e edição de imagem; 
    - Atributos técnicos de acessibilidade e de usabilidade presentes num layout para web;
    -  Workflows para a criação de conteúdo online;
    - Técnicas de gestão de conteúdo para web;
    - Elementos necessários para composição de um website – páginas, artigos, plugins, widgets, categorias, etiquetas, menus, templates, gestão de ficheiros.

  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre os estudantes deverão estar aptos a:
    - Identificar e aplicar os componentes fundamentais de um projeto de Design de Comunicação;
    - Aplicar com desenvoltura técnicas e ferramentas de pacote hardware-software necessárias à produção de websites e aplicação de identidade visual em suporte impresso e ecrã;
    - Aplicar sólidas capacidades criativas, conceptuais e técnicas nos projetos práticos propostos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    É uma cadeira teórico¿prática que combina intervenções expositivas dos conteúdos programáticos com a elaboração de exercícios pacote hardware-software necessárias aos projetos propostos. Ao longo do semestre será desenvolvido projeto prático nas vertentes de identidade visual e website, em grupos de 2 alunos, com acompanhamento em aula.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • AA.VV. (2021). Design, Second Edition: The Definitive Visual Guide. DK: Londres.
    • Krug, Steve (2014), Don’t make me think, revisited: A common sense approach to web usability. Voices that matter.
    • Slade-Brooking, C. (2016). Creating a Brand Identity: A Guide for Designers. London: Laurence King Publishing.
    • Williams, A. (2023). WordPress for Beginners 2023: A Visual Step-by-Step Guide to Mastering WordPress. Webmaster Series

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios