-
Apresentação
Apresentação
A UC visa a aquisição dos princípios fundamentais de Design de Comunicação para suportes impresso e digital, com especial enfoque nas vertentes de identidade visual e design para web. A transmissão destes conhecimentos assenta no desenvolvimento de projeto prático ao longo do semestre, com recurso a pacote de software ajustado àqueles conteúdos e aplicação das bases teóricas lecionadas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-1-10153
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Metodologia projetual e processos criativos; - Tipografia — famílias, estrutura, desenho, aplicação; - Composição — grelhas de apoio, hierarquia de informação; - Formatos de imagens e sistemas de cor para impressão e ecrã; - Técnicas e ferramentas essenciais de desenho vetorial e edição de imagem; - Atributos técnicos de acessibilidade e de usabilidade presentes num layout para web; - Workflows para a criação de conteúdo online; - Técnicas de gestão de conteúdo para web; - Elementos necessários para composição de um website – páginas, artigos, plugins, widgets, categorias, etiquetas, menus, templates, gestão de ficheiros.
-
Objetivos
Objetivos
No final do semestre os estudantes deverão estar aptos a: - Identificar e aplicar os componentes fundamentais de um projeto de Design de Comunicação; - Aplicar com desenvoltura técnicas e ferramentas de pacote hardware-software necessárias à produção de websites e aplicação de identidade visual em suporte impresso e ecrã; - Aplicar sólidas capacidades criativas, conceptuais e técnicas nos projetos práticos propostos.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
É uma cadeira teórico¿prática que combina intervenções expositivas dos conteúdos programáticos com a elaboração de exercícios pacote hardware-software necessárias aos projetos propostos. Ao longo do semestre será desenvolvido projeto prático nas vertentes de identidade visual e website, em grupos de 2 alunos, com acompanhamento em aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AA.VV. (2021). Design, Second Edition: The Definitive Visual Guide. DK: Londres. Krug, Steve (2014), Don’t make me think, revisited: A common sense approach to web usability. Voices that matter. Slade-Brooking, C. (2016). Creating a Brand Identity: A Guide for Designers. London: Laurence King Publishing. Williams, A. (2023). WordPress for Beginners 2023: A Visual Step-by-Step Guide to Mastering WordPress. Webmaster Series
-
Avaliação
Avaliação
1. Ponderações projeto:
- 15% Exercício individual de avaliação em software de gestão de conteúdos online e edição de imagem;
- 40% projeto de website;
- 45% projeto de identidade visual.2. Outros parâmetros:
- Momentos de avaliação intercalares: 2 falhas implica a exclusa¿o da avaliação contínua;
- Assiduidade: obrigatoriedade de assistir a um mínimo de 75% das aulas — uma percentagem de faltas superior a 25% do total das aulas implica a exclusão da avaliação contínua;
- Acompanhamento projetos: serão excluídos da avaliação os projetos que tenham acompanhamento insuficiente em aula.3. Exame de 2a época e época especial (melhoria de nota incluída):
Projeto individual, de entrega presencial à hora do exame, com enunciado semelhante ao do semestre; a não reprodução em sala de mais que uma técnica utilizada no Spot Vídeo implica a exclusão da avaliação do mesmo.
Ponderações:
- 40% Exercício individual de avaliação em software de gestão de conteúdos online e edição de imagem;
- 30% projeto de website;
- 30% projeto de identidade visual.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




