filmeu

Disciplina Atelier de Marketing

  • Apresentação

    Apresentação

    Disciplina de aplicação prática de ferramentas de Marketing para o planeamento estratégico e operacional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    No âmbito da elaboração do trabalho de avaliação do atelier, apresentam-se os conteúdos teóricos abordados em aula e de acompanhamento ao trabalho a ser desenvolvido pelo estudante.
     

    1. Análise interna e externa - micro e macro ambiente – análise PESTAL 
    2. Análise e matriz SWOT – simples e cruzada
    3. Análise e atratividade de mercados (modelo das 5 forças) Estratégias de crescimento
    4. Objetivos de Marketing
    5. Formulação de estratégias de Marketing: diferenciação e modelo STP
    6. Marketing Mix (Preço, Produto, Distribuição, Promoção)
  • Objetivos

    Objetivos

    O objectivo da UC é aprofundar os conhecimentos de Marketing através da realização de um plano de Marketing. Para tal, será criado um ambiente de problemáticas geradas pela incerteza dos mercados e criando a necessidade do estudante colocar em prática conhecimentos apreendidos ao longo do curso.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias ativas de aprendizagem (ex. sala de aula invertida e design thinking), para além da participação individual e em grupo num fórum, para apresentação e discussão de tópicos da atualidade relacionados com o Marketing.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Westwood, J., (2019). How to Write a Marketing Plan. Elsevier, Kogan page
    • Chernev, A., (2019). Strategic marketing management: the framework. Chicago: Northwestern University. 
    • Kreutzer, Ralf T., (2019), Toolbox for Marketing and Management – Creative Concepts, Forecasting Methods and Analytical Instruments, Berlin, Springer
    • Chernev, A., (2017). The Marketing Plan Handbook (5th Edition). Chicago: Cerebellum Press
    • McDonald, Malcolm and Wilson, Hugh (2016). Marketing Plans: How to Prepare Them, How to Use Them, (8ª ed.). West Sussex, Wiley.
    • Dib, A., (2021), O plano de Marketing de 1 página, Lisboa, Editora Self
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios