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Apresentação
Apresentação
Esta UC existe na interseção entre os Estudos dos Media e Ciências da Comunicação, a Teoria Política e a Sociologia dos Movimentos Sociais. O seu objetivo principal é olhar para as transformações trazidas pelas Tecnologias de Informação no alargamento da participação social e política nas sociedades atuais. Com esta UC, pretende-se abordar diversos exemplos de como a definição de política se tem transformado, e as condições materiais e simbólicas por detrás dessas mesmas transformações. No contexto da licenciatura, esta UC permite explorar a forma como as Ciências da Comunicação são fundamentais para entender as mais recentes evoluções históricas e tecnológicas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-2-23373
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 Apresentação
2 Sociedade em rede
3 Emergência de novos sujeitos políticos na sociedade em rede
4 Definições de ativismo
5 As promessas do alvorar das ICTs
6 Métodos de estudo dos ativismos digitais
7 Hacktivismo
8 Ativismo Hashtag
9 Subativismo
10 Data activism & Big Data
11 A cooptação conservadora
12 A comodificação do ativismo
13 Questionar a lógica da (in)visibilidade digital
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Objetivos
Objetivos
Compreender o conceito de ativismo
Compreender as especificidades dos ativismos digitais
Compreender a ligação entre participação cívica e política
Conhecer diferentes tipos de ativismo digital e o conhecimento produzidos sobre eles
Saber ter uma postura crítica face ao papel da tecnologia nas transformações sociais
Conhecer diferentes formas de fazer investigação sobre ativismo digital
Ser capaz de participar em investigação sobre redes sociais e ativismo digital
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Análise conjunta e diferida de estudos de caso.
Convite de diferentes palestrantes para abordar algumas das temáticas e casos práticos abordados em aula.
Exercícios de planeamento de ativismo digital.
Uso de ferramentas inovadoras para captura e análise de dados.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Castells, M. (2010). The rise of the network society (2nd ed.). Wiley-Blackwell.
D’Ignazio, C., & Klein, L. F. (2020). Data feminism. The MIT Press.
Della Porta, D., & Diani, M. (2006). Social movements: An introduction (2nd ed). Blackwell Publishing.
Jackson, S. J., Bailey, M., & Welles, B. F. (2020). #HashtagActivism: Networks of race and gender justice. MIT press.
Lupa¿, P. (2018). Beyond the digital divide: Contextualizing the information society (First edition). Emerald Publishing.
Özkula, S. M., Reilly, P. J., & Hayes, J. (2023). Easy data, same old platforms? A systematic review of digital activism methodologies. Information, Communication & Society, 26(7), 1470–1489.
Plummer, K. (1995). Telling Sexual Stories: Power, Change and Social Worlds. Routledge.
Schradie, J. (2019). The revolution that wasn’t: How digital activism favors conservatives. Harvard University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não