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Disciplina Reportagem e Investigação Jornalística

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular (UC) foca-se nas áreas de reportagem e jornalismo de investigação, abordando-as de forma teórico-prática. O seu objetivo é capacitar os estudantes para desenvolverem reportagens aprofundadas, entendendo a narrativa jornalística e os mecanismos de apuramento de informação. Através de uma abordagem crítica, a UC promove o questionamento ético e a compreensão do papel do jornalista na sociedade contemporânea, destacando a relevância da profissão enquanto poder e contrapoder. Os conteúdos programáticos são estruturados para oferecer uma compreensão histórica, metodológica e legal do jornalismo, com especial enfoque no jornalismo de investigação, articulando estas competências com as necessidades e desafios atuais do mercado de trabalho. A UC também possibilita o contacto com profissionais de prestígio, promovendo uma formação integrada e aplicada ao campo jornalístico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.    Jornalismo de investigação e reportagem
    1.1.    Jornalismo do quotidiano, jornalismo de investigação e reportagem
    1.2.    Diálogos e conflitos com a investigação científica, policial e judicial 
    2.    Enquadramento histórico  
    2.1.    A origem histórica da reportagem e do jornalismo de investigação
    2.3.    Reportagens de investigação que fizeram história 
    3.    Métodos de investigação  
    3.1.    O tema, o ângulo e o uso da hipótese no jornalismo de investigação 
    3.2.    A entrevista como instrumento da pesquisa 
    3.3.    A recolha, filtragem, verificação e tratamento da informação 
    4.    Limites éticos
    4.1.    O Código Deontológico e o Estatuto do Jornalista
    4.2.    Dilemas éticos 

    5.    O jornalismo de investigação e os poderes  
    5.1.    A procura da objetividade através dos métodos 
    5.3.    Constrangimentos ao jornalismo de investigação 

    6.    O jornalismo, os meios emergentes e o futuro  

    6.1.    As plataformas, o jornalismo cidadão, as redes sociais, a AI

    6.2.    O jornalismo colaborativo 

  • Objetivos

    Objetivos

    Partindo dos conceitos de reportagem e de jornalismo de investigação, esta Unidade Curricular (UC) procura cruzar estas duas vertentes, introduzindo os estudantes nas práticas da elaboração da grande reportagem e da investigação jornalística. 

    A UC visa, em suma:

    Apresentar e contextualizar as melhores práticas jornalísticas, permitindo aos estudantes compreender e aplicar conceitos essenciais no campo da reportagem e da investigação.

    Promover uma análise crítica perante más práticas e atropelos éticos, ajudando os estudantes a reconhecer e evitar comportamentos inadequados.

    Explorar o papel do jornalista nas encruzilhadas do jornalismo contemporâneo e a sua relevância na sociedade atual.

    A análise e discussão de trabalhos de grande reportagem e o estímulo à prática da reportagem e da investigação jornalística são centrais para a disciplina, proporcionando aos estudantes uma formação prática e teórica robusta.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular combina aulas teóricas expositivas com uma forte componente prática, refletindo um modelo pedagógico que valoriza a integração entre teoria e prática. 

    Os alunos desenvolvem trabalhos individuais de reportagem a partir de temas que eles próprios propõem. As várias etapas da pesquisa e desenvolvimento destes trabalhos são acompanhadas de perto pela docente, através de tutorias individuais e discussões em grupo durante as aulas práticas. 

    São analisados e discutidos trabalhos de reportagem e investigação, esta visão crítica ajuda os alunos a compreender e aplicar conceitos teóricos a contextos reais. Sempre que possível, procura-se proporcionar o contacto com profissionais de prestígio na área do jornalismo. Estas interações oferecem uma perspetiva prática e atualizada sobre o exercício da profissão.

    A prática consolida os conhecimentos teóricos, tornando a aprendizagem mais orgânica e duradoura, preparando os alunos para os desafios do campo profissional.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Coelho, P. (2023). Novas Fronteiras do Jornalismo de Investigação: Do Lobo Solitário à Alcateia. Comunicação e Sociedade, 44, e023015. https://doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4561

     

    Coelho, P., Reis, A., & Bonixe, L. (2021). Manual de reportagem. Labcom Books.

     

    Godinho, J. (2021). O equívoco poder do jornalismo. In P. M. Gomes, T. C. Cunha, C. Henriques, C. G. Riley (Eds.), A liberdade por princípio: Estudos e testemunhos de homenagem a Mário Mesquita (pp. 303–319). Tinta-da-China.

     

    Hunter, M. L. (2013). A investigação a partir de histórias: Um manual para jornalistas investigativos. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000226456

     

    Kovach, B., & Rosenstiel, T. (2005). Os elementos do jornalismo: O que os profissionais de jornalismo devem saber e o público deve exigir. Porto Editora.

     

    Maia, V. (2016). Jornalismo de investigação – Licença para revelar. Jornais e Jornalistas, (62), 6–21. Clube de Jornalistas. http://www.clubedejornalistas.pt/wp-content/uploads/2016/06/JJ62.pdf

     

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