-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular (UC) foca-se nas áreas de reportagem e jornalismo de investigação, abordando-as de forma teórico-prática. O seu objetivo é capacitar os estudantes para desenvolverem reportagens aprofundadas, entendendo a narrativa jornalística e os mecanismos de apuramento de informação. Através de uma abordagem crítica, a UC promove o questionamento ético e a compreensão do papel do jornalista na sociedade contemporânea, destacando a relevância da profissão enquanto poder e contrapoder. Os conteúdos programáticos são estruturados para oferecer uma compreensão histórica, metodológica e legal do jornalismo, com especial enfoque no jornalismo de investigação, articulando estas competências com as necessidades e desafios atuais do mercado de trabalho. A UC também possibilita o contacto com profissionais de prestígio, promovendo uma formação integrada e aplicada ao campo jornalístico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-2-23408
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Jornalismo de investigação e reportagem
1.1. Jornalismo do quotidiano, jornalismo de investigação e reportagem
1.2. Diálogos e conflitos com a investigação científica, policial e judicial
2. Enquadramento histórico
2.1. A origem histórica da reportagem e do jornalismo de investigação
2.3. Reportagens de investigação que fizeram história
3. Métodos de investigação
3.1. O tema, o ângulo e o uso da hipótese no jornalismo de investigação
3.2. A entrevista como instrumento da pesquisa
3.3. A recolha, filtragem, verificação e tratamento da informação
4. Limites éticos
4.1. O Código Deontológico e o Estatuto do Jornalista
4.2. Dilemas éticos5. O jornalismo de investigação e os poderes
5.1. A procura da objetividade através dos métodos
5.3. Constrangimentos ao jornalismo de investigação6. O jornalismo, os meios emergentes e o futuro
6.1. As plataformas, o jornalismo cidadão, as redes sociais, a AI
6.2. O jornalismo colaborativo
-
Objetivos
Objetivos
Partindo dos conceitos de reportagem e de jornalismo de investigação, esta Unidade Curricular (UC) procura cruzar estas duas vertentes, introduzindo os estudantes nas práticas da elaboração da grande reportagem e da investigação jornalística.
A UC visa, em suma:
Apresentar e contextualizar as melhores práticas jornalísticas, permitindo aos estudantes compreender e aplicar conceitos essenciais no campo da reportagem e da investigação.
Promover uma análise crítica perante más práticas e atropelos éticos, ajudando os estudantes a reconhecer e evitar comportamentos inadequados.
Explorar o papel do jornalista nas encruzilhadas do jornalismo contemporâneo e a sua relevância na sociedade atual.
A análise e discussão de trabalhos de grande reportagem e o estímulo à prática da reportagem e da investigação jornalística são centrais para a disciplina, proporcionando aos estudantes uma formação prática e teórica robusta.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular combina aulas teóricas expositivas com uma forte componente prática, refletindo um modelo pedagógico que valoriza a integração entre teoria e prática.
Os alunos desenvolvem trabalhos individuais de reportagem a partir de temas que eles próprios propõem. As várias etapas da pesquisa e desenvolvimento destes trabalhos são acompanhadas de perto pela docente, através de tutorias individuais e discussões em grupo durante as aulas práticas.
São analisados e discutidos trabalhos de reportagem e investigação, esta visão crítica ajuda os alunos a compreender e aplicar conceitos teóricos a contextos reais. Sempre que possível, procura-se proporcionar o contacto com profissionais de prestígio na área do jornalismo. Estas interações oferecem uma perspetiva prática e atualizada sobre o exercício da profissão.
A prática consolida os conhecimentos teóricos, tornando a aprendizagem mais orgânica e duradoura, preparando os alunos para os desafios do campo profissional.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Coelho, P. (2023). Novas Fronteiras do Jornalismo de Investigação: Do Lobo Solitário à Alcateia. Comunicação e Sociedade, 44, e023015. https://doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4561
Coelho, P., Reis, A., & Bonixe, L. (2021). Manual de reportagem. Labcom Books.
Godinho, J. (2021). O equívoco poder do jornalismo. In P. M. Gomes, T. C. Cunha, C. Henriques, C. G. Riley (Eds.), A liberdade por princípio: Estudos e testemunhos de homenagem a Mário Mesquita (pp. 303–319). Tinta-da-China.
Hunter, M. L. (2013). A investigação a partir de histórias: Um manual para jornalistas investigativos. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000226456
Kovach, B., & Rosenstiel, T. (2005). Os elementos do jornalismo: O que os profissionais de jornalismo devem saber e o público deve exigir. Porto Editora.
Maia, V. (2016). Jornalismo de investigação – Licença para revelar. Jornais e Jornalistas, (62), 6–21. Clube de Jornalistas. http://www.clubedejornalistas.pt/wp-content/uploads/2016/06/JJ62.pdf
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não