-
Apresentação
Apresentação
As tendências cobrem transversalmente vários aspectos da sociedade: o consumo, mas também a política, os fenómenos sociais, as estratégias económicas, os hábitos locais, a vida cultural, a evolução demográfica, as descobertas científicas, os usos e as atitudes. Propomo-nos transmitir conhecimentos que permitam interpretar esses sinais da sociedade e traduzi-los sob a forma apresentações coerentes e dirigidas a públicos-alvo específicos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT24-22977
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Cool Hunting x Forecasting;
Trendsetter;
Zeitgeist;
Pesquisa de tendências;
Pesquisa Intuitiva de tendências;
Análise precisa;
Inspiração para o Design;
Comportamento do Consumidor;
Noções sobre o processo de definição de tendências;
Difusão de tendências;
Agências mundiais de tendências;
Como definir, analisar e escolher uma tendência;
Meios de comunicação e Redes sociais.
-
Objetivos
Objetivos
Capacidade de pesquisar e trabalhar influências;
Capacidades de seleccionar e interpretar tendências;
Capacidade de pesquisa intuitiva de tendências;
Capacidade para fazer análises precisas;
Capacidade para trabalhar inspiração para design;
Capacidade de usar diferentes metodologias de tratamento da informação;
Reconhecer a importância do trabalho prático e da intuição no processo criativo;
Domínio das metodologias e técnicas de prospecção de tendências;
Domínio das metodologias e técnicas de apresentação de tendências;
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Gilles, L. (2010). O Império do Efémero. Portugal: Publicações D. Quixote.
Godart, F. (2012). Sociología de la Moda. Barcelona: Edhasa.
Simmel. Society, consumption and spectacle v. 5 (3), pp. 10 – 23
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não