Disciplina Computação da Imagem Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    Num mundo cada vez mais digital, encontramos, nestes tempos correntes, uma comunicação cada vez mais visual, recorrendo-se muitas vezes à criação de filmes de animação gráfica que expliquem conceitos, mensagens, etc. Neste contexto, torna-se importante dotar os alunos com conhecimentos base sobre estas tecnologias, no sentido de poderem ser aplicados num projeto tipo. Assim sendo, o aluno adquirirá um conhecimento em relação às linguagens técnicas do motion graphics assim como aplicação teórica do design gráfico num projeto prático de animação digital. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Noções teórico práticas de design gráfico aplicadas ao conceito de motion graphics tais 
      como: tipografia, layout, tipos e formatos de imagens, sistemas de cor, organização de 
      um projeto gráfico para criação de animações digitais.
    2. Introdução ao desenho vetorial em Adobe Illustrator: documento, formas base, 
      aplicação de cor, técnicas de seleção, duplicação e reposição, controlo de distâncias e 
      espaços, ferramentas de transformação, curvas bezier, organização do trabalho em 
      camadas (layers), importação e manipulação de imagens gráficas e edição e 
      manipulação de texto gráfico.
    3. Planificação e conceção de sequências animadas tendo como princípio a transmissão de 
      uma ideia/mensagem.
    4. Noções fundamentais de animação digital: princípios da animação aplicados ao 
      contexto de motion graphics.
    5. Criação de um guião e construção de um storyboard sobre uma ideia/mensagem a 
      transmitir.
    6. Composição de conteúdos vetoriais para serem aplicados numa animação digital.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como principal objetivo dotar o discente de uma literacia visual através da transmissão de conhecimento, compreensão e expressão tecnológica no campo do design gráfico aplicado para o contexto de motion graphics. Paralelamente é pretendido transmitir conhecimentos ligados ao design gráfico, metodologias de trabalho, técnicas de animação e composição vídeo. Fatores transversalmente ligados ao mundo da comunicação visual, mais concretamente na divulgação de uma ideia ou mensagem através da produção de uma animação digital.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sendo uma unidade curricular teórico¿prática serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos com o recurso a elementos audiovisuais. Serão ainda ministrados exercícios práticos utilizando o software de animação digital e composição de imagem Adobe After Effects. Será efectuado o acompanhamento dos projetos da disciplina junto dos alunos.

    Sistema de avaliação (%):

    1. Exercício prático de avaliação: 40% da avaliação.
    2. Projeto da unidade curricular (grupos de 2 alunos): 60% da avaliação.

    A avaliação individual tem em linha de conta a participação em sala, assim como as percentagens de participação definidas no relatório de projeto de autoavaliação, do grupo de trabalho.

    As entregas das fases de projeto são obrigatórias nas datas estipuladas. A falta em mais de uma avaliação intercalar implica a exclusão da avaliação contínua e por conseguinte à reprovação da unidade curricular.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Adobe Creative Team (2012). Adobe After Effects CS6 Classroom in a Book. California: 
      Adobe Press.

    • Excell, L.; Batdorff, J.; Brommer, D.; Rickman, R. & Simon, S. (2010). Composition: From 
      Snapshots to Great Shots. California: Peachpit Press.

    • Braha, Y.& Byrne, B. (2011). Creative Motion Graphic Titling for Film, Video, and the Web. Oxford: Focal Press. (ISBN: 978-0-240-81419-3)

    • Taylor, A. (2010). Design Essentials for the Motion Media Artist: A Practical Guide to Principles & Techniques. 1 ed. Oxford: Focal Press.

    • William, R. (2009). The Animator's Survival Kit--¿Revised Edition: A Manual of Methods, Principles and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion and Internet Animators. New York: Faber & Faber. 

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

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