filmeu

Disciplina Computação da Imagem Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    Num mundo cada vez mais digital, encontramos uma comunicação cada vez mais visual, recorrendo-se muitas vezes à criação de filmes de animação gráfica que expliquem conceitos, mensagens, etc. Neste contexto, torna-se importante dotar os alunos de conhecimentos base sobre estas tecnologias, no sentido de poderem ser aplicados num projeto tipo. Assim sendo, o aluno adquirirá um conhecimento em relação às linguagens técnicas do motion graphics assim como aplicação dos princípios do design gráfico num projeto prático de animação digital. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Noções teórico práticas de design gráfico aplicadas ao conceito de motion graphics tais como: tipografia, layout, tipos e formatos de imagens, sistemas de cor, organização de um projeto gráfico para criação de animações digitais.
    2. Introdução ao desenho vetorial em Adobe Illustrator: documento, formas base, aplicação de cor, técnicas de seleção, duplicação e reposição, controlo de distâncias e espaços, ferramentas de transformação, curvas bezier, organização do trabalho em camadas (layers), importação e manipulação de imagens gráficas e edição e manipulação de texto gráfico.
    3. Planificação e conceção de sequências animadas tendo como princípio a transmissão de uma ideia/mensagem.
    4. Noções fundamentais de animação digital: princípios da animação aplicados ao contexto de motion graphics.
    5. Criação de um guião e construção de um storyboard sobre uma ideia/mensagem a transmitir.
    6. Composição de conteúdos vetoriais para serem aplicados numa animação digital.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como principal objetivo dotar o discente de uma literacia visual através da transmissão de conhecimento, compreensão e expressão tecnológica no campo do design gráfico aplicado para o contexto de motion graphics.

    Paralelamente transmitem-se conhecimentos ligados ao design gráfico, metodologias de trabalho, técnicas de animação e composição vídeo. Fatores transversalmente ligados ao mundo da comunicação visual, mais concretamente na divulgação de uma ideia ou mensagem através da produção de uma animação digital.

     

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    • Aprendizagem baseada em exercícios práticos realizados em aula.
    • Solidificação da aprendizagem através da elaboração de projetos práticos, de forma a incentivar os discentes a trabalhar em projetos possíveis de encontrar no mundo real.
    • Análise crítica de projetos já existentes para a consolidação e aplicação dos princípios do design gráfico e motion graphics.
    • Formação de grupos de trabalho, de forma a fomentar a colaboração e partilha de conhecimentos, a inter-ajuda, o desenvolvimento de habilidades sociais e a consolidação da aprendizagem.
    • Promoção da criatividade através do acompanhamento e orientação do projeto nas suas diferentes fases.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Braha, Y.& Byrne, B. (2011). Creative Motion Graphic Titling for Film, Video, and the Web. Oxford: Focal Press. (ISBN: 978-0-240-81419-3)

    • Excell, L.; Batdorff, J.; Brommer, D.; Rickman, R. & Simon, S. (2010). Composition: From Snapshots to Great Shots. California: Peachpit Press.

    • Landa, R. (2011). Graphic Design Solutions (4 th ed.). Boston: Wadsworth Cengage Learning.

    • Taylor, A. (2011). Design Essentials for the Motion Media Artist: A Practical Guide to Principles & Techniques (1st ed). Oxford: Focal Press.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios