-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular contribui para o desenvolvimento de capacidades de investigação e análise crítica, ajudando o aluno a entender os pressupostos que governam tecnologias atualmente disponíveis para qualquer utilizador. Também promove o desenvolvimento conceptual e criativo do estudante, além de fornecer conhecimentos técnicos para a criação de conteúdos digitais. Equipa-o, assim, com competências para exercer o seu poder de comunicação na sociedade contemporânea.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-2590
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Significante e significado
- Ícone, índice, símbolo
- Mapeamentos entre data & representação segundo W. Gaver: simbólico, metafórico, icónico
- Perceção
- Interação com interfaces ubíquas vs. Idiossincráticas
- Continuidades e descontinuidades relacionadas com atenção e intensidade
- Tipos de relação áudio-visual & os seus efeitos percetivos
- Criação de páginas web com os trabalhos desenvolvidos no âmbito da disciplina
- Content Management Systems(Wordpress e Wix)
- Como transformar qualquer página web num template - modificação de conteúdos em HTML (com Brackets)
- Alguns princípios para indexação e ranking no Google
- Análise de objetos multimedia
- Investigação sobre temas da atualidade
- Noções de Open Source, Shareware e Creative Commons
- Tratamento e edição de som (com Reaper ou Audacity) e imagem (com Gimp ou Photoshop)
- Projeto criativo ilustrativo da investigação: montagens gráficas e sonoras com hiperligações internas/ externas
- Significante e significado
-
Objetivos
Objetivos
- Desenvolver autonomia na investigação e aprendizagem
- Desenvolver a capacidade de contextualizar objetos multimédia (item, utilizador/ consumidor/ destinatário e produção)
- Desenvolver pensamento crítico e conceptual a partir da investigação sobre temas da atualidade
- Desenvolver competências de comunicação mediante a criação de URLs com texto, imagem, som e vídeo
- Desenvolver métodos criativos para libertar a imaginação, e discernir ligações entre assuntos sem relação aparente
- Adquirir competências básicas de tratamento/ edição de som e imagem, e simultaneamente desenvolver uma sensibilidade composicional idiossincrática
- Aprender os fundamentos da dinâmica da atenção
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
No início do semestre é fornecido aos estudantes um documento com briefings detalhados, metodologias de ensino e avaliação, assim como hiperligações para ferranentas digitais e materiais de apoio.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Media Text Hackteam (2018). Media Text Book 101. https://opentextbc.ca/mediastudies101
Bridle, James (2019). New Dark Age : Technology and the End of the Future. Verso Books, London.
TED talk: https://www.youtube.com/watch?v=tNMvYxJZgsUElectronic Frontier Foundation, https://www.eff.org/
Sá, Adriana & Tanaka, Atau (2019). The Variables of Spatial Presence: a parametric model. Proceedings of xCoAx.
https://2019.xcoax.org/pdf/xCoAx2019-Sa.pdfGaver, W. W. (1986). Auditory Icons: Using Sound in Computer Interfaces. Human-computer Interaction 2 , 167¿177
http://sonify.psych.gatech.edu/~ben/references/gaver_auditory_icons_using_sound_in_computer_interfaces.pdf
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não