Disciplina Computação Multimédia e Interatividade

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular contribui para o desenvolvimento de capacidades de investigação e análise crítica, ajudando o aluno a entender os pressupostos que governam tecnologias atualmente disponíveis para qualquer utilizador. Também promove o desenvolvimento conceptual e criativo do estudante, além de fornecer conhecimentos técnicos para a criação de conteúdos digitais. Equipa-o, assim, com competências para exercer o seu poder de comunicação na sociedade contemporânea.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Significante e significado
      • Ícone, índice, símbolo
      • Mapeamentos entre data & representação segundo W. Gaver: simbólico, metafórico, icónico
    • Perceção
      • Interação com interfaces ubíquas vs. Idiossincráticas
      • Continuidades e descontinuidades relacionadas com atenção e intensidade
      • Tipos de relação áudio-visual & os seus efeitos percetivos
    • Criação de páginas web com os trabalhos desenvolvidos no âmbito da disciplina 
      • Content Management Systems(Wordpress e Wix) 
      • Como transformar qualquer página web num template - modificação de conteúdos em HTML (com Brackets)
      • Alguns princípios para indexação e ranking no Google
    • Análise de objetos multimedia
    • Investigação sobre temas da atualidade
    • Noções de Open Source, Shareware Creative Commons
    • Tratamento e edição de som (com Reaper ou Audacity) e imagem (com Gimp ou Photoshop)
    • Projeto criativo ilustrativo da investigação: montagens gráficas e sonoras com hiperligações internas/ externas
  • Objetivos

    Objetivos

    • Desenvolver autonomia na investigação e aprendizagem
    • Desenvolver a capacidade de contextualizar objetos multimédia (item, utilizador/ consumidor/ destinatário e produção)
    • Desenvolver pensamento crítico e conceptual a partir da investigação sobre temas da atualidade
    • Desenvolver competências de comunicação mediante a criação de URLs com texto, imagem, som e vídeo
    • Desenvolver métodos criativos para libertar a imaginação, e discernir ligações entre assuntos sem relação aparente
    • Adquirir competências básicas de tratamento/ edição de som e imagem, e simultaneamente desenvolver uma sensibilidade composicional idiossincrática
    • Aprender os fundamentos da dinâmica da atenção
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    • Aulas expositivas: apresentação dos conteúdos programáticos
    • Aulas práticas e teórico-práticas:
      • TP#1 - Análise de objetos multimédia
      • TP#2 - Investigação sobre temas da atualidade
      • TP#3 - Projeto criativo ilustrativo da investigação

     

    É providenciado acompanhamento tutorial, e espera-se que o estudante desenvolva trabalho autónomo.

    Os trabalhos práticos são apresentados na aula (perante os colegas) antes da entrega para avaliação.

    A entrega dos trabalhos é obrigatória na data estipulada.

     

    Avaliação: TP#1 (30%) + TP#2 (30%) + TP#3 (40%)
    Um número de faltas superior a 25% do total das horas lectivas implica reprovação em avaliação contínua; o estudante terá que se inscrever em exame.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

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