Disciplina Introdução ao Marketing

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de introdução ao marketing permite aos alunos uma visão geral do marketing e um suporte teórico importante para os alunos que escolherem esta opção no terceiro ano. Fornece ferramentas de análise que conferem uma visão geral das atividades empresariais mas com um clara orientação para a perspectiva de marketing.

    Por outro lado, aposta no conhecimento do consumidor para perceber o que o move nas suas opções de compras. Isto permite, no futuro, desenvolver atividades de marketing que vão ao encontro das suas necessidades e desejos.

    Por último, a  disciplina faz a ponte entre os conceitos teóricos e práticos, aplicado às ciências da comunicação e cultura, incentivando os alunos a desenvolverem uma capacidade crítica / analítica para serem capazes de questionar diferentes abordagens.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao Marketing

    2. O Marketing e a Envolvente

        2.1. Macroambiente

        2.2. Microambiente

    3. Segmentação, Targeting e Posicionamento

    4. Objetivos e Estratégias de Marketing

    5. Marketing-Mix 

        5.1. Produto

        5.2. Serviço

        5.3. Preço

        5.4. Distribuição

        5.5. Comunicação

  • Objetivos

    Objetivos

    Apresentar os fatores envolventes que influenciam o marketing;

    Transmitir informações gerais sobre o marketing e sobre os seus princípios teóricos;

    Introduzir e avaliar o impacto de algumas alterações recentes no marketing;

    Apresentar as principais variáveis do marketing mix e correlação dessas variáveis;

    Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias às analises das atividades de marketing.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos terão uma exposição teórica dos temas que englobam o marketing com exemplos práticos do mercado nacional e internacional que permitem a sua ligação com a prática.
    As aulas são suportadas por documentação no Moodle com diversos conteúdos multimedia de cariz teórico e prático.
    Os alunos serão avaliados através das seguintes atividades:
    - realização de um estudo de caso em grupo (30%);
    - uma frequência (50%);
    - participação num fórum Moodle, para partilha e discussão de tópicos/questões diversas (20%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Kotler, P., Armstrong, G., Harris, L. C., He, H. (2020). Principles of Marketing - European Edition , 8th ed., Pearson Education

    Baynast, A., Lendrevie, J.; Lévy, J., D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2018), Mercator - 25 Anos - O Marketing na Era Digital. 1ª Edição, Publicações D. Quixote.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Fernando Angelino

    Sempre que for solicitado pelos alunos, a combinar no final de cada aula.

     

     

     

     

     

     

     

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