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Apresentação
Apresentação
A disciplina de introdução ao marketing permite aos alunos uma visão geral do marketing e um suporte teórico importante para os alunos que escolherem esta opção no terceiro ano. Fornece ferramentas de análise que conferem uma visão geral das atividades empresariais mas com um clara orientação para a perspectiva de marketing.
Por outro lado, aposta no conhecimento do consumidor para perceber o que o move nas suas opções de compras. Isto permite, no futuro, desenvolver atividades de marketing que vão ao encontro das suas necessidades e desejos.
Por último, a disciplina faz a ponte entre os conceitos teóricos e práticos, aplicado às ciências da comunicação e cultura, incentivando os alunos a desenvolverem uma capacidade crítica / analítica para serem capazes de questionar diferentes abordagens.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-7032
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao Marketing
2. O Marketing e a Envolvente
2.1. Macroambiente
2.2. Microambiente
3. Segmentação, Targeting e Posicionamento
4. Objetivos e Estratégias de Marketing
5. Marketing-Mix
5.1. Produto
5.2. Serviço
5.3. Preço
5.4. Distribuição
5.5. Comunicação
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Objetivos
Objetivos
Apresentar os fatores envolventes que influenciam o marketing;
Transmitir informações gerais sobre o marketing e sobre os seus princípios teóricos;
Introduzir e avaliar o impacto de algumas alterações recentes no marketing;
Apresentar as principais variáveis do marketing mix e correlação dessas variáveis;
Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias às analises das atividades de marketing.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos terão uma exposição teórica dos temas que englobam o marketing com exemplos práticos do mercado nacional e internacional que permitem a sua ligação com a prática.
As aulas são suportadas por documentação no Moodle com diversos conteúdos multimedia de cariz teórico e prático.
Os alunos serão avaliados através das seguintes atividades:
- realização de um estudo de caso em grupo (30%);
- uma frequência (50%);
- participação num fórum Moodle, para partilha e discussão de tópicos/questões diversas (20%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kotler, P., Armstrong, G., Harris, L. C., He, H. (2020). Principles of Marketing - European Edition , 8th ed., Pearson Education
Baynast, A., Lendrevie, J.; Lévy, J., D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2018), Mercator - 25 Anos - O Marketing na Era Digital. 1ª Edição, Publicações D. Quixote.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Fernando Angelino
Sempre que for solicitado pelos alunos, a combinar no final de cada aula.
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Mobilidade
Mobilidade
Não