filmeu

Disciplina Introdução ao Marketing

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de introdução ao marketing permite aos alunos uma visão geral do marketing e um suporte teórico importante para os alunos que escolherem esta opção no terceiro ano. Fornece ferramentas de análise que conferem uma visão geral das atividades empresariais mas com um clara orientação para a perspectiva de marketing.

    Por outro lado, aposta no conhecimento do consumidor para perceber o que o move nas suas opções de compras. Isto permite, no futuro, desenvolver atividades de marketing que vão ao encontro das suas necessidades e desejos.

    Por último, a  disciplina faz a ponte entre os conceitos teóricos e práticos, aplicado às ciências da comunicação e cultura, incentivando os alunos a desenvolverem uma capacidade crítica / analítica para serem capazes de questionar diferentes abordagens.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao Marketing

    2. O Marketing e a Envolvente 
        2.1. Macroambiente
        2.2. Microambiente

    3. Segmentação, Targeting e Posicionamento 

    4. Objetivos e Estratégias de Marketing
        4.1. Marketing Digital (introdução)
        4.2. IA e Marketing (introdução)

    5. Marketing-Mix 
        5.1. Produto
        5.2. Preço
        5.3. Distribuição
        5.4. Comunicação
        5.5. Serviços (7 P's)

  • Objetivos

    Objetivos

    Apresentar os fatores envolventes que influenciam o marketing;

    Transmitir informações gerais sobre o marketing e sobre os seus princípios teóricos;

    Introduzir e avaliar o impacto de algumas alterações recentes no marketing;

    Apresentar as principais variáveis do marketing mix e correlação dessas variáveis;

    Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias às analises das atividades de marketing.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias ativas de aprendizagem (ex. sala de aula invertida e design thinking), para além da participação individual e em grupo num fórum, para apresentação e discussão de tópicos da atualidade relacionados com o Marketing.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Kotler, P., Armstrong, G., Harris, L. C., He, H. (2020). Principles of Marketing - European Edition , 8th ed., Pearson Education

    Baynast, A., Lendrevie, J.; Lévy, J., D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2018), Mercator - 25 Anos - O Marketing na Era Digital. 1ª Edição, Publicações D. Quixote.
    Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I., (2021), Markerting 5.0 - Tecnologia para a Humanidade, Actual editora, Lisboa

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios