filmeu

Disciplina Introdução ao Marketing

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Introdução ao Marketing oferece aos estudantes uma visão global sobre os principais conceitos, ferramentas e práticas do marketing. Procura articular fundamentos teóricos com aplicações práticas no campo das Ciências da Comunicação, permitindo compreender o papel do consumidor, os desafios das organizações e a importância do marketing no atual contexto digital. A disciplina prepara os estudantes para analisar criticamente tendências, identificar oportunidades de mercado e aplicar noções fundamentais à realidade empresarial e comunicacional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução ao Marketing Conceitos, história e ética. O Marketing e a Envolvente Macroambiente Microambiente Segmentação, Targeting e Posicionamento (STP) Objetivos e Estratégias de Marketing Introdução ao marketing digital Introdução ao uso de IA em marketing Marketing-Mix (7 P’s) Produto Preço Distribuição Comunicação Serviços
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao concluir a UC, o estudante deverá ser capaz de:   1. Compreender os fatores internos e externos que influenciam o marketing. 2. Reconhecer os princípios teóricos e a evolução do marketing. 3. Identificar o impacto de tendências recentes, incluindo o marketing digital e a inteligência artificial. 4. Analisar e aplicar os elementos do marketing-mix (7 P’s). 5. Desenvolver competências críticas e analíticas para interpretar práticas de marketing no contexto das Ciências da Comunicação.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Metodologias ativas de aprendizagem (ex. sala de aula invertida e design thinking), para além da participação individual e em grupo num fórum, para apresentação e discussão de tópicos da atualidade relacionados com o Marketing.   MENTORIAS Durante o semestre serão disponibilizadas 4 (quatro) sessões de mentoria, em formato a distância, como um espaço de desenvolvimento de competências transversais, reflexão, aplicação prática, acompanhamento individual e de construção progressiva de um projeto de marketing. As sessões de mentoria, com duração estimada de 2 (duas) horas cada, possuem como objetivos facilitar a integração entre teoria e prática; desenvolver pensamento crítico aplicado ao marketing; promover competências de comunicação e colaboração e; estimular a utilização ética e crítica da inteligência artificial. O planeamento das sessões de mentoria será disponibilizado no Moodle.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Kotler, P., Armstrong, G., Harris, L. C., Balasubramanian, S., (2023). Principles of Marketing - Global Edition, 19th ed., Pearson Education Dionísio, P., Rodrigues, V., Guerreiro, J., Canhoto, R. e Faria, H. (2024). AI_INOVATOR - Marketing na era da inteligência artificial e da  sustentabilidade, Bertrand Editora.  Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I., (2021), Markerting 5.0 - Tecnologia para a Humanidade, Actual editora, Lisboa
  • Avaliação

    Avaliação

    PT
     

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo), testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... r
    respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
     

    Descrição Ponderação

    Estudo de caso com apresentação e discussão oral
    (case study presentation with oral discussion)

    30%
    Exercícios práticos em mentoria (portfolio individual)
    (practical exercises in mentoring (individual portfolio) )
    20%

    Frequência

    (written test)

    50%


    As datas dos diversos momentos de avaliação serão comunicadas via Moodle.

    Nos momentos de apresentação, não são permitidos quaisquer meios de apoio escrito (papel ou telemóvel)
    apenas o suporte usado para apresentar o trabalho é permitido (apresentação em Powerpoint ou qualquer outro formato).

    A calendarização dos diversos momentos de avaliação será disponibilizada no Moodle.

    Uma classificação inferior a 8,5 valores no estudo de caso, ou na frequência, obriga a exame de recurso.

    Em exame de recurso :

    - Os alunos realizarão um exame que corresponderá a 100% da classificação final (nota mínima de aprovação de 9,5 valores).
     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento
    a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito.
     

    EN
     

    During presentations, no written support materials (paper or cell phone) are allowed
    - only the medium used to present the work is permitted (PowerPoint presentation or any other format).

    The schedule for the various assessment moments will be available on Moodle.
     

    A grade lower than 8.5 points in the case study, or written test, requires a resit exam.
     

    Resit exam:

    - Students will take an exam that will account for 100% of the final grade (minimum passing grade of 9.5 points).
     

    Additionally, general information may be included, such as references to the type of support to be provided to the student
    in carrying out the work; bibliographic references and useful websites; guidelines for writing the written work...

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria