Disciplina Planeamento de Meios

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Planeamento de Meios visa dotar os alunos de conhecimentos na área da gestão de meios publicitários, elaboração de planos de meios e respetiva avaliação de eficácia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceitos do Planeamento de Meios

    Caracteristicas dos meios enquanto suportes publicitários:

    Televisão

    Rádio

    Internet

    Cinema

    Publicidade exterior

    Investigação em publicidade aplicada ao planeamento de meios

    Planeamento e implementação de uma estratégia de meios

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os alunos sejam capazes analisar, compreender, distinguir e interligar os diversos agentes e etapas dos processos da comunicação de marketing e do planeamento de meios, de modo a aplicá-los numa proposta de media.

    - Conhecer os diferentes agentes intervenientes no processo de comunicação de marketing;

    - Definir e clarificar os diferentes meios publicitários;

    - Perceber as etapas inerentes ao processo de planeamento de meios;

    - Compreender os contextos em que o planeamento de meios opera;

    - Realizar um plano de meios;

    - Avaliar a eficácia de uma campanha.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias a adotar privilegiam a articulação entre uma abordagem teórica e uma abordagem de natureza mais prática, procurando apresentar e desenvolver os conteúdos programáticos através do recurso a sessões de ensino teóricas expositivas; sessões teóricas práticas de análise e discussão de temas do programa.

    1. Avaliação Contínua 

    - Ficha de avaliação (51%)

    - Projeto Final (49%);

     

    2. Avaliação Final

    Os estudantes que não tenham sucesso na avaliação contínua podem realizar exames nas épocas de avaliação definidas pela instituição.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • MCDONALD, Colin - 2ª ed. Illinois USA: NTC Business Books, 1995. Advertising Reach and Frequency, ISBN 0-8442-3506-7

    • SURMANEK, Jim -  Illinois USA: NTC Business Books, 1993. Introduction to Advertising Media, ISBN0-8442-3545-8  

    • YOUNG, Antony - USA: Palgrave Macmillan, 2011. Brand Media Strategy, ISBN 978-0-230-10474-7

     • ATLURI, Venkat [et al.] # Competing in a world of sectors without borders. McKinsey on-line (2017), [Consult. 4 Set. 2017]. Disponível na Internet: < https://www.mckinsey.com/business-functions/mckinsey-analytics/our-insights/competing-in-a-world-of-sectors-without-borders >.

     • O'SULLIVAN, Russell # What is Programmatic Marketing, Buying and Advertising. State of Digital on-line (2015), [Consult.11 Out. 2017]. Disponível na Internet: <https://www.stateofdigital.com/what-is-programmatic-marketing-buying-and-advertising/>

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

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