-
Apresentação
Apresentação
A UC de Planeamento de Meios visa dotar os alunos de conhecimentos na área da gestão de meios publicitários, elaboração de planos de meios e respetiva avaliação de eficácia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-7049
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Conceitos do Planeamento de Meios
- Caracteristicas dos meios enquanto suportes publicitários:
- Televisão
- Internet (Redes Sociais, Search, Display Ads)
- Publicidade exterior
- Rádio
- Imprensa
- Cinema
- O Estudos de Mercado aplicados ao Planeamento de Meios
- Planeamento e implementação de uma estratégia de meios
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os alunos sejam capazes de analisar, compreender, distinguir e interligar os diversos agentes e etapas dos processos da comunicação de marketing e do planeamento de meios, de modo a aplicá-los numa proposta de media.
- Conhecer os diferentes agentes intervenientes no processo de comunicação de marketing;
- Definir e clarificar os diferentes meios publicitários;
- Perceber as etapas inerentes ao processo de planeamento de meios;
- Compreender os contextos em que o planeamento de meios opera;
- Realizar um plano de meios;
- Avaliar a eficácia de uma campanha.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias a adotar privilegiam a articulação entre uma abordagem teórica e uma abordagem de natureza mais prática, procurando apresentar e desenvolver os conteúdos programáticos através do recurso a sessões de ensino teóricas expositivas, sessões teórica-práticas de análise e discussão de temas do programa a partir de exemplos de comunicação presentes. O processo de avaliação é contínuo onde a intervenção dos alunos é valorada. O processo avaliativo terá:
Ficha de avaliação (50%), Projeto Final (30%), Participação em aula (10%), Desafios (10%)
Avaliação Final: os estudantes que não tenham sucesso na avaliação contínua podem realizar exames nas épocas de avaliação definidas pela instituição.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)]
- [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não