Disciplina Cultura Visual

  • Apresentação

    Apresentação

    Desde os anos oitenta que se vem impondo a noção de cultura visual. De uma maneira superficial, a cultura visual ocupar-se-ia com os objectos-produtos de máquinas ópticas, como fotografia, vídeo, televisão, cinema, imagens gráficas e digitais, etc. Mas esta mera enumeração revela que a cultura visual constitui antes de mais uma nova problemática. Com efeito, na sequência da convergência operada pelo digital alterou-se a maneira como percepcionávamos e analisávamos as imagens, separadamente ou em géneros, como era o caso da fotografia ou do cinema, do vídeo, etc. Está-se perante um processo que articula máquinas, dispositivos, imagens e corpos em aparelhamentos complexos que são parte essencial da constituição da experiência. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.  Introdução: O que é a cultura visual?

    A reabilitação contemporânea do visual e o nascimento de uma disciplina 

    A cultura visual como problema e a sua natureza epistemológica

    A Literacia Visual 

     

    2. Regimes ópticos modernos

    Reprodutibilidade e multiplicação: a explosão das imagens 

    Do inconsciente óptico ao reaparelhamento do sensorium humano: o cine-olho  e a fotogenia do imponderável 

    A modernidade e o problema do observador: o campo disciplinar da visão 

     

    3. A economia política das imagens

    Fetichização e mercantilização na sociedade do espectáculo

    Dos simulacros à nova iconoclastia 

     

    4. Imagens globais

    As primeiras imagens exteriores da Terra e o universalismo 

    Telemática e cinematismo das imagens 

    Ver global 

     

    5. A pós-história das imagens técnicas

    Imagens pobres, circulacionismo e cultura pós-internet

    Imagens operacionais e fotografia pós-humana

    Visão maquínica na era da aprendizagem das máquinas

  • Objetivos

    Objetivos

    a) Os processo de hipervisualizac¿a¿o que circundam e envolvem a totalidade do real;

    b) A lo¿gica de evoluc¿a¿o de ma¿quinas e dispositivos o¿pticos e a sua converge¿ncia digital;

    c) O investimento da percepc¿a¿o pela cie¿ncia e a te¿cnica;

    c) Os procedimentos de captura e domesticac¿a¿o da visa¿o, nomeadamente da diale¿ctica entre atenc¿a¿o e distracc¿a¿o.

    d) As maneiras de interromper e reafectar os processos de controlo da visa¿o, libertando as imagens.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia expositiva hermenêutica na análise dos textos fundamentais e empírica e aplicada na análise de casos práticos.

    Avaliação constituída por realização de ensaio visual em grupo, recensão individual de um texto indicado e frequência final escrita.

    Classificações inferiores a 8 valores (0 - 20) obtidas na frequência suspendem o regime de avaliação contínua e obrigam a apresentação a exame de recurso.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Jose¿ Braganc¿a de Miranda: Corpo e Imagem, Lisboa, Vega, 2017, 3ed.

    Nicholas Mirzoeff: "What is visual Culture?", Journal of Visual Culture.

    Marquard Smith: 'Visual Culture Studies: History, Theory, Practice'

    Walter Benjamin: "A obra de arte na e¿poca da sua reprodutibilidade te¿cnica", Trad. Joa¿o Barrento.

    Giorgio Agamben: 'Aby Warburg e a cie¿ncia sem nome' antecedido de Menmosine de Warburg.

    Marie-Jose¿ Mondzain: "Iconic Space and the Rule of Lands" in Hypatia, Vol. 15, No. 4, Contemporary French Women Philosophers. (Autumn, 2000), pp. 58-76

    Jonathan Crary: "Techniques of the Observer" in October, Vol. 45. (Summer, 1988), pp. 3-35. Paul Virilio: "The Vision Machine", Paris, Galille¿e

    Lev Manovich, 'Instagram Platform as a Medium'.

    Mitchell Schwarzer: "Zoomscape: Architecture in Motion and Media", MIT press.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Manuel Bogalheiro

    Sextas-feiras, 14h30 - 16h30

    A definir mediante marcação por e-mail

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios