filmeu

Disciplina Cultura Visual

  • Apresentação

    Apresentação

    Desde os anos oitenta que se vem impondo a noção de cultura visual. De uma maneira superficial, a cultura visual ocupar-se-ia com os objectos-produtos de máquinas ópticas, como fotografia, vídeo, televisão, cinema, imagens gráficas e digitais, etc. Mas esta mera enumeração revela que a cultura visual constitui antes de mais uma nova problemática. Com efeito, na sequência da convergência operada pelo digital alterou-se a maneira como percepcionávamos e analisávamos as imagens, separadamente ou em géneros, como era o caso da fotografia ou do cinema, do vídeo, etc. Está-se perante um processo que articula máquinas, dispositivos, imagens e corpos em aparelhamentos complexos que são parte essencial da constituição da experiência. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução: O que é a cultura visual?
    A reabilitação contemporânea do visual e o nascimento de uma disciplina
    A cultura visual como problema e a sua natureza epistemológica
    A Literacia Visual

    2. Regimes ópticos modernos
    Reprodutibilidade e multiplicação: a explosão das imagens
    Do inconsciente óptico ao reaparelhamento do sensorium humano: o cine-olho e a fotogenia do
    imponderável
    A modernidade e o problema do observador: o campo disciplinar da visão

    3. A economia política das imagens

    Las Meninas como caso de estudo (Foucault)

    Fetichização e mercantilização na sociedade do espectáculo
    Dos simulacros à nova iconoclastia

    4. Imagens globais
    As primeiras imagens exteriores da Terra e o universalismo
    Telemática e cinematismo das imagens
    Ver global

    5. A pós-história das imagens técnicas
    Imagens pobres, circulacionismo e cultura pós-internet
    Imagens operacionais e fotografia pós-humana
    Visão maquínica na era da aprendizagem das máquinas

  • Objetivos

    Objetivos

    a) Os processo de hipervisualização que circundam e envolvem a totalidade do real; 

    b) A lógica de evolução de máquinas e dispositivos ópticos e a sua convergência digital; 

    c) O investimento da percepção pela ciência e a técnica; 

    c) Os procedimentos de captura e domesticação da visão, nomeadamente da dialéctica entre atenção e distracção. 

    d) As maneiras de interromper e reafectar os processos de controlo da visão, libertando as imagens. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso a materiais da dita cultura popular (cinema, banda desenhada, videoclips, memes, etc.) como casos de estudo e de problematização teórica.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    José Bragança de Miranda: Corpo e Imagem, Lisboa, Vega, 2017, 3ed. 

    Nicholas Mirzoeff: "What is visual Culture?", Journal of Visual Culture. 

    Marquard Smith: 'Visual Culture Studies: History, Theory, Practice' 

    Walter Benjamin: "A obra de arte na época da sua reprodutibilidade técnica", Trad. João Barrento. 

    Giorgio Agamben: 'Aby Warburg e a ciência sem nome' antecedido de Menmosine de Warburg. 

    Marie-José Mondzain: "Iconic Space and the Rule of Lands" in Hypatia, Vol. 15, No. 4, Contemporary French Women Philosophers. (Autumn, 2000), pp. 58-76 

    Jonathan Crary: "Techniques of the Observer" in October, Vol. 45. (Summer, 1988), pp. 3-35. Paul Virilio: "The Vision Machine", Paris, Galillée
    Lev Manovich, 'Instagram Platform as a Medium'.
    Mitchell Schwarzer: 2Zoomscape: Architecture in Motion and Media", MIT press. 

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios