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Disciplina Introdução às Ciências Sociais

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular introduz os estudantes no trabalho académico a partir de perspectivas múltiplas e interdisciplinares. Neste contexto, a UC procura promover o conhecimento dos diferentes paradigmas, abordagens e conceitos teóricos utilizados nos estudos no campo das Ciências Sociais com o objetivo de desenvolver nos estudantes uma base sólida de conhecimentos, que lhes permita identificar e compreender os diferentes fenómenos sociais da contemporaneidade, enquadrando-os no contexto da Educação Social.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Emergência e desenvolvimento das Ciências Sociais:

    • As ciências sociais: natureza, objeto e evolução
    • Fundadores: Auguste Comte; Karl Marx; Émile Durkheim; Max Weber
    • Paradigmas nas Ciências Sociais
    • Ciências Sociais em Portugal 

     

    2. Metodologia investigação Ciências Sociais:

    • Do senso comum à problematização
    • Investigação Ciências Sociais
    • Método, técnicas, conceitos e variáveis sociodemográficas

     

    3. Mundo global contemporâneo:

    • Globalização, crescimento económico e desenvolvimento sustentável
    • Ocidente, multiculturalismo, etnicidade e migrações
    • Grandes problemas sociais do século XXI

     

    4. Ética, sociedade e trabalho

    • A necessidade social da ética.
    • A Ética e a Moral como construção social
    • Ética aplicada à Educação Social (Código Deontológico)
  • Objetivos

    Objetivos

    • Contextualizar a emergência das Ciências Sociais no tempo e no espaço
    • Conhecer e saber interpretar as abordagens dos principais autores clássicos
    • Reconhecer os fundamentos teóricos e conceitos estruturantes nos textos   
    • Analisar e refletir criticamente sobre as problemáticas sociais contemporâneas no campo da educação, relacionando-as com os fundamentos teóricos estudados
    • Fomentar a reflexão crítica sobre as questões sociais e éticas, quer quer no âmbito profissional, quer no âmbito científico
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O contexto de inovação na UC Introdução às Ciências Sociais, favorece o uso da metodologia ativa, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. Procura-se que o aluno interiorize as informações recolhidas de forma autónoma em articulação com as informações facultadas pela docente. A partilha do saber entre os estudantes é também estimulada através do debate e exposição de opiniões fundamentadas em sala, contribuindo para potenciar o sentido crítico dos estudantes.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barata, Ó. (2004). Introdução às ciências sociais (Vol. 1). Bertrand

    Berger, P., & Luckmann, T. (1999). A construção social da realidade. Dinalivro

    Bryman, A. (2012). Social research methods. Oxford University Press

    Carvalho, A. D. (2016). Ciências sociais e humanas, ciências da educação e filosofia da educação: achegas para uma leitura cruzada. EccoS – Revista Científica, (41), 255–232.

    Giddens, A. (2000). Sociologia (9.ª Ed.). Fundação Calouste Gulbenkian

    Pinto, J. M. (1997). Propostas para o ensino das ciências sociais (2ªed). Afrontamento

    Sousa Santos, B. (2003). Um discurso sobre as ciências (14.ª ed.). Edições Afrontamento
    Wallerstein. I. et al (1996). Para abrir as ciências sociais. Relatório da Comissão Gulbenkian (p.15-54). Publicações Europa-América

     

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