-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular Psicologia da Aprendizagem, no ciclo de estudos em Ciências da Educação – Educação Social, tem como objetivo fomentar a reflexão sobre as teorias e processos individuais e sociais de aprendizagem, permitindo ao estudante a aplicação dos conhecimentos adquiridos no campo da Educação Social. Mais ainda, desenvolver competências científicas por meio da participação ativa dos estudantes em projetos de investigação socioeducativa que requerem consulta em bases de dados e análise de dados.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT75-337
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução O conceito de Aprendizagem. O ser humano: uma máquina de aprender. Os quatro pilares da Educação em J. Delors. O modelo de habilidades (skill) no aprender em K. Illeris O comportamentalismo versus cognitivismo. O modelo de processamento da informação: atenção e memória humana. Organização cognitiva da aprendizagem em J. Bruner: enativo, icónico e simbólico. A estrutura cognitiva e mapas conceituais em D. Ausubel. A teoria cognitiva social em A. Bandura: modelo de reciprocidade em tríade. A disposição e motivação para aprender - o modelo da vontade (will) e motivação (thrill) em K. Illeris O conceito de auto-eficácia em A. Bandura. A motivação para aprender: motivação intrínseca e extrínseca. Preparação para o trabalho final Consulta de bases de dados Scopus. Estruturas de artigos científicos: estudos empíricos e revisões sistemáticas da literatura. Trabalho empírico: Recolha, tratamento e análise de dados empíricos quantitativos e qualitativos.
-
Objetivos
Objetivos
Adquirir conhecimentos sobre os processos cognitivos e não cognitivos que influenciam a aprendizagem; Fomentar a reflexão crítica sobre os contributos das teorias e processos da aprendizagem na prática socioeducativa. Desenvolver competências científicas na consulta de bases de dados científicos, desconstrução de artigos científicos e recolha e análise de dados na área da educação social e aprendizagem.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As aulas são maioritariamente teórico-práticas e orientadas para o trabalho final sob orientação tutorial. Combinam exposição teórica, apresentações orais, debates e feedback-revisão de trabalhos individuais e colaborativos. Utiliza-se também o método demonstrativo, com vídeos, atividades de reflexão, discussões, resumos, construção colaborativa de mapas conceituais e desconstrução de artigos científicos. Incentiva-se o uso de plataformas de IA, como o NotebookLM, para apoiar a compreensão dos conteúdos e dos artigos científicos, promovendo transparência, verificação de dados e respeito pelos direitos de autor. A avaliação contínua inclui resumos com mapas conceituais e desconstrução de artigos (50%); a avaliação final compreende trabalho escrito, apresentação oral e defesa (50%). O regime para estudantes trabalhadores é idêntico, permitindo entrega fora de prazo. A época de recurso consiste num trabalho escrito (100%) que abrange os conteúdos teórico-práticos da UC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Schunk, D. H. (2012). Introduction to the study of learning. In D.H. Schunck (Ed.), Learning Theories: An Educational Perspective (pp.1-27). Pearson Education Inc. - llleris, K. (2018). A comprehensive understanding of human learning. In K. Illeris (Ed.), Contemporary Theories of Learning: Learning Theorists…in their own words (pp.1-14). Taylor & Francis. - Wenger, E. (2018). A social theory of learning. In K. Illeris (Eds). Contemporary Theories of Learning: Learning Theorists…in their own words. (pp. 219-228). Taylor & Francis. - Gardner, H. (2018). Multiple approaches to understanding. In K. Illeris (Ed.), Contemporary Theories of Learning: Learning Theorists…in their own words. (pp. 129-138). Taylor & Francis. - Hattie, J.A.T., & Donoghue, G. M. (2018). A model of learning: Optimizing the effectiveness of learning strategies. In K. Illeris (Ed.), Contemporary Theories of Learning: Learning Theorists…in their own words. (pp. 97-113). Taylor & Francis.
-
Avaliação
Avaliação
O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica e teórico-prática, construindo um quadro de referência de base, quer através de exposição de conteúdos, quer de trabalhos de síntese recorrendo a mapas conceituais e desconstrução de artigos científicos ao longo do semestre.
Critérios da avaliação da UC:
•Analise crítica de textos com apresentação oral (50%)
•Trabalho final: trabalho escrito (máx. 15 pag.) e oral seguido de defesa do trabalho sobre as Teorias da Aprendizagem e a Educação Social ou trabalho empírico em formato de artigo científico (50%).
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




