filmeu

Disciplina Psicologia da Aprendizagem

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Psicologia da Aprendizagem no ciclo de estudos Ciências da Educação-Educação Social tem como campo de ação fomentar a reflexão sobre as teorias e processos individuais e sociais de aprendizagem permitindo ao estudante a aplicação dos conhecimentos adquiridos no campo da Educação Social. Na mesma linha de enriquecimento e conhecimento das teorias e processos de aprendizagem, o estudante poderá refletir sobre si mesmo como futuro educador social e como um ser aprendente ao longo da vida.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Introdução
    1. Conceito de Aprendizagem
    2. O Ser Humano: Uma máquina de aprender
    3. Aprender como aprender: modo focado e modo difuso
    II. Teorias e Processos de Aprendizagem
    1. Condicionamento clássico vs Condicionamento Operante
    2. Condicionamento operante em B.F Skinner: Reforço, extinção, punição e programas de reforço
    III. Processos cognitivos de Aprendizagem
    1. Modelo de Processamento de Informação: Atenção e Memória. Curva de Esquecimento de H.
    Ebbinghaus
    2. Assimilação e Acomodação em J. Piaget
    3. Aprendizagem significativa e mapas cognitivos em D. Ausubel
    4. A estrutura em J. Bruner
    IV. Processos sociocognitivos da Aprendizagem
    1. Teoria da Aprendizagem Social em A. Bandura
    2. Aprendizagem baseada na observação e imitação, autoeficácia e modelação
    V. Motivação e Processos de aprendizagem
    1. A Teoria da Cognição Social em A. Bandura e a Motivação para Aprender. Modelo da Reciprocidade
    Triádica.

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Adquirir conhecimentos em teorias e paradigmas da aprendizagem;
    2. Adquirir conhecimentos sobre os processos comportamentais, cognitivos e sociocognitivos de aprendizagem;
    3. Adquirir conhecimentos sobre os mecanismos motivacionais que interferem na aprendizagem;
    4. Desenvolver a capacidade de analisar criticamente as teorias e processos de aprendizagem e as suas implicações práticas na Educação Social;
    5. Fomentar a reflexão sobre os contributos das teorias da aprendizagem na Educação Social.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teóricas e teórico-práticas: exposição de conteúdos teóricos, recurso ao método interrogativo, debate de ideias e pela dialética prática-feedback-revisão, método demonstrativo com vídeos, atividades de reflexão e discussões pontuais, resumos, construção de mapas conceptuais, desconstrução de artigos científicos.

     

    Modalidade de Avaliação: (i) Assiduidade e participação implica 75% presenças (10%); (ii) Avaliação contínua: resumos, construção de mapas conceptuais e desconstrução de artigos científicos (40%); (iii) Avaliação final: trabalho escrito com apresentação oral e defesa (50%). A época de recurso consiste num trabalho prático com ponderação de 100% na nota final, que incidira¿ sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Azevedo, M. (1997). A Teoria Cognitiva Social de Albert Bandura. https://moodle.ensinolusofona.pt/pluginfile.php/533975/mod_resource/content/1/Albert_Bandura_Teoria_social_cognitiva.pdf

    Cook, D.A. and Artino, A.R., Jr (2016), Motivation to learn: an overview of contemporary theories. Medical Education, 50, 997-1014.

    Ferreira, H. C (2003). A teoria piagetiana da equilibração e as suas consequências educacionais. Estudos do Instituto Politécnico de Bragança.

    Joyce-Moniz, L. (2002). A Modificação do Comportamento: Teoria e prática da psicoterapia e psicopedagogia comportamentais. Livros Horizonte.

    Moreira, M. A. (2010). Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Centauro.

    Pedro, A. (2015). Motivação intrínseca no processo de ensino/aprendizagem (pp.18-39). http://hdl.handle.net/10400.26/11024

    Schunk, D. H. (2012). Learning Theories: An Educational Perspective (6th ed.). Pearson Education Inc.

    Sprinthall, N.A . & Sprinthall, R.C. (1993). Psicologia Educacional (Cap. 9 e 11). McGraw-Hill.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios