filmeu

Disciplina Técnicas de Escrita

  • Apresentação

    Apresentação

    As UC do primeiro ano da Licenciatura em Ciências de Educação/ Educação Social encontram as principais razões da sua pertinência e oportunidade na relevância que o conhecimento científico assume em todos os campos profissionais. Pretendem ser uma área de promoção do pensamento crítico num curso de Educação Social uma vez que os seus domínios de intervenção se situam ao nível dos usos da Língua Portuguesa, nomeadamente ao nível da compreensão e expressão escrita, e da aprendizagem e manejo dos procedimentos do trabalho científico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I.       A Língua Portuguesa no Mundo

    a.      a história da Língua Portuguesa

    b.      as culturas da lusofonia

    c.      a diversidade linguística

    d.      o papel da Língua Portuguesa na atualidade

    e.      as tecnologias da cultura escrita

    II.      As tipologias textuais e discursivas

    a.      textos informativos, apelativos e argumentativos

    b.      tese, antítese e argumentos

    c.      diversidade argumentativa

    d.      marcadores textuais e discursivos

    e.      recursos estéticos da língua

    III.      Exercícios de prática linguística e textual

    IV.    A diferenciação entre Ciências Sociais e os seus objetos de estudo

    V.   As etapas da investigação em Ciências Sociais

    VI.  As etapas do procedimento científico

    VII.   As técnicas e instrumentos de tratamento da informação

    VIII.  Os instrumentos utilizados nos diferentes tipos de investigação e o tratamento dos dados

    IX.    Sínteses interpretativas com base nos resultados tratados nas investigações estudadas

    X.    Apresentação do resultado da investigação feita

  • Objetivos

    Objetivos

    Reconhecer o valor da cultura escrita e textual

    Conhecer as finalidades e as funções da escrita

    Reconhecer que a escrita representa uma das maiores criações da humanidade

    Reconhecer os níveis de leitura de um texto

    Identificar a intertextualidade e a literalidade

    Analisar textos de diversas tipologias textuais e discursivas

    Fazer reflexões metalinguísticas

    Refletir sobre a atualidade da Língua Portuguesa no mundo

    Sintetizar textos/ informação/ conceitos

    Expandir textos/ informação/ conceitos

    Compreender como se constrói o conhecimento científico

    Adquirir familiaridade com a linguagem científica 

    Conhecer as diferentes fases de uma investigação

    Conhecer as estratégias e os instrumentos a utilizar 

    Observar situações e contextos de investigação

    Analisar criticamente os contextos observados

    Procurar ativamente conhecimentos sobre os processos de construção do conhecimento científico

    Trabalhar em equipa

    Identificar problemas 

    Aplicar procedimentos de escrita científica

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular é desenvolvida em simultâneo com a UC de Metodologia do Trabalho Científico, com três professores a tabalhar em simultâneo em sala de aula.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Associação Portuguesa de Terminologia. http://www.fcsh.unl.pt/termip

    Coutinho, C. P. (2014). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas. Coimbra: Almedina.

    Cunha, C. & Cintra, L. (1984). . Lisboa: Nova Gramática do Português Contemporâneo Edições João Sá

    da Costa.

    Gonçalves, M. N. & Santos, M. (2010). A viagem da língua portuguesa. Actas do VIII Colóquio da

    Lusofonia . Bragança: Câmara Municial de Bragança.

    Laville, C., & Dionne, J. (1999). A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas . Porto Alegre: Artmed

    Martins, M. R. & Ferreira, H. G. (2006). Português Corrente . Lisboa: Caminho.

    Mateus, M. H. & Xavier, M. F. (1990). Dicionário de Termos Linguísticos . Lisboa: Cosmos.

    Mateus, M. H. (1989). Gramática da Língua Portuguesa . Lisboa: Editorial Caminho.

    Ministério da Educação (s.d.). Dicionário Terminológico . Consultado em 10 de setembro de 2017 em

    https://nososdaveiro.files.wordpress.com/2012/01/dicionario-terminolgico.pdf

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios