-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular “Investigação em Ciências da Educação” promove a compreensão e introduz aos processos de construção da pesquisa científica, contemplando diversas abordagens metodológicas (inclusive seus enquadramentos teóricos e analíticos), no quadro da investigação em Ciências da Educação e, em particular, em diálogo com o campo da Pedagogia-Educação Social.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT75-7208
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Ciências da Educação, Pedagogia e Educação Social – práticas e campos de investigação
Questões éticas na investigação em Ciências da Educação
Processo de construção de uma pesquisa científica
Pergunta de partida, pesquisa exploratória, definição de problemática e objetivos de pesquisa
Introdução a modelos de análise: conceitos, variáveis, hipóteses
Validade e acessibilidade de fontes de informação
Design da investigação: abordagens metodológicas e técnicas de pesquisa
Análise, discussão e reporte da investigação
Escrita científica e referenciação bibliográfica
Tipologias de publicações científicas
Investigação em Ciências da Educação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
-
Objetivos
Objetivos
Compreender o processo de construção de uma pesquisa científica
Evidenciar sentido crítico na leitura e discussão de trabalhos científicos
Formular perguntas de partida
Definir problemáticas e objetivos de pesquisa
Reconhecer abordagens metodológicas e técnicas de investigação adequadas aos objetivos de pesquisa
Compreender diferentes métodos de análise da informação
Identificar fontes de informação válidas e acessíveis
Compreender questões éticas relevantes na investigação em Ciências da Educação
Sintetizar e relacionar artigos de investigação em Ciências da Educação/Pedagogia-Educação Social
Conhecer publicações, textos e contextos de investigação em Ciências da Educação/Pedagogia-Educação Social
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino:
- Aulas teórico-práticas
- Exercícios de aplicação de técnicas de recolha e de análise de dados, escrita científica, pesquisa e referenciação bibliográfica
- Promoção do debate e da participação contínua de estudantes
- Recurso a documentação audiovisual integrando contributos de estudantes
Estratégias de aproximação entre docência e investigação:
- Exploração de website da UI CeiED para conhecimento de diversas áreas de investigação, projectos, redes, investigadores e órgãos de ética
- Participação de docente e investigador de outra IES em aula, potenciando a reflexão sobre pesquisa e formação pedagógica em diferentes contextos locais e nacionais
- Visita de estudo cruzando contextos de trabalho em educação social e de investigação em ciências sociais e da educação
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bardin, L. (1995). Análise de conteúdo. Edições 70.
Barros, R., & Fragoso, A. (2018). Investigação em Educação Social—Prática e reflexão. Universidade do Algarve.
Barros, R., & Fragoso, A. (2021). Investigação em Educação Social—Prática e reflexão (Volume II). Universidade do Algarve.
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2018). Research methods in education (8ª ed.). Routledge.
Gonçalves, M. N., & Brás, J. V. (2020). As (re)configurações da educação: A dimensão socioeducativa. Revista Lusófona de Educação, 48, 43–57.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (2008). Manual de investigação em ciências sociais (5a ed.). Gradiva.
Vieira, A. M., Vieira, R., & Marques, J. C. (2021). Temas e contextos de pedagogia-educação social. Afrontamento.
Vladimirova, K. & Le Blanc, D. (2016). Exploring links between education and sustainable development goals through the lens of UN flagship reports. Sustainable Development, 24 (4), 254-271.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não