-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular visa proporcionar aos/às estudantes os referenciais teóricos e metodológicos necessários para uma compreensão dos fundamentos da investigação e intervenção em ciências da educação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT75-7208
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A. Questões éticas na investigação em ciências da educação B. Rutura com o senso comum e construção do conhecimento científico: Paradigmas, tipologias de investigação em ciências da educação e questões de método. C. Desenho metodológico da investigação A pergunta de partida ou problema inicial, questões de investigação e hipóteses; Dados invocados: pesquisa, localização e avaliação de fontes de informação; A observação, as entrevistas, o estudo de caso e o inquérito; Critérios de validade (validity) e fiabilidade (reliability); A análise de dados: programas informáticos de apoio à análise de dados não numéricos e não estruturados e de análise estatística. D. Divulgação de resultados Regras de referenciação bibliográfica – Norma APA; Interpretação e comunicação de resultados. E. Investigar para a ação Características do dispositivo, fases do processo de investigação-ação e contributos para o desenvolvimento profissional.
-
Objetivos
Objetivos
No final da Unidade Curricular os/as estudantes serão capazes de: Identificar questões éticas na investigação em ciências da educação e de conformidade quanto aos Direitos de Propriedade Intelectual e Proteção de Dados Pessoais. Identificar paradigmas, tipologias de investigação em ciências da educação e questões de método. Mobilizar os saberes adquiridos sobre desenho metodológico na análise crítica de projetos de investigação e de intervenção em ciências da educação.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Os modos de trabalho pedagógico centram-se no desenvolvimento das capacidades de pesquisa dos/as estudantes, trabalho cooperativo, reflexão teórico-prática e análise crítica e incluem: Exposição teórica (apresentação, exploração e síntese de conteúdos programáticos) dialogada com os/as estudantes; Análise de documentos escritos iconográficos e audiovisuais, discussão e debate. Será privilegiada a análise de situações-problema e de casos relativos a investigações reais no domínio das ciências da educação, trabalhados em subgrupos, com elaboração pelos/as estudantes de perguntas e hipóteses, pesquisa e recolha de informação, e apresentação e discussão de resultados em plenário.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amado, J. (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Imprensa da Universidade de Coimbra. Coutinho, M. C. (2023). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática (2.ª ed.). Almedina. (Disponível na Biblioteca Victor de Sá, cota MI/81-BC) Creswell, J. W. (2013). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage. Marquet, J., Van Campenhoudt, L., & Quivy, R. (2019). Manual de investigação em ciências sociais. Gradiva. (Edição de 2003 disponível na Biblioteca Victor de Sá, cotas S/374-BC e S/374.2-BC) Pedro, A. (2022). Ética na investigação em educação: Contributos da filosofia para (um)a formação ética dos investigadores em educação. Editora Fi. Vilelas, J. (2025). Investigação - O processo de construção do conhecimento (4.ª ed.). Sílabo. (Disponível na Biblioteca Victor de Sá, cota MI/205-BC)
-
Avaliação
Avaliação
- Participação nas atividades da unidade curricular: 25%
- Participação em pelo menos duas atividades de promoção da cultura científica (e.g., conferências, colóquios, webinars, visitas de estudo ou outras atividades): 10%
- Trabalho realizado em grupo (3 a 4 elementos por grupo) e apresentado oralmente em sala de aula: 25%
- Trabalho escrito individual, realizado sem recurso a ferramentas de IAGen: 40% Em caso de dúvida, o/a estudante será convocado/a para uma prova de defesa oral, que determinará a classificação final a atribuir ao trabalho escrito.
Estudantes com estatuto de trabalhador, para os quais não seja possível recolher elementos suficientes de avaliação contínua, realizarão uma prova escrita individual, a realizar em data/hora que será divulgada no Moodle da UC: 100%Classificação final: a atribuir em escala numérica: 0 a 20 valores.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




