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Apresentação
Apresentação
A Psicologia da Educação tem como objetivo potencializar o processo de ensino/aprendizagem abordando as variáveis inerentes a este processo, estando estas relacionadas com o aluno, o professor, o contexto escolar e a comunidade educativa com vista ao sucesso educativo. Nesta UC, serão abordados conhecimentos científicos em Psicologia da Educação sobre o comportamento humano em situações educativas e haverá espaço de reflexão e interrogação sobre o futuro da Educação na era tecnológica atual - nomeadamente, que tipo de conhecimentos, atitudes, valores vão necessitar os estudantes para ter sucesso e modelar o seu mundo, e como podem os sistemas educativos desenvolver esse conjunto de competências. Os temas abordados na UC permitem ao estudante como futuro educador social ter uma perspetiva ecológica sobre o processo ensino-aprendizagem e ambientes de aprendizagem produtivos o que poderá facilitar a sua integração em equipas multidisciplinares em contexto escolar.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT75-7210
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
a. OCDE: O futuro da Educação e competências 2030.
b. UNESCO: Os quatro pilares da educação
c. Competências-chave ao longo da vida: definições e descritores
d. Psicologia da Educação: objeto de estudo e campo de ação
2. Variáveis psicológicas relacionadas com o aluno
a. Habilidades cognitivas e socioemocionais que influenciam o desempenho escolar
b. Motivar o aluno para a aprendizagem: conceito e conceções teóricas
3. Variáveis psicológicas e sociais relacionadas com o professor/escola
a. Ambientes de aprendizagem produtivos: caraterísticas e processos
b. Variáveis psicológicas do bem-estar docente
c. Causas psicológicas e ambientais do mal-estar docente
d. Ambiente escolar e promoção da saúde psicológica dos docentes
4. Guião das Competências-chave ao longo da vida
a. Linhas orientadoras – ambientes de aprendizagem e aquisição das competências ao longo da vida
b. Estratégias e práticas para a promoção das competências-chave em sala de aula
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Objetivos
Objetivos
I. Compreender os processos psicológicos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
II. Caraterizar ambientes de aprendizagem produtivos em contexto sala de aula.
III. Identificar as grandes orientações teóricas sobre a Motivação e o seu impacto no clima de sala de aula positivo.
IV. Identificar as variáveis psicológicas do bem-estar docente e causas do mal-estar docente em contexto escolar.
V. Desenvolver a capacidade de refletir sobre os processos psicológicos e sociais e o futuro da educação escolar.
VI. Definir estratégias e práticas que favoreçam ambientes de aprendizagem produtivos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas e teórico-práticas: exposição de conteúdos teóricos, recurso ao método interrogativo, debate de ideias, método demonstrativo com vídeos, atividades de reflexão e discussões pontuais, resumos, construção de mapas conceptuais, desconstrução de artigos científicos. A dialética prática-feedback-revisão dos trabalhos individuais e de grupo ao longo do semestre permite ao estudante melhorar as suas aprendizagens.
Modalidade de Avaliação: (i) Assiduidade e participação implica 75% presenças (10%); (ii) Avaliação contínua: resumos, construção de mapas conceptuais e desconstrução de artigos científicos (40%); (iii) Avaliação final: trabalho escrito com apresentação oral e defesa (50%). A época de recurso consiste numa prova escrita com ponderação de 100% na nota final, que incidira¿ sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e tarefas práticas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Sala, A. & Herrero Ramila, C., (2022). LifeComp into Action: Teaching life skills in the classroom and beyond. Luxembourg: Publications Office of the European Union. doi:10.2760/22023. https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC130003
- Miranda, L. G., & Bahia, S. (2010). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Relógio D’Água
- Sprinthall, N.A., & Sprinthall, R.C. (1993). Psicologia Educacional. Editora McGraw-Hill de Portugal.
- Slavin, R. E. (2018). Educational Psychology: Theory and Practice. Pearson.
- Gomes, A. P., & Quintão, S. d. (2011). Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores. Agrupamento de escolas Eugénio dos Santos, Lisboa; Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa; CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas, Lisboa.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não