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Disciplina Psicologia da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Psicologia da Educação tem como objetivo potencializar o processo de ensino/aprendizagem abordando as variáveis inerentes a este processo, estando estas relacionadas com o aluno, o professor, o contexto escolar e a comunidade educativa com vista ao sucesso educativo. Nesta UC, serão abordados conhecimentos científicos em Psicologia da Educação sobre o comportamento humano em situações educativas e haverá espaço de reflexão e interrogação sobre o futuro da Educação na era tecnológica atual - nomeadamente, que tipo de conhecimentos, atitudes, valores vão necessitar os estudantes para ter sucesso e modelar o seu mundo, e como podem os sistemas educativos desenvolver esse conjunto de competências. Os temas abordados na UC permitem ao estudante como futuro educador social ter uma perspetiva ecológica sobre o processo ensino-aprendizagem e ambientes de aprendizagem produtivos o que poderá facilitar a sua integração em equipas multidisciplinares em contexto escolar.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução

    a. OCDE: O futuro da Educação e competências 2030. 

    b. UNESCO: Os quatro pilares da educação  

    c. Competências-chave ao longo da vida: definições e descritores

    d. Psicologia da Educação: objeto de estudo e campo de ação

    2. Variáveis psicológicas relacionadas com o aluno

    a. Habilidades cognitivas e socioemocionais que influenciam o desempenho escolar

    b. Motivar o aluno para a aprendizagem: conceito e conceções teóricas 

    3. Variáveis psicológicas e sociais relacionadas com o professor/escola

    a. Ambientes de aprendizagem produtivos: caraterísticas e processos 

    b. Variáveis psicológicas do bem-estar docente

    c. Causas psicológicas e ambientais do mal-estar docente

    d. Ambiente escolar e promoção da saúde psicológica dos docentes 

    4. Guião das Competências-chave ao longo da vida 

    a. Linhas orientadoras – ambientes de aprendizagem e aquisição das competências ao longo da vida

    b. Estratégias e práticas para a promoção das competências-chave em sala de aula

  • Objetivos

    Objetivos

    I.    Compreender os processos psicológicos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
    II.    Caraterizar ambientes de aprendizagem produtivos em contexto sala de aula.
    III.    Identificar as grandes orientações teóricas sobre a Motivação e o seu impacto no clima de sala de aula positivo.
    IV.    Identificar as variáveis psicológicas do bem-estar docente e causas do mal-estar docente em contexto escolar.
    V.    Desenvolver a capacidade de refletir sobre os processos psicológicos e sociais e o futuro da educação escolar.
    VI.    Definir estratégias e práticas que favoreçam ambientes de aprendizagem produtivos.
     

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teóricas e teórico-práticas: exposição de conteúdos teóricos, recurso ao método interrogativo, debate de ideias, método demonstrativo com vídeos, atividades de reflexão e discussões pontuais, resumos, construção de mapas conceptuais, desconstrução de artigos científicos. A dialética prática-feedback-revisão dos trabalhos individuais e de grupo ao longo do semestre permite ao estudante melhorar as suas aprendizagens.

     

    Modalidade de Avaliação: (i) Assiduidade e participação implica 75% presenças (10%); (ii) Avaliação contínua: resumos, construção de mapas conceptuais e desconstrução de artigos científicos (40%); (iii) Avaliação final: trabalho escrito com apresentação oral e defesa (50%). A época de recurso consiste numa prova escrita com ponderação de 100% na nota final, que incidira¿ sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e tarefas práticas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Sala, A. & Herrero Ramila, C., (2022). LifeComp into Action: Teaching life skills in the classroom and beyond. Luxembourg: Publications Office of the European Union. doi:10.2760/22023. https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC130003
    • Miranda, L. G., & Bahia, S. (2010). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Relógio D’Água
    • Sprinthall, N.A., & Sprinthall, R.C. (1993). Psicologia Educacional. Editora McGraw-Hill de Portugal.
    • Slavin, R. E. (2018). Educational Psychology: Theory and Practice. Pearson.
    • Gomes, A. P., & Quintão, S. d. (2011). Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores. Agrupamento de escolas Eugénio dos Santos, Lisboa; Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa; CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas, Lisboa.
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