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Disciplina Educação Comparada

  • Apresentação

    Apresentação

    Ancorada no campo das Ciências da Educação, a Educação Comparada, começa a ganhar uma maior expressão e desenvolvimento após a Segunda Guerra Mundial, resultado do forte impulso dado à internacionalização das problemáticas educacionais por parte das grandes agências internacionais de natureza intergovernamental. O objetivo desta unidade curricular é promover o conhecimento dos diferentes contextos, paradigmas e abordagens teóricas utilizadas nos estudos em educação comparada na contemporaneidade. Por outro lado, pretende-se ainda que os alunos desenvolvam competências analíticas e reflexivas que lhes permitam analisar comparativa e criticamente resultados de estudos de investigação que contrastem os distintos Sistemas Educativos nacionais e os distintos modelos socioeducativos desenvolvidos em outros países, reforçando assim a capacidade de compreensão dos mesmos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Investigação académica e o campo da Educação Comparada.

    Epistemologia da Educação Comparada

    História e historicidade e o sentido da comparação

    Objeto e método da Educação Comparada

    Atores e finalidades

    II. Educação Comparada na Europa

    Evolução da Educação Comparada na Europa

    Desenvolvimento da Educação Comparada em Portugal

    Educação Social em perspetiva comparada

    III. Educação Comparada e as diferentes perspetivas de abordagem

    Perspetiva socio-histórica

    Perspetiva positivista

    Perspetiva construtivista

    Perspetiva crítica

    Modernismo e pós-modernismo em Educação Comparada

    V. Educação Comparada e as organizações internacionais

    Organismos internacionais produtores de estudos estatísticos em educação

    Grandes inquéritos estatísticos internacionais

    Indicadores internacionais e variáveis comparativas em educação

    IV. Estudos de caso: unidades e critérios de comparação

    Comparação de políticas

    Comparação de tempos

    Comparação de valores

    Comparação de lugares

    Comparação de sistemas

    Comparação de etnia, classe e género

  • Objetivos

    Objetivos

    Perceber as diferentes perspetivas de abordagem da Educação Comparada

    Conhecer as influências dos sistemas educativos estrangeiros no sistema de ensino português

    Reunir e interpretar informações relevantes sobre fenómenos educativos. Saber explicar a causa dos fenómenos educativos e da sua evolução

    Procurar explicações para os modelos educativos que ultrapassem as abordagens nacionais. Reconhecer as especificidades das organizações internacionais nas políticas educativas nacionais

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O contexto de inovação na UC Educação Comparada, favorece o uso da metodologia ativa, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. Procura-se que o aluno interiorize as informações recolhidas de forma autónoma em articulação com as informações facultadas pela docente. A partilha do saber entre os estudantes é também estimulada através do debate e exposição de opiniões em sala, contribuindo para potenciar o sentido crítico dos estudantes.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bray. M., Adamson, B., & Mason, M. (Orgs) (2015). Pesquisa em Educação Comparada: abordagens e métodos. Liber Livro
    • Ferreira, A. G.  (2008). O sentido da Educação Comparada: uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação, 2(31), 124-138
    • Mendes, M. &, Galego, C. (2009). La regulación transnacional de las políticas educativas. El papel de los indicadores de comparación internacional en la construción de una agenda global de educación. In A. Teodoro & A. Montané (org.), Espejo y Reflejo: Políticas Curriculares y Evaluaciones Internacionales (23- 58). Editorial Germania
    • Teodoro A., Galego C., Fraga N. (2019) Teaching Comparative Education in Portugal. In M. Peters (eds), Encyclopedia of Teacher Education. Springer
    • Teodoro, A. (2015). A construção da educação mundial ou o lugar da Educação Comparada no estudo das políticas (e práticas) de educação. RBPG, 29(12), 859-877
    • Leitão, A.P. (2013). A Educaçao Social em Portugal: O início de um percurso. Praxis Educare, 1, 19- 22
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