filmeu

Disciplina Educação à Distância

  • Apresentação

    Apresentação

    Educação a Distância é uma unidade curricular no 5.º e penúltimo semestre do curso. Os alunos já estão familiarizados com o ensino universitário e preparam-se para contatar a vida profissional, nomeadamente em instituições de solidariedade social.

    A utilização de ambientes de aprendizagem a distância é, na atualidade, quase sinónimo de ambientes online, com recurso a plataformas de ensino e aprendizagem. Esta UC visa, assim, familiarizar os alunos com modelos e práticas de ensino a distância online. A generalização da formação online, em exclusivo ou complementar à formação presencial, exige que os licenciados em educação conheçam esses modelos e possam explorar de modo prático alguns dos seus aspetos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceitos fundamentais sobre educação a distância.

    Criação e gestão de disciplinas-páginas no LMS Moodle. Análise das características de diversos itens de páginas Moodle.

    Documentos estruturados em Word e em Google Docs.

    Gestão de referências bibliográficas. Utilização do Mendeley e do Adobe Reader.

    Planeamento de cursos a distância. Técnicas SWOT, esquemas GANTT, organização hierárquica de tópicos, etc.

    Utilização de ambientes síncronos (Zoom). Análise das funcionalidades.

    Desenvolvimento de um projeto de curso a distância, sobre um tema escolhido por cada aluno.

    Preparação de vídeos didáticos de apoio a cursos.

    Preparação de lições estruturadas no Moodle.

    Análise de dados quantitativos e qualitativos no Excel. Tabelas pivot.

  • Objetivos

    Objetivos

    Autonomia na pesquisa documental e na preparação de textos e outros documentos.

    Capacidade de colaboração com pares e supervisores no estudo e na aprendizagem de temas, metodologias e técnicas, e no desenvolvimento de projetos em educação a distância.

    Domínio dos aspetos fundamentais da escrita estruturada em Word e noutros ambientes de escrita.

    Domínio de software de pesquisa e referenciação bibliográfica.

    Conhecimento dos principais conceitos, modelos, perspetivas, etc., sobre educação a distância e ensino online.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas decorrem sempre num Laboratório com computadores. Os alunos são encorajados a utilizar também os respetivos computadores portáteis.

    Nas aulas, além de apresentações / explicações estruturadas pelo professor, ilustrando ideias, conceitos e procedimentos, em simultâneo com esclarecimentos individuais e para toda a classe, os alunos têm obrigatoriamente de fazerem apresentações e ilustrações de procedimentos.

    Em parte das aulas finais é feito o acompanhamento individual dos projectos de cada aluno.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Conselho Nacional da Educação. (2020). Estado da Educação 2019 (Edição 2020). Conselho Nacional da Educação (CNE).

    Figueira, Á., Figueira, C., & Santos, H. (2009). Moodle Criação e gestão de cursos online (versão Moodle 1.9). Lidel Edições Técnicas, Lda.

    Mendes, A. Q., Bastos, G., Amante, L., Aires, L. L., & Cardoso, T. (2018). Modelo pedagógico virtual: Cenários de desenvolvimento. Universidade Aberta.

    Pereira, A., Mendes, A. Q., Morgado, L., Amante, L., & Bidarra, J. (2007). Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta: Para uma universidade do futuro. Universidade Aberta.

    Valadares, J. (2011). Teoria e praática de educação a distância. Universidade Aberta.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios