filmeu

Disciplina Farmacologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular (UC) pretende iniciar o aluno na temática das substâncias farmacologicamente ativas, introduzindo-se o conceito de fármaco e o seu papel na alteração do curso de mecanismos fisiológicos, patológicos ou homeostáticos no organismo humano. Tratando-se de uma unidade curricular de Farmacologia no âmbito da Licenciatura em Ciências da Nutrição, serão abordados os grupos farmacológicos mais diretamente relacionados com a nutrição/alimentação e metabolismo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Perspetiva histórica

    Introdução à Farmacologia: conceitos básicos, fontes de informação, circuito do medicamento, metodologias de investigação em Farmacologia experimental

    Vias de administração de fármacos

    Farmacocinética: Absorção, distribuição, metabolização e eliminação de fármacos

    Mecanismos gerais de ação farmacológica: teoria dos recetores

    Grupos Farmacológicos

    -Farmacologia do aparelho cardiovascular

    -Farmacologia do sistema endócrino

    -Farmacologia do aparelho digestivo

    -Vitaminas e sais minerais

    -Interações fármaco-alimento

  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta UC o aluno deverá adquirir as bases de conhecimento farmacológico indispensáveis para uma correta formação em Ciências da Nutrição. Neste contexto, com esta UC os alunos deverão dominar a terminologia e conceitos básicos da Farmacologia e conseguir descrever os principais mecanismos de ação farmacológica. O aluno deverá compreender os mecanismos de ação e usos terapêuticos das classes de fármacos mais diretamente relacionadas com a nutrição/alimentação e metabolismo.

    Pretende-se ainda que o aluno compreenda e identifique as principais interações fármaco-alimento, dado o interesse do conhecimento desta temática para os futuros profissionais da área das Ciências da Nutrição.

    A UC contribuirá também para o desenvolvimento de competências transversais tais como a capacidade de trabalhar em grupo, o espírito crítico, a exposição e comunicação de temas científicos, e as competências técnicas associadas à realização de trabalhos laboratoriais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na UC de Farmacologia I são utilizadas ferramentas de aprendizagem inovadoras, como jogos interativos online (individuais e em grupo) sobre os vários temas abordados nas aulas, de forma a aumentar o interesse e a aprendizagem pelos alunos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Goodman, L.S.. (2018). Goodman & Gilman's. As Bases Farmacológicas da Terapêutica (13ªEd). New York, NY: McGraw Hill.
    • Katzung, B. G.. (2018). Basic and Clinical Pharmacology (14th Ed). San Francisco, CA: McGraw-Hill.
    • Guimarães, S., Moura, D., Soares da Silva, P. (2014). Terapêutica Medicamentosa e suas bases Farmacológicas. Porto: Porto Editora.
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios