filmeu

Disciplina Metodologias de Avaliação de Ingestão Alimentar

  • Apresentação

    Apresentação

    Conhecer as metodologias de recolha de informação para avaliação da ingestão alimentar; Ser capaz de planear e construir instrumentos de inquérito alimentar; Ter adquirido conhecimentos que permitam aplicar os diferentes instrumentos de avaliação da ingestão alimentar; Serem capazes de analisar e  criticar a aplicação de diversos métodos na avaliação da ingestão alimentar.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Apresentação da docente, do programa de trabalhos, bem como dos métodos de ensino e de avaliação; Determinantes do consumo alimentar; Conceitos e objetivos da avaliação da ingestão alimentar; Metodologias de avaliação da ingestão alimentar; Técnicas de realização de inquéritos; Metolodologia de inquirição; Quantificação da ingestão alimentar; Aplicaçáo de diferentes tipologias de inquéritos alimentares, de acordo com o desenho do estudo:

    a.Métodos prospectivos 

    b. Métodos restrospectivos

    c. Métodos combinados

    d.Métodos de avaliação rápida e/ ou com objetivos específicos

    e. Metodologias de avaliação da ingestão alimentar em populações especiais (portadores de deficiências, crianças, idosos entre outras)

    f. Critérios de seleção da metodologia a utilizar: objetivo de investigação, desenho deo estudo, características da população a ser estudada, recuros disponíveis (econòmicos, materiais e humanos)

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram competências e conhecimentos para quem como futuros profissionais estejam preparados para trabalhar com uma das ferramentas basilares para o exercício da profissão: a avaliação da ingestão alimentar.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teóricas constituídas predominantemente por sessões expositivas, para transmitir conceitos associados a cada tópico da matéria. Aulas laboratoriais e trabalho de campo. Será dada continuidade aos conteúdos apresentados nas teorias. Os alunos realizam trabalho individual ou em grupo, em regime tutorial, consiste em leitura de artigos científicos, pesquisa bibliográfica, relatórios, monografias, apresentações orais ou exercícios. Privulegia-se a participação activa dos estudantes. Recurso a multimédia sempre que adequado. O regime de avaliação é contínuo (AC - 100%), podendo ser opcionalmente por exame final (EF - 100%). A classificação em regime de avaliação contínia (AC) resulta da média ponderada do somatório da participação durante a aula (TA - 20%), teste  (T - 40%) e um trabalho em grupo/projeto de iniciação científica (TC - 40%), sendo AC = [( TA (20%) + T (40%) + TC (40%)]. A nota mínima admissível é de 9,5 (0/20) valores em qualquer dos regimes de avaliação, AC ou EF.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cameron Margaret 340. Manual on methodology for food consumption studies. ISBN: 0-19-261577-7

    Gibney Michael J 340. Public health nutrition. ISBN: 0-632-05627-4

    Biró, G. et al. Selection of methodology to assess food intake. European Journal of Clinical Nutricion 2002. Suppl (56): 2, S25-S32.

    Boyle Marie A. Community nutrition in action. ISBN: 0-534-46581-1

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios