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Disciplina Alimentação e Nutrição Humana I

  • Apresentação

    Apresentação

    A alimentação constitui uma das atividades humanas mais importantes, não só por razões biológicas evidentes, mas também por envolver aspetos sociais, psicológicos e económicos fundamentais na dinâmica da evolução das sociedades. Esta UC apresenta-se como sendo o primeiro contacto com o estudo da nutrição humana. Deste modo, é expectável que esta dote os alunos de conhecimentos básicos sobre a nutrição e alimentação humana, com vista à promoção de hábitos alimentares saudáveis, importantes para a educação alimentar junto da comunidade. Pretende-se que os alunos compreendam os conceitos de alimento e nutriente e que identifiquem e caracterizem os diferentes nutrientes relacionando-os com os alimentos
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à Nutrição Humana Estudo dos macronutrientes e micronutrientes: definição, nomenclatura, classificação, propriedades/funções, fontes, biodisponibilidade. Recomendações e necessidades energéticas e nutricionais: DRI, EAR, RDA, AI e UL. Componentes bioativos e microbiota intestinal.   Composição nutricional dos alimentos Tabelas de composição de alimentos A tabela de composição nutricional dos alimentos portuguesa Rotulagem de alimentos: legislação, alegações nutricionais e de saúde
  • Objetivos

    Objetivos

    Tendo por base os conhecimentos adquiridos, os alunos deverão ser capazes de:   Identificar e caracterizar os constituintes dos alimentos, as suas funções e propriedades; Conhecer as recomendações nutricionais e as bases metodológicas da sua definição; Caracterizar e agrupar os alimentos de acordo com os seus constituintes; Pesquisar informação nutricional sobre os diversos alimentos em fontes fidedignas, e sumarizar o seu valor nutricional; Conhecer e aplicar a legislação em vigor referente à rotulagem nutricional.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O ensino será conduzido principalmente através de aulas expositivas, complementadas por metodologias de ensino centradas no aluno, como estudos de caso, projetos, resolução de problemas e orientação tutorial. A avaliação contínua incluirá dois testes escritos sobre os conteúdos teóricos e teórico-práticos em conjunto (70%), a realização de um projeto de estudo (20% = 15% para o trabalho escrito e 5% para a apresentação), e atividades em sala de aula com exercícios (10%). A avaliação do exame final ou de melhoria envolverá um teste escrito (80%) e a submissão de um novo trabalho escrito (20%). Para serem aprovados, os alunos devem obter uma classificação mínima de 9,5 valores em cada uma das componentes T e TP, sendo que a nota do teste ou exame escrito não pode ser inferior a 9,5 valores.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Mahan L. Kathleen, Escott-Stump Sylvia, L. Raymond Janice; Krause¿s Food and the Nutrition Care Process. ISBN: 978-1-4377-2233-8 (13th Edition) Insel Paul, Ross Don, McMahon Kimberley, Bernstein Melissa; Nutrition. ISBN: 978-0-7637-7663-3 (4th Edition)  
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