filmeu

Disciplina Alimentação e Nutrição Humana II

  • Apresentação

    Apresentação

    A alimentação e nutrição, é parte integrante da promoção da saúde e prevenção de doenças. O domínio  dos conhecimentos sobre alimentação e  nutrição ao longo do ciclo de vida faz parte das competências do nutricionista como especialista no planeamento da ingestão alimentar de indivíduos no âmbito de uma alimentação saudável e em situações especiais. Nesta unidade curricular, os estudantes irão  adquirir os conhecimentos essenciais, teóricos e práticos, sobre a alimentação e nutrição no ciclo de vida. Além disso, terão contacto com fermentas informáticas que lhes permitirá o desenvolvimento e a análise de planos alimentares que vão ao encontro das recomendações nutricionais para cada fase do ciclo de vida do indivíduo. Nesta UC poderão ser convidados profissionais da área das ciências da nutrição ou de áreas complementares, de reconhecido mérito, para realização de seminários.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Alimentação e saúde: alimentação mediterrânica, alimentação vegetariana e macrobiótica, e alimentação saudável e sustentável. Guias alimentares Nacionais e Internacionais. Nutrição no ciclo de vida: infância, adolescência, adulto e idoso. Alimentação saudável em situações particulares: pré-conceção e fertilidade, grávidas e aleitantes. Alimentação na gestão do peso corporal e atividade física.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular (UC) tem como âmbito o estudo da alimentação e nutrição Humana no ciclo da vida. Procura-se desenvolver junto dos estudantes ferramentas, as quais lhes permitam desenvolver planos alimentares saudáveis de acordo com as necessidades nutricionais de cada indivíduo e em cada fase do seu ciclo de vida. Pretende-se, ainda, que os estudantes adquiram competências para trabalhar em grupo de modo a planear, implementar e rever ementas para indivíduos ou grupos. Além disso, esta UC tem como objetivo estimular o sentido crítico e a procura de informação sobre alimentação humana em fontes fidedignas, bem como comunicar com os indivíduos, grupos, a comunidade científica, utilizando diferentes estratégias, incluindo as tecnologias de informação e comunicação.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O ensino será realizado através do método expositivo sendo também utilizadas metodologias de ensino centradas no aluno como: caso de estudo, projeto, realização de problemas, e orientação tutorial.

    A avaliação por frequência será realizada através de duas frequências sobre os conteúdos teóricos (50%) e teórico-práticos (20%), realização de um seminário (trabalho escrito 15% e apresentação 5%), e atividades em sala de aula com realização de exercícios (10 %).

    A avaliação por exame final ou melhoria consiste na realização de um teste escrito (75%) e da entrega de um novo trabalho escrito (25%).

    Em ambas as avaliações (contínua ou exame final), serão aprovados os alunos que obtiverem uma classificação igual ou superior a 9,5 valores (em cada uma das componentes T e TP), a classificação da componente frequência/ exame escrito não poderá ser inferior a 9,5 valores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Mahan L. Kathleen, Escott-Stump Sylvia, L. Raymond Janice; Krause¿s
    Food and the Nutrition Care Process. ISBN: 978-1-4377-2233-8
    (13thEdition)
    Insel Paul, Ross Don, McMahon Kimberley, Bernstein Melissa;
    Nutrition.ISBN: 978-0-7637-7663-3 (4th Edition)

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios