filmeu

Disciplina Alimentação Colectiva e Gestão

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular contribuirá para o desenvolvimento de competências de planeamento, organização, controlo e gestão do processo produtivo no âmbito dos serviços de alimentação colectiva. O aluno deverá ser capaz de identificar, descrever, planear, organizar, controlar e avaliar todos os processos de um Serviço de Alimentação e desempenhar o papel do nutricionista na área da restauração colectiva.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1-      Apresentação do docente, do programa e da metodologia de avaliação. 2-      Conceitos fundamentais de alimentação colectiva e gestão. 3-      Planeamento físico de um estabelecimento alimentar de restauração colectiva: áreas funcionais e equipamentos. 4-      Planeamento de refeições: ementas, capitações, fichas técnicas, manual de dietas. 5-      Gestão da produção e de stocks. 6-      Controlo e segurança alimentar em estabelecimentos alimentares de restauração colectiva: Metodologia HACCP (boas práticas e pré-requisitos, vantagens da sua implementação). 7-      Alergias e Intolerâncias alimentares: Reg 1169/2011 e DL 26/2016. 8-      Gestão ambiental. 9-      Ferramentas de controlo para aplicação em estabelecimentos alimentares de restauração colectiva: grelhas de avaliação. 10-    Gestão de recursos humanos. 11-    Gestão e controlo de custos. 12-    Gestão da qualidade: satisfação do cliente/consumidor, reclamações, sistemas de gestão da Segurança Alimentar.
  • Objetivos

    Objetivos

    A alimentação colectiva e gestão visa transmitir os conceitos e princípios básicos da gestão de serviços de alimentação colectiva abordando temas que ajudam o aluno a adquirir capacidade para planear, organizar, controlar e avaliar o processo produtivo nas diferentes áreas de gestão de um serviço de alimentação. Tem como principais objetivos contribuir para a familiarização dos alunos com as diferentes vertentes de gestão de um serviço de alimentação, nomeadamente, recursos físicos, humanos e financeiros. Pretende, ainda, possibilitar o reconhecimento da importância do trabalho em equipa e do papel do nutricionista numa Unidade de alimentação colectiva. A abordagem teórica será a base para a aprendizagem da unidade curricular, cujos conhecimentos teóricos adquiridos serão consolidados e desenvolvidos na componente teórico-prática.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Será estimulado o recurso ao Moodle, como suporte ao processo de aprendizagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    RIBEIRO, J - Introdução à gestão da restauração. Edição: 03-2011. Lidel, 2011. ISBN: 9789727576913. DAVIS, B, LOCKWOOD, A, PANTELIDIS, I, ALCOTT, P - Food and Beverage Management. 5th Edition. London: Routledge, 2013. ISBN: 9780080966717 PINTO, A H & ÁVILA, H - Os Desafios da Restauração Coletiva e o Nutricionista Como Impulsionador do Seu Desenvolvimento. Acta Portuguesa de Nutrição, (2), 22-32. 2015.  
  • Avaliação

    Avaliação

    O regime de avaliação é de carácter contínuo, sendo composto por 2 testes escritos.

    A nota final será: Final = A (50%) + B (50%)

    A nota mínima admissível para efeito de contabilização é de 9,5 (0/20) valores.

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste escrito

    -

    50%

     Teste escrito

    -

    50%

     

    Em alternativa, o discente pode ser avaliado em regime de Exame Final.

    O Exame de Melhoria de Nota será uma prova escrita, que engloba a totalidade dos conteúdos programátios leccionados.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria