-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Nutrição na Infância e Adolescência pretende ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a alimentação e nutrição das crianças e adolescentes saudáveis e com patologia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
4 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1101-12575
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Alimentação na gravidez e impacto na saúde da mãe e do futuro bebé
Avaliação nutricional e do crescimento
Necessidades energéticas e nutricionais na infância e adolescência
O lactente saudável: o aleitamento materno vs fórmulas infantis
A diversificação alimentar
Situações patológicas específicas: alergias e intolerâncias alimentares, doença celíaca, diabetes mellitus, doenças metabólicas
A nutrição em idade pré-escolar e escolar
A nutrição na adolescência
A obesidade em idade pediátrica
A nutrição entérica
-
Objetivos
Objetivos
Com esta unidade curricular o aluno deverá compreender as principais características físicas e fisiológicas que determinam as necessidades alimentares e nutricionais destes grupos etários.
O aluno deverá ficar apto a intervir do ponto de vista nutricional em indivíduos destes grupos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas tutoradas, destinadas à consolidação dos conhecimentos, através da participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem: pesquisa, avaliação crítica, tratamento e transmissão de informação científica sobre temas relevantes para a unidade curricular.
A avaliação efectuada na modalidade de ''Avaliação Contínua'' resulta da média ponderada da avaliação teórica escrita (70%), de uma componente de trabalhos de grupo (20%) e de uma componente de participação nas aulas (10%). Considera-se aprovado na avaliação contínua, uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores (na escala de 0 a 20 valores).
No âmbito da avaliação exclusivamente por exame final escrito, considera-se aprovado, todo o aluno cuja classificação no exame escrito final, arredondada às décimas, seja igual ou superior a 9,5 valores. O exame final tem a forma de teste escrito e inclui a totalidade da matéria ministrada, com questões teóricas e práticas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Aguilar Cordero, M.J. (ed.). (2005). Lactancia Materna. Madrid: Elsevier.
- Brown, J., Lechtenberg, E., Murtaugh, M.A., Splett, P.L., Strang, J., Wong, R., Bowser, E.K., Leonberg, B.L., & Sahyoun, N.R. (2020). Nutrition throught the life cycle. 7th ed. Boston: Cengage.
- Holden, C., & MacDonald, A. (eds.). (2000). Nutrition and Child Health. London: Bailliere Tindall.
- Kleinman, R.E., & Greer, F.R. (eds). (2020). Pediatric Nutrition. 8th ed. American Academy of Pediatrics
- Koletzko, B. (ed.). (2015). Pediatric Nutrition in Practice. Basel: Karger.
- Nevin-Folin,o N.L. (ed.). (2008). Pediatric Manual of Clinical Dietetics. Chicago: American Dietetic Association.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não