filmeu

Disciplina Nutrição na Infância e Adolescência

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Nutrição na Infância e Adolescência pretende ministrar conhecimentos teóricos e práticos sobre a alimentação e nutrição das crianças e adolescentes saudáveis e com patologia. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Alimentação na gravidez e impacto na saúde da mãe e do futuro bebé

    Avaliação nutricional e do crescimento

    Necessidades energéticas e nutricionais na infância e adolescência

    O lactente saudável: o aleitamento materno vs fórmulas infantis

    A diversificação alimentar

    Situações patológicas específicas: alergias e intolerâncias alimentares, doença celíaca, diabetes mellitus, doenças metabólicas 

    A nutrição em idade pré-escolar e escolar

    A nutrição na adolescência 

    A obesidade em idade pediátrica 

    A nutrição entérica 

  • Objetivos

    Objetivos

    Com esta unidade curricular o aluno deverá compreender as principais características físicas e fisiológicas que determinam as necessidades alimentares e nutricionais destes grupos etários.

    O aluno deverá ficar apto a intervir do ponto de vista nutricional em indivíduos destes grupos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas tutoradas, destinadas à consolidação dos conhecimentos, através da participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem: pesquisa, avaliação crítica, tratamento e transmissão de informação científica sobre temas relevantes para a unidade curricular.

    A avaliação efectuada na modalidade de ''Avaliação Contínua'' resulta da média ponderada da avaliação teórica escrita (70%), de uma componente de trabalhos de grupo (20%) e de uma componente de participação nas aulas (10%). Considera-se aprovado na avaliação contínua, uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores (na escala de 0 a 20 valores).

    No âmbito da avaliação exclusivamente por exame final escrito, considera-se aprovado, todo o aluno cuja classificação no exame escrito final, arredondada às décimas, seja igual ou superior a 9,5 valores. O exame final tem a forma de teste escrito e inclui a totalidade da matéria ministrada, com questões teóricas e práticas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Aguilar Cordero, M.J. (ed.). (2005). Lactancia Materna. Madrid: Elsevier.

    Brown, J., Lechtenberg, E., Murtaugh, M.A., Splett, P.L., Strang, J., Wong, R., Bowser, E.K., Leonberg, B.L., Sahyoun, N.R. (2020). Nutrition throught the life cycle. 7th ed. Boston: Cengage. - Holden, C., & MacDonald, A. (eds.). (2000). Nutrition and Child Health. London: Bailliere Tindall. 

    - Kleinman, R.E., & Greer, F.R. (eds). (2020). Pediatric Nutrition.  8th ed. American Academy of Pediatrics

    - Koletzko, B. (ed.). (2015). Pediatric Nutrition in Practice. Basel: Karger.

    - Nevin-Folin,o N.L. (ed.). (2008). Pediatric Manual of Clinical Dietetics. Chicago: American Dietetic Association. 

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios