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Disciplina Bioestatística

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. História e desenvolvimento da Estatística

    2. Estatística descritiva

    1. Tabelas de frequências
    2. Tipos de variáveis
    3. Parâmetros de uma distribuição e estatísticas correspondentes.

    3. Inferência estatística

    1. Delineamento de estudos: hipótese teste e hipótese nula (H0).
    2. Estimação pontual e/ou intervalar (intervalos de confiança)
    3. Escolha do teste estatístico.

    4. Testes de hipóteses paramétricos

    1. Teste t de Student
    2. Análise de Variância: um factor e dois factores

    5. Testes de qualidade de ajustamento: Qui-Quadrado e Kolmogorov-Smirnov.

    6. Testes de hipóteses não paramétricos.

    1. Referência aos testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e Wilcoxon para variáveis ordinais e teste de McNemar’s para variáveis nominais.

    7. Tabelas de contingência

    1. Análise de tabelas de contingência.
    2. Testes de independência.

    8. Covariância. Correlação. Regressão linear.

    1. Coeficiente de correlação de Pearson.
    2. Diagrama de dispersão. Método dos mínimos quadrados.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se com a unidade curricular (UC) de Bioestatística sensibilizar os estudantes para a possibilidade de tratamento estatístico de questões essenciais ao desenvolvimento e aplicação nas mais variadas áreas do conhecimento.

    A unidade curricular de Bioestatística tem como objectivo fornecer aos estudantes ferramentas estatísticas que lhes permitam aprender e assimilar conceitos em disciplinas subsequentes no âmbito da licenciatura. Concomitantemente, pretende-se que o estudante desenvolva métodos de raciocínio que o familiarizem com o planeamento experimental e resolução de problemas que normalmente virão a enfrentar, independentemente das matérias leccionadas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino aprendizagem incluem diversos instrumentos, baseados no ensino magistral /tutorial e no ensino teórico-prático, presenciais. Outros instrumentos de carácter não presencial (e.g. moodle) completam e diversificam as opções disponibilizadas. As aulas teórico-práticas pretendem aprofundar e exercitar os temas leccionados nas aulas teóricas, proporcionando, desta forma, um contacto mais directo com os referidos temas.

    O regime de avaliação é preferencialmente de carácter contínuo e é constituído por 2 testes escritos (50% cada).

    Regime de exame final:

    O regime de exame final aplica-se aos estudantes que por ele optem ou para os estudantes que não tiverem aproveitamento na avaliação continua.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Motulsky H., Intuitive Biostatistics: A Nonmathematical Guide to Statistical Thinking, 3rd edition, Oxford University Press, 2014, 978-0199946648.

    • Martins, E.G.(2005). Introdução à Probabilidade e Estatística. Departamento de Estatística e Investigação Operacional FCUL: Sociedade Portuguesa de Estatística, www.spestatistica.pt/publicacoes/publicacao/introducao-probabilidade-e-estatistica.

    • Proença, I.M. (2010). Estatística, Lisboa: Euedito.

    • Natália Cordeiro, Alexandre Magalhães,; Introdução à Estatística: Uma Perspectiva Química, LIDEL- Edições Técnicas Lda, Lisboa, 2004. ISBN: 978-972-757-276-2.

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