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Apresentação
Apresentação
Bioestatística
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1101-2193
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. História e desenvolvimento da Estatística
2. Estatística descritiva
- Tabelas de frequências
- Tipos de variáveis
- Parâmetros de uma distribuição e estatísticas correspondentes.
3. Inferência estatística
- Delineamento de estudos: hipótese teste e hipótese nula (H0).
- Estimação pontual e/ou intervalar (intervalos de confiança)
- Escolha do teste estatístico.
4. Testes de hipóteses paramétricos
- Teste t de Student
- Análise de Variância: um factor e dois factores
5. Testes de qualidade de ajustamento: Qui-Quadrado e Kolmogorov-Smirnov.
6. Testes de hipóteses não paramétricos.
- Referência aos testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e Wilcoxon para variáveis ordinais e teste de McNemar’s para variáveis nominais.
7. Tabelas de contingência
- Análise de tabelas de contingência.
- Testes de independência.
8. Covariância. Correlação. Regressão linear.
- Coeficiente de correlação de Pearson.
- Diagrama de dispersão. Método dos mínimos quadrados.
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se com a unidade curricular (UC) de Bioestatística sensibilizar os estudantes para a possibilidade de tratamento estatístico de questões essenciais ao desenvolvimento e aplicação nas mais variadas áreas do conhecimento.
A unidade curricular de Bioestatística tem como objectivo fornecer aos estudantes ferramentas estatísticas que lhes permitam aprender e assimilar conceitos em disciplinas subsequentes no âmbito da licenciatura. Concomitantemente, pretende-se que o estudante desenvolva métodos de raciocínio que o familiarizem com o planeamento experimental e resolução de problemas que normalmente virão a enfrentar, independentemente das matérias leccionadas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino aprendizagem incluem diversos instrumentos, baseados no ensino magistral /tutorial e no ensino teórico-prático, presenciais. Outros instrumentos de carácter não presencial (e.g. moodle) completam e diversificam as opções disponibilizadas. As aulas teórico-práticas pretendem aprofundar e exercitar os temas leccionados nas aulas teóricas, proporcionando, desta forma, um contacto mais directo com os referidos temas.
O regime de avaliação é preferencialmente de carácter contínuo e é constituído por 2 testes escritos (50% cada).
Regime de exame final:
O regime de exame final aplica-se aos estudantes que por ele optem ou para os estudantes que não tiverem aproveitamento na avaliação continua.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
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Motulsky H., Intuitive Biostatistics: A Nonmathematical Guide to Statistical Thinking, 3rd edition, Oxford University Press, 2014, 978-0199946648.
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Martins, E.G.(2005). Introdução à Probabilidade e Estatística. Departamento de Estatística e Investigação Operacional FCUL: Sociedade Portuguesa de Estatística, www.spestatistica.pt/publicacoes/publicacao/introducao-probabilidade-e-estatistica.
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Proença, I.M. (2010). Estatística, Lisboa: Euedito.
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Natália Cordeiro, Alexandre Magalhães,; Introdução à Estatística: Uma Perspectiva Química, LIDEL- Edições Técnicas Lda, Lisboa, 2004. ISBN: 978-972-757-276-2.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não