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Disciplina Bioquímica I

  • Apresentação

    Apresentação

    A bioquímica I permitirá aos alunos compreender como é que os processos biológicos estão organizados e interdependentes em redes de controlo. Estes sistemas permitem que o organismo mantenha um ambiente interno relativamente constante, responda rapidamente a estímulos externos, cresça e se diferencie.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Revisão sobre os princípios de Termodinâmica, e bioenergética. Metabolismo dos carbohidratos, principais vias metabólicas e seu controlo Glicólise e gluconeogênese Glicogenólise e glicogénese Via das pentoses fostato. Ciclo dos Ácidos carboxílicos. Mitocôndria e metabolismo oxidativo. Espécies reativas de oxigênio. Metabolismo dos lípidos: síntese armazenamento e utilização dos ácidos gordos e triacilglicéridos Lipogénese e armazenamento de ácidos gordos Regulação do metabolismo dos lípidos oxidação e utilização AG para produção de energia Formação de corpos cetónicos. Biosíntese dos fosfolípidos. Lipoproteínas e apolipoproteínas, metabolismo das lipoproteínas Regulação do metabolismo dos lípidos e transporte inter-orgãos Metabolismo dos Aminoácidos Biosíntese dos AA não essenciais Degradação de AA e Ciclo da ureia Inter-relações metabólicas Ciclo do jejum-alimentação Estados nutricionais e hormonais
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular de Bioquímica I introduz o aluno no estudo da bioenergética, princípios de Termodinâmica, essenciais para o conhecimento dos caminhos metabólicos. O aluno deve apreender e compreender a vários processos anabólicos e catabólicos das biomoléculas (hidratos de carbono, proteínas, lípidos e ácidos nucleicos). O estudo das principais vias metabólicas, as suas disfunções mais frequentes e a interação metabólica permitirá ao aluno adquirir as bases do conhecimento bioquímico necessárias às unidades curriculares posteriores de modo a compreender a importância do estudo da bioquímica para a interação com outros profissionais de saúde no controlo da saúde e da doença.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aprendizagem invertida, o aluno prepara as aulas sob orientação do professor, no final os alunos avaliam os pares e  fazem uma auto avaliação, de modo a estimular o conhecimento a autocrítica.  Disponibilidade do professor para acompanhar a preparação das aulas e organização dos conteúdos. Testes de progressão de conhecimento ao longo do semestre elaborados em casa através das plataforma de aprendizagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Marshall, W. J., Bougut, S. K., Clinical Chemistry, 7th edition, St. Louis, C.V. Mosby Company. 2012 Burtis, C., Ashwood, E., Tietz Fundamentals of Clinical Chemistry, 6th edition, Philadelphia, W.B.Saunders Company. 2008 Kaplan, L. A. et al., Clinical Chemistry: theory, analysis, correlation, 4th edition, St. Louis, C.V. Mosby Company. 2003 Halpern M, Freire A, Quintas A. Bioquímica Organização Molecular da Vida. Lidel. 2008 Berg, J.M. et al. Biochemistry (7th Ed). New York: Freeman and Company. 2010 Devlin T. Textbook of biochemistry; with clinical correlations. (7th Ed). Blucher. 2011
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