filmeu

Disciplina Imunologia

  • Apresentação

    Apresentação

    A Imunologia, além de ser uma disciplina base na formação universitária em cursos de Saúde, é central nos cursos de Nutrição. O objetivo da unidade curricular de Imunologia é proporcionar um maior e melhor conhecimento sobre o papel do sistema imunológico quer como sistema que pode prevenir doenças quer como sistema que pode originá-las. Esta UC permite aos alunos desenvolver capacidades práticas e analíticas, que são muito úteis no mercado de trabalho, como por exemplo em áreas de imunonutrição, cursos de mestrado e doutoramento, investigação, ensaios clínicos, entre outros. Além disso, a obtenção, utilização e interpretação de dados, juntamente com a resolução de problemas, são componentes cruciais desta unidade curricular. A participação ativa dos alunos durante os seminários certamente desenvolverá as suas capacidades metodológicas no contexto da Nutrição e Imunologia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à Imunologia e à Imunidade Inata História da imunologia, importância e conceitos básicos Órgãos, células, recetores e moléculas fundamentais ao funcionamento do sistema imunitário Imunidade inata e inflamação: O Sistema complemento A reação inflamatória e o estabelecimento da resposta imunológica adaptativa   Imunidade adaptativa Recetores de antigénio e MHC Organização e expressão de genes recetores de linfócitos O Complexo Principal de Histocompatibilidade e a apresentação de antigénio Desenvolvimento de células T e células B Ativação, diferenciação e geração de memória Imunidade mediada por anticorpos e por células   O sistema imunitário na saúde e na doença Alergias, hipersensibilidades e inflamação crónica Doenças infeciosas e vacinas   Imunonutrição
  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno deverá reconhecer a estrutura, organização e função do sistema imunitário, com especial enfoque na sua relevância para a saúde e para a nutrição. Deverá identificar os principais tecidos, órgãos, células e moléculas que integram o sistema imunitário, compreendendo como se articulam nas respostas a estímulos fisiológicos e patológicos, incluindo infeções, inflamação e desequilíbrios nutricionais. Será também fundamental compreender a interação entre a imunidade inata e adquirida, bem como os mecanismos de regulação que asseguram o equilíbrio da resposta imune. O aluno deverá dominar os conceitos básicos associados aos fenómenos de hipersensibilidade, com particular atenção às alergias alimentares. A componente prática da unidade curricular permitirá desenvolver competências laboratoriais em imunologia, facilitando a consolidação dos conteúdos teóricos e promovendo a autonomia, o pensamento crítico e a responsabilidade em contexto experimental.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Para melhorar a participação dos alunos nas aulas teóricas, será implementado um conjunto de estratégias que visam aumentar o envolvimento e a perceção de relevância dos conteúdos, como a introdução de atividades interativas, estudos de caso e momentos de avaliação formativa ao longo das aulas. Além disso, serão utilizados exemplos práticos com aplicação clínica e nutricional, de forma a aproximar a teoria da realidade profissional dos estudantes. Espera-se, com estas medidas, promover um ambiente mais dinâmico e participativo, incentivando a presença regular e o interesse contínuo pela disciplina. Na componente prática, os alunos serão desafiados a criar um ImunoGame, jogos educativos com base nos conteúdos da disciplina, promovendo a consolidação ativa do conhecimento e o trabalho colaborativo. Espera-se, com estas medidas, promover um ambiente mais dinâmico e participativo, incentivando a presença regular e o interesse contínuo pela disciplina.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Janeway, C.A. et al, Immunobiology (2022), 10 th Ed., Garland Science. 2. Goldsby, R.A. et al.(2018), Kuby Immunology, 8th Ed., New York, W.H. Freeman & Company Eds. 3. Robert R. Rich MD. Et al., Clinical Immunology Principles and Practice (2019), Elsevier Limited. 3. Abbas, A.K., Lichtman, A.H.(2021), Cellular and Molecular Immunology, 10 th Ed., Elsevier/Saunders. 4. Arosa, F.A., Cardoso, E.M., Pacheco, F.C. (2014) Fundamentos de Imunologia (2º ed) Lidel.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Aprovação na UC requer uma classificação mínima de 9.5 valores.

     

    A) componentes de avaliação:

     

    Classificação final = F1 (35%) + F2 (35%) + S (20%) + P (10%)

     

    Regime de avaliação contínua - nota final resulta da média ponderada dos seguintes

    F1 - 1ª frequência (conteúdos da componente teórica, teórico-prática e laboratorial)

    F2 - 2ª frequência (conteúdos da componente teórica, teórico-prática e laboratorial)

    S - Seminário (desenvolvimento de um ImunoGame):  suporte digital para apresentação (5%) + apresentação oral e discussão (15%).

    P - Assiduidade e desempenho nas aulas teórico práticas e laboratoriais

     

    Em avaliação contínua, os alunos devem ter uma média superior a 8.45 valores (escala 0-20) em F1 e F2 ((F1+F2)/2).

     

    Aprovação em avaliação contínua com classificação final mínima de 9.5 valores.

     

    NOTA: Reconhecendo a utilização corrente das ferramentas de IA na aprendizagem, que poderão ser utilizadas para a realização do Seminário (S), é obrigatório que o aluno declare a sua utilização e propósito sempre que tal tenha lugar. Nestes casos, a avaliação terá sempre um componente oral presencial obrigatório, com uma ponderação de 15%. O desrespeito por esta regra será considerada como fraude académica e tratada como tal, em harmonia com os regulamentos disciplinares em vigor. Seminário (S) 20% – Suporte visual/digital para apresentação (5%) + apresentação oral e discussão (15%).

     

    B) Regime de exame e/ ou exame de recurso

    Exame escrito com a totalidade dos conteúdos programáticos lecionados nas aulas teóricas, teórico-práticas e laboratoriais.

    Aprovação em exame final com classificação final mínima de 9.5 valores.

     

     Melhoria: Exame oral com a totalidade dos conteúdos programáticos lecionados nas aulas teóricas, teórico-práticas e laboratoriais.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios