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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular constitui-se como uma das ferramentas fundamentais para que o estudante se torne um especialista em informação, ficando capacitado para a gestão, tratamento e apresentação do volume cada vez maior de informação gerada em processos de investigação e trabalho, com recurso às novas tecnologias de informação (sistemas de informação).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1101-805
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Processamento de texto: Conceitos de tipografia Organização de índices, tabelas, etc. Software de gestão bibliográfica (e.g. Mendeley, zotero). Equações matemáticas. Trabalho em grupo: modificações e comentários. Conceitos gerais na criação e apresentação de informação escrita e oral. Folha de cálculo: Conceitos básicos: introdução de dados e fórmulas de cálculo. Comandos de formatação, algarismos significativos. Fórmulas e funções. Criação de vários tipos de gráficos, tabelas dinâmicas e macros. Ajuste de uma recta a dados experimentais: método dos mínimos quadrados. Apresentação de informação: posters, slides, folhetos/desdobráveis. Pesquisa de informação na Internet: Artigos científicos: Scopus e Web of Science. Propriedades físico-químicas: NIST Chemistry WebBook e ChemSpider Moléculas na clínica e alvos: drugbank e bindingdb. Desenho e visualização de moléculas: ex. Pymol, Marvin Sketch.
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Objetivos
Objetivos
Com o crescente desenvolvimento das novas tecnologias de informação, esta UC visa dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos básicos sobre processamento de texto, folhas de cálculo, apresentações por slides, posters, folhetos ou outras formas de transmissão de informação, ficando capacitado para a pesquisa, gestão, obtenção e tratamento do volume crescente de informação gerada em processos de investigação ou trabalho, com recurso às novas tecnologias de informação. Assim, o estudante deverá ter a capacidade de elaborar documentos recorrendo a um processador de texto, bem como aplicar diferentes técnicas básicas de estatística, software de análise de dados e de traçado de gráficos. Deve ainda ser capaz de pesquisar e obter informação científica e técnica da Internet de modo sistemático nomeadamente através de pesquisas bibliográficas, de propriedades de compostos químicos/bioquímicos, bem como criar, visualizar e manipular modelos moleculares a 2D e 3D.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas de frequência obrigatória, acompanhadas e orientadas por um professor. Resolução de exercícios práticos usando directamente o computador. As aulas decorrem numa sala equipada com vídeo projector e computadores, permitindo a sincronização entre a exposição dos tópicos teóricos por parte do professor e aplicação por parte dos estudantes no computador. Os trabalhos e frequências/exame são submetidos apenas através da plataforma moodle.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
António Martins, Aprenda Excel com casos práticos, 1ª Edição, Edições Silabo, 2019. ISBN: 978-972-618-996-1 Lambert J., Frye C., Microsoft Excel Step by Step (Office 2021 and Microsoft 365), Pearson Education, Inc., 2022. ISBN: 978-0137564279 Lambert J., Microsoft Word 2019 Step by Step, Pearson Education, Inc., 2019. ISBN: 978-1-5093-0587-2 Navarro DJ and Foxcroft DR, Learning statistics with jamovi: a tutorial for psychology students and other beginners, 2022. http://learnstatswithjamovi.com Natália Cordeiro, Alexandre Magalhães,, Introdução à Estatística: Uma Perspectiva Química, LIDEL- Edições Técnicas Lda, Lisboa, 2004. ISBN: 978-972-757-276-2 Kate L. Turabian, A manual for writers of research papers, theses, and dissertations: Chicago style for students and researchers, 7th edition, The University of Chicago Press, Chicago, 2007.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não