-
Apresentação
Apresentação
Esta UC tem como objetivo principal instruir os alunos acerca das noções básicas de design gráfico para que possam desenvolver identidades gráficas e objetos gráficos (digitais e impressos) que comuniquem os seus projetos junto de uma audiência, ensinando-os a criar conceitos e ideias traduzidos visualmente.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT160-1141
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O cartaz de cinema [desenvolvimento de conceitos]
1.1 Tipologias de cartaz de cinema
1.2 Elementos que compõem o cartaz de cinema
1.3 Marketing aplicado ao cinema: declinações do cartaz de cinema
1.4 Designers de cartazes de cinema
1.5 O papel da tipografia
2. Comunicar o filme [design editorial e on-line]
2.1 Pressbooks
2.2 Flyer e outros suportes impressos
2.3 Websites e redes sociais
3. Créditos iniciais/finais de filmes e séries
4. O design gráfico na televisão, música, e outros meios e suportes.
-
Objetivos
Objetivos
Na disciplina de Introdução ao Design procurar-se-á que os estudantes percebam a mais-valia que o design pode representar no âmbito dos seus projetos audiovisuais e multimédia: quer em termos do desenvolvimento de identidades gráficas, exploração de metáforas/conceitos/ideias, organização de conteúdos textuais e visuais, produção de artefatos gráficos, ou transição da comunicação do meio da imagem em movimento para o meio da imagens/suportes estáticos. Para tal os alunos irão adquirir conhecimentos relativos a tipografia, grelhas de construção, hierarquias visuais, edição de imagem, entre outros tópicos. Esta aprendizagem será feita através da criação de objetos gráficos (cartazes, pressbooks, pequenos clips/animações) onde possam ser implementados os conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas teóricas, de construção e partilha de uma cultura visual a título individual e enquanto turma.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A avaliação da UC é feita de forma contínua, através da participação dos alunos nas aulas e do seu desempenho no desenvolvimento de exercícios práticos, que decorrerão ao longo do semestre.
Distribuição do peso das componentes da avaliação contínua para obtenção da nota final da UC:
70% Desenvolvimento de 4 projetos de design (com percentagens a definir);
30% Atitudes, valores e assiduidade.
Caso o aluno não tenha aprovação à avaliação contínua (nota negativa, inferior a 10 valores) ou deseje melhorar a nota (positiva) com que concluiu a disciplina, poderá ir a exame de recurso, que consistirá numa prova teórico-prática que valerá 100% da nota final da UC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BRANAGHAN, Sim; CHIBNALL, Stephen (2006) - British Film Posters: An Illustrated History. Londres: BFI Publishing, 2006. 304 p. ISBN 978-1-84457-221-2.
EDWARDS, Gregory J. (1989) - The International Film Poster: the role of the poster in cinema, art, advertising and history. Londres: Tiger, 1988. 224 p. ISBN 978-1-87046-161-0.
KING, Emily (2003) – Movie Poster. Londres: Octupus Publishing Group, 2003. 224 p. ISBN 184- z000-653-6.
NEWELL, Adam (2016) et al. – The Art of the B-Movie Poster. Berkeley: Gingko Press, 2016. 320 p. ISBN 978-1-58423-622-1
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
-
Mobilidade
Mobilidade
Não