Disciplina Introdução ao Design

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como objetivo principal instruir os alunos acerca das noções básicas de design gráfico para que possam desenvolver identidades gráficas e objetos gráficos (digitais e impressos) que comuniquem os seus projetos junto de uma audiência, ensinando-os a criar conceitos e ideias traduzidos visualmente.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O cartaz de cinema [desenvolvimento de conceitos]

    1.1 Tipologias de cartaz de cinema

    1.2 Elementos que compõem o cartaz de cinema

    1.3 Marketing aplicado ao cinema: declinações do cartaz de cinema

    1.4 Designers de cartazes de cinema

    1.5 O papel da tipografia

     

    2. Comunicar o filme [design editorial e on-line]

    2.1 Pressbooks

    2.2 Flyer e outros suportes impressos

    2.3 Websites e redes sociais

     

    3. Créditos iniciais/finais de filmes e séries

     

    4. O design gráfico na televisão, música, e outros meios e suportes.

  • Objetivos

    Objetivos

    Na disciplina de Introdução ao Design procurar-se-á que os estudantes percebam a mais-valia que o design pode representar no âmbito dos seus projetos audiovisuais e multimédia: quer em termos do desenvolvimento de identidades gráficas, exploração de metáforas/conceitos/ideias, organização de conteúdos textuais e visuais, produção de artefatos gráficos, ou transição da comunicação do meio da imagem em movimento para o meio da imagens/suportes estáticos. Para tal os alunos irão adquirir conhecimentos relativos a tipografia, grelhas de construção, hierarquias visuais, edição de imagem, entre outros tópicos. Esta aprendizagem será feita através da criação de objetos gráficos (cartazes, pressbooks, pequenos clips/animações) onde possam ser implementados os conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas teóricas, de construção e partilha de uma cultura visual a título individual e enquanto turma.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A avaliação da UC é feita de forma contínua, através da participação dos alunos nas aulas e do seu desempenho no desenvolvimento de exercícios práticos, que decorrerão ao longo do semestre.

    Distribuição do peso das componentes da avaliação contínua para obtenção da nota final da UC:

    70% Desenvolvimento de 4 projetos de design (com percentagens a definir);

    30% Atitudes, valores e assiduidade.

    Caso o aluno não tenha aprovação à avaliação contínua (nota negativa, inferior a 10 valores) ou deseje melhorar a nota (positiva) com que concluiu a disciplina, poderá ir a exame de recurso, que consistirá numa prova teórico-prática que valerá 100% da nota final da UC.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BRANAGHAN, Sim; CHIBNALL, Stephen (2006) - British Film Posters: An Illustrated History. Londres: BFI Publishing, 2006. 304 p. ISBN 978-1-84457-221-2.

    EDWARDS, Gregory J. (1989) - The International Film Poster: the role of the poster in cinema, art, advertising and history. Londres: Tiger, 1988. 224 p. ISBN 978-1-87046-161-0.

    KING, Emily (2003) – Movie Poster. Londres: Octupus Publishing Group, 2003. 224 p. ISBN 184- z000-653-6.

    NEWELL, Adam (2016) et al. – The Art of the B-Movie Poster. Berkeley: Gingko Press, 2016. 320 p. ISBN 978-1-58423-622-1

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios