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Disciplina Introdução ao Design

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC visa a assimilação dos princípios basilares de um projeto de Design de Comunicação. Procura desenvolver critérios estéticos, conceptuais e técnicos que permitirão o desenvolvimento dos conteúdos gráficos próprios de um programa televisivo nas vertentes de identidade visual, divulgação em suporte ecrã e impresso, bem como grafismos animados para emissão televisiva, como sejam separadores e oráculos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Fundamentos de Design de Comunicação para o desenvolvimento e aplicação de conteúdos gráficos necessários à divulgação e produção de programa TV:
    - Metodologia projetual direcionada ao desenvolvimento de conteúdos gráficos para identidade e divulgação de conteúdos televisivos em suporte ecrã e impresso;
    - Metodologia projetual direcionada ao desenvolvimento dos conteúdos gráficos para Motion Graphics;
    - Fundamentos de tipografia — famílias, estrutura, desenho, aplicação;
    - Fundamentos de composição — forma/ fundo, simetria/assimetria, proporção, equilíbrio e ritmo;
    - Fundamentos de cor — sistemas e harmonias.
    2. Técnicas e ferramentas fundamentais associadas a softwares de desenho vetorial e edição de imagem, que são necessárias a um projeto de comunicação nas vertentes impressa e ecrã.
    3. Projeto prático: idealização e aplicação de conteúdos gráficos para divulgação e produção de programa televisivo.

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem como objetivo principal a assimilação e aplicação dos princípios basilares Design de Comunicação aplicados à comunicação e identidade visual de um programa televisivo nas vertentes impressa e ecrã. De forma a cumprir o proposto os estudantes deverão adquirir e demonstrar as seguintes competências:
    - Reconhecer e aplicar de forma coerente conceitos de Design de Comunicação para impressão e grafismo animado, nas vertentes da tipografia, cor, imagem, composição estática e animada;
    - Utilizar uma metodologia ajustada a projeto de desenvolvimento dos conteúdos gráficos necessários à divulgação do programa.
    - Aplicar com desenvoltura as técnicas e ferramentas fundamentais dos softwares de desenho vetorial, animação de grafismo e edição de imagem necessárias à correta expressão do conceito projetual;
    - Execução dos conteúdos gráficos necessários ao projeto transversal do semestre.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    É uma disciplina teórico-prática que combina o formato expositivo com processos de tutoria em aula, onde a aplicação e desenvolvimento dos conhecimentos assenta na elaboração de um projeto audiovisual multicâmara transversal a cinco UCs do semestre. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - AA.VV. (2021). Design, Second Edition: The Definitive Visual Guide. DK: Londres.

    - Armstrong, H. (2020). Teoria do design gráfico. Ubu Editora.

    - Lupton, E & Cole Phillips, J. (2015). Graphic Design: The New Basics Paperback. Nova Iorque: Princeton Architectural Press.

    - Stone, B. & Wahlin, L. (2018). The Theory and Practice of Motion Design: Critical Perspectives and Professional Practice. New York: Routledge.

INSCRIÇÃO AVULSO
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