-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se dar a conhecer os fundamentos técnicos de pós-produção para cinema e audiovisual. Trata-se de uma disciplina inicial com foco nos princípios, processos, métodos, software, equipamentos, ficheiros e formatos. As áreas de intervenção são: A montagem a cor. Em qualquer uma destas vertentes pretende-se que o aluno adquira competências técnicas que lhe permitam desenvolver projetos audiovisuais. Pretende-se também estabelecer um conhecimento de base que possa ser expandido em futuras disciplinas. Existe articulação desta unidade curricular com o Atelier de Criação Audiovisual e Cinematográfica I a dois níveis: Enquanto nesta UC teremos um olhar técnico sobre o processo, esse será complementado com uma perspetiva que o enquadra enquanto processo de criação conceptual e artística. Esta UC colabora com o Atelier que promove um projeto transversal de criação de um pequeno filme, o que permite colocar em prática, de forma transversal, os conhecimentos adquiridos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT160-24597
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Fundamentos técnicos do processo de montagem cinematográfico. História da montagem cinematográfica. A linguagem do cinema e a sua aplicação prática no processo de montagem. Manipulação de software não-linear de montagem. O workflow de pós-produção. Fundamentos técnicos de pós-produção. Proxy, Formatos, Codecs, Frame rate, Aspect Ratio, Metadata e Bitrate Organização de projectos Intercâmbio de Ficheiros entre softwares. Conhecimento e prática do Software DaVinci Resolve O processo de Color Grading Técnicas de "Color Grading. Conceitos de composição de imagem e utilização da cor. Printer Lights,Lift, Gamma, Gain, Curvas e balanceamento de imagem A função psicológica das cores na imagem
-
Objetivos
Objetivos
Compreensão do processo de pós-produção em Cinema. Conhecimentos técnicos de referência utilizados em pós-produção Capacidade de estabelecer um workflow de pós-produção. Utilização de software para edição não linear e tratamento de cor. Compreensão do processo de cor. Conhecer as bases conceptuais da montagem cinematográfica.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Aprendizagem Baseada em Projetos: Nesta abordagem, os alunos trabalham em projetos práticos e desafiadores, nos quais aplicam o conhecimento adquirido em situações reais. Isso estimula a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração entre os estudantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bellantoni, P. (2005). If it’s purple, someone’s going to die: The power of color in visual storytelling. Taylor & Francis. Blackmagic Design. (2018). The colorist guide to DaVinci Resolve 18. Blackmagic Design. Heller, E. (2017). Psicologia da cor. Editorial Gustavo Gili. Murch, W. (2001). In the blink of an eye: A perspective on film editing (2nd ed.). Silman-James Press. Reisz, K., & Millar, G. (2010). The technique of film editing (2nd ed.). Focal Press. Van Hurkman, A. (2013). Color correction handbook. Pearson Education.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Montagem (Exercícios)
- Exercício Cadáver esquisito
- Exercício proxies, sincronismo e organização
- Exercício de Edição cena Campo/contra-campo
- Exercício escrito montagem
dd-mm-yyyy
40%
Color Grading (Exercícios)
- Imagem com quatro versões diferentes
- Exportar stills e colocar no Canva ou Keynote
- Shot matching
- Utilização de node de cor com intenção psicológica. Utilização de LUTs
- Criação de Dossier de Looks
dd-mm-yyyy
30%
Edição do filme no projecto transversal
30%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim





