Disciplina Princípios de Pós-produção Cinematográfica e Audiovisual: Edição de Imagem

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se dar a conhecer os fundamentos técnicos de pós-produção para cinema e audiovisual. Trata-se de uma disciplina inicial com foco nos princípios, processos, métodos, software, equipamentos, ficheiros e formatos. As áreas de intervenção são: A montagem e a cor. Em qualquer uma destas vertentes pretende-se que o aluno adquira competências técnicas que lhe permitam desenvolver projetos audiovisuais. Pretende-se também estabelecer um conhecimento de base que possa ser expandido em futuras disciplinas.

    Existe articulação desta unidade curricular com o Atelier de Criação Audiovisual e Cinematográfica I a dois níveis: Enquanto nesta UC teremos um olhar técnico sobre o processo, esse será complementado com uma perspetiva que o enquadra enquanto processo de criação conceptual e artística.

    Esta UC colabora com o Atelier que promove um projeto transversal de criação de um pequeno filme, o que permite colocar em prática, de forma transversal, os conhecimentos adquiridos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Fundamentos técnicos do processo de montagem cinematográfico.
    2. Manipulação de software não-linear de montagem.
    3. A linguagem do cinema e a sua aplicação prática no processo de montagem.
    4. O workflow de pós-produção.
    5. Fundamentos técnicos de pós-produção.
    6. Intercâmbio de Ficheiros entre softwares.
    7. Aspect-ratio, frame rate e profundidade de cor.
    8. O processo de “Color Grading”
    9. Técnicas de "Color Grading.
    10. Conceitos de composição de imagem e utilização da cor.
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão do que é o processo de pós-produção em Cinema.

     

    Conhecimento técnico de referência, ficheiros, codecs, formatos, frame-rates e aspect-ratio.

     

    Criar um workflow de pós-produção.

     

    Utilizar software para edição não linear e tratamento de cor.

     

    Conhecer as bases conceptuais da montagem cinematográfica.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia de ensino expositiva e orientada para o desenvolvimento de projetos com forte articulação entre o envolvimento dos alunos no processo de pós-produção e a aplicação dos conhecimentos lecionados. Esta metodologia combina-se com experiência prática no contexto da sala de aula através de exercícios que estimulam a capacidade de execução prática.

    Modelo de avaliação orientado para a avaliação da capacidade de aquisição de competências e não para a qualidade intrínseca dos projetos desenvolvidos.

    A nota final combina exercícios de continuidade em torno da matéria lecionada (65%) com o trabalho de montagem e pós-produção desenvolvido no projeto transversal associado à disciplina Atelier de Criação Audiovisual e Cinematográfica I: Linguagem e Narrativa Cinematográfica (35%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Dancyger, Ken (2002) – The Technique of Film and Video Editing, Focal Press, Usa.

    Byrne, B. (2009) The Visual Effects Arsenal: VFX Solutions for the Independent Filmmaker, Burlington, Elsevier, Usa.

    Ganbar, Ron (2011) Nuke 101- Professional Compositing and Visual Effects, Peachpit Press, Berkeley, Usa.

    hompson, Roy (2007) Grammar of Edit, Focal Press, Usa.

    Wright, Steve (2002) Digital Compositing for Film and Video, Elsevier, Focal Press, Usa.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios